Buscar

discursiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os estudos do comportamento do consumidor têm a finalidade de compreender melhor quais fatores influenciam os comportamentos de compra, identificar o que pode influenciar um consumidor e compreender como os indivíduos pensam na hora de realizar uma compra de um produto ou serviço. Dentre os cinco papéis de compra do consumidor temos o iniciador, influenciador, decisor, comprador e o usuário.
O iniciador é onde a pessoa que sugere ou tem a idéia de comprar um produto ou serviço. Ex: Maria é a iniciadora, pois acredita que mereça um carro de presente pelo fato de ter passado no vestibular, mesmo não sendo ela quem vai pagar. Se os pais da Maria tivessem tido a idéia de fazer uma surpresa para agradar a filha, eles seriam os iniciadores. 
O influenciador é aquele que influencia o processo de decisão e de avaliação dos produtos da pessoa que vai realizar a compra. Ex: o Bruno, amigo da Maria, indicou marca, local de consumo e o preço para que a Maria comprasse o produto que desejava por isso ele é o influenciador.
O decisor é aquele que decide o que deve ser comprado, onde, quanto e como será feita a atividade de compra. Ex: João e sua mulher vão até alguma concessionária para comprar um carro, mesmo sendo o João que vai pagar o produto, é a sua mulher que tem o poder de decidir qual será a marca e o modelo do carro.
O comprador é a pessoa que realiza o ato da compra. Ex: O João da dinheiro para a sua mulher ir no supermercado, mesmo ela não sendo a dona do dinheiro, a compradora vai ser ela, pois foi ela que realizou a compra.
E temos o usuário, aquele que realmente vai usufruir diretamente do produto ou serviço que está sendo adquirido. O usuário vai comprar aquilo que se adéqua de acordo com as suas características próprias. Ex: Maria pede de presente para a sua mãe uma calça, a mãe dela compra e lhe da de presente. O usuário vai ser a Maria, pois é ela que vai utilizar o produto.
É importante termos a consciência que muitas vezes uma mesma pessoa desenvolve alguns desses papeis simultaneamente.

Outros materiais