Buscar

apol karol maio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Libras
Considere a citação a seguir:
“O bilinguismo, sendo bem utilizado, ou seja, expondo a criança surda à comunidade que utiliza Libras e possibilitando a aquisição dessa língua por meio de diálogos, somado à estimulação sistemática dos resíduos auditivos e da língua oral, pode oferecer iguais condições de aprendizagem e desenvolvimento para crianças surdas em comparação com as crianças ouvintes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOLDFELD, Márcia. A Criança Surda: A linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. Rio de Janeiro: Plexus, 2002. p. 165.
De acordo com os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre o fato de as crianças surdas sem língua adquirida serem capazes de realizar provas perceptivas e cognitivas com igual eficiência que as crianças ouvintes da mesma idade, analise as seguintes afirmativas:
I. A criança surda utiliza mecanismos não linguísticos para resolver seus problemas cognitivos.
II. A criança surda desenvolve mecanismos linguísticos para resolver suas atividades cognitivas.
III. A criança surda possui potencial cognitivo, mas precisará adquirir uma língua para aprendizagens mais complexas.
IV. A criança surda usa sua criatividade infantil para interpretar símbolos visuais.
V. A criança surda tem a capacidade de criar sinais para se comunicar.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas II, III, IV e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I, II, III, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas II e V, apenas.
Questão 2/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar onde se localiza a lesão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 172.
Levando em consideração o conteúdo do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a perda auditiva pode ser classificada quanto aos tipos e graus. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Surdez tipo condutiva.
2. Surdez tipo sensório-neural.
3. Surdez tipo mista.
4. Grau de perda auditiva - hipoacústicos.
5. Grau de perda auditiva - surdos.
(  ) Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
(  ) As crianças deste grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes; apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
(  ) Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
(  ) Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
(   ) Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais, que, quando lesionadas, não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
Agora, marque a sequência que apresenta a sequência correta:
	
	A
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	B
	1 – 3 – 5 – 4 – 2
	
	C
	2 – 3 – 5 – 4 – 1
	
	D
	1 – 4 – 5 – 2 – 3
	
	E
	5 – 4 – 1 – 3 – 2
Questão 3/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Podem-se organizar os principais fatores diferenciadores individuais os cinco seguintes: a localização da lesão, a etiologia, a perda auditiva, a idade de início da surdez e o ambiente educativo da criança. Uma surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar de onde se localiza a lesão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 172.
De acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a perda auditiva pode ser classificada em tipos e graus. Sobre o tipo de surdez denominado sensório-neural, é correto afirmar que:
	
	A
	A surdez sensório-neural é proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, passíveis de tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico.
	
	B
	A surdez sensório-neural é proveniente de patologias na orelha externa, passíveis de tratamento cirúrgico na orelha interna.
	
	C
	A surdez sensório-neural afeta a audição tanto da orelha externa quanto da orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo uma surdez sensório-neural.
	
	D
	A surdez sensório-neural é proveniente de patologias na parte interna da orelha, passíveis de tratamento cirúrgico e medicamentoso na parte externa da orelha.
	
	E
	Localizado na orelha interna e/ou no nível central. É irreversível, pois atinge as células neurais que quando lesionadas não se regeneram.
Questão 4/5 - Libras
Leia o trecho de texto a seguir:
“Se por um lado vemos a busca do conhecimento sobre os processos intelectuais, o pensamento e a linguagem dos surdos, por outro, vemos a necessidade de contextualizá-los numa esfera psicossocial, fundamental para o seu processo de formação como indivíduo. Isto posto, torna-se claro que não é possível discutirmos temas como linguagem e cognição sem refletirmos sobre as influências que estas pessoas sobrem no meio em que vivem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. p. 67.
Sobre as interações entre crianças e adultos e as primeiras aprendizagens das crianças surdas, tendo em vista os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, analise as afirmativas abaixo:
I. Os conjuntos de sinais visuais, como o sorriso e a expressão dos olhos e da face, adquirem para as crianças uma importância equivalente à da voz.
II. No escuro a criança surda fica completamente isolada, porque, além de não poder ouvir, não tem mais a referência visual.
III. A criança surda esta privada da riqueza produzida pela voz humana em relação ao ritmo, intensidade, melodia e entonação, mas aprendem pelas expressões faciais e movimentos.
IV. As interações emocionais da criança surda são a base não apenas da cognição, mas da maioria das capacidades intelectuais de uma criança.
V. A criança surda, tal qual a qualquer outra criança sem deficiência auditiva, em um ambiente escuro, não perde experiências significativas dentro de um contexto predominantemente oral-auditivo.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas I, III e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas III, IV e V, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas I, II, III e IV, apenas.
Questão 5/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir:
"A Inclusão Escolar tem Início na Educação Infantil, onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global. Do nascimento aos 3 anos, o atendimento se expressa por meio de serviços de intervenção precoce que objetivam otimizar o
processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial. Brasília, setembro de 2007. p. 24.
Considerando a abordagem de Vygotsky, estudada no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a respeito da educação precoce dos alunos surdos, é correto afirmar que:
	
	A
	Os alunos surdos devem ter um aprendizado precoce por serem imaturos devido à sua deficiência. Assim, quanto mais cedo eles forem estimulados linguisticamente, mais cedo voltarão a ouvir.
	
	B
	O atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que, quanto mais cedo a criança for estimulada linguisticamente, maiores serão as chances de ela falar e de voltar a ouvir.
	
	C
	Um dos fatores que embasam a importância do atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que é durante os primeiros cinco anos de vida e, especialmente, nos três primeiros, que uma criança normalmente aprende a compreender e a utilizar a linguagem na vida diária.
	
	D
	A estimulação precoce ao surdo nas escolas tem por objetivo o desenvolvimento linguístico e afetivo parcial da criança e isso é realizado por meio de uma equipe disciplinar específica.
	
	E
	Um dos fatores determinantes para o atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que, quanto mais cedo a criança é estimulada afetivamente, maiores serão as chances de ela voltar a ouvir.
Questão 1/5 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“O [que é] considerado atualmente pelo senso comum como violência nas escolas vai muito além de observáveis agressões físicas entre alunos, mas pode abordar questões que extrapolam as fronteiras escolares, tais como: diferenças de classe social nas escolas; padronização social da estética; formalização do comportamento; revolta à instituição escolar; casos de falta de entendimento da escola para com as necessidades dos alunos; intimidações e variadas formas de violência simbólica etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/anaisbarbacena/article/download/810/517>. Acesso em: 29 mar. 2017.
De acordo com o texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação Bernard Charlot amplia o conceito de violência escolar, classificando-a em três níveis. Sabendo disso, responda à seguinte questão: o conceito de violência escolar de Bernard Charlot apresenta quais níveis?
	
	A
	Violência, incivilidades e violência simbólica ou institucional.
	
	B
	Psicológica, estrutural e psicossocial.
	
	C
	Indisciplina, castigos e expulsão.
	
	D
	Endêmica, externa e extensiva.
	
	E
	Social, cultural e econômica.
Questão 2/5 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“A escola tem um papel fundamental a desempenhar nesse processo. Em primeiro lugar, porque é um espaço em que pode se dar a convivência entre estudantes de diferentes origens, com costumes e dogmas religiosos diferentes daqueles que cada um conhece, com visões de mundo diversas daquela que compartilha em família. Nesse contexto, ao analisar os fatos e as relações entre eles, a presença do passado no presente, no que se refere às diversas fontes de que se alimenta a identidade — ou as identidades, seria melhor dizer — é imprescindível esse recurso ao Outro, a valorização da alteridade como elemento constitutivo do Eu, com a qual experimentamos melhor quem somos e quem podemos ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2017.
A partir do trecho acima e principalmente dos conteúdos do texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos sobre a cultura na escola, analise as afirmativas a seguir.
I.  A cultura na escola e na sala de aula se manifesta somente de forma imaterial.
II. A cultura na escola e na sala de aula não é capaz de homogeneizar tudo e todos.
III.A cultura na escola e na sala de aula e o próprio currículo convivem de maneira tensa: valores, ideologias, interpretações, vivências e preconceito.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa II é correta.
	
	E
	Apenas a afirmativa I é correta.
Questão 3/5 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“Percebe-se que não só a sociedade, mas os membros da escola, ainda não estão preparados para aceitarem essas demandas. O exemplo são os movimentos de luta pelos direitos das minorias. Os valores que as crianças e adolescentes têm são reprodução do que a sociedade e os pais passam para eles”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/anaisbarbacena/article/download/810/517>. Acesso em: 29 mar. 2017.
A partir do trecho acima e da leitura do texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, assinale a alternativa apresenta perspectiva da Unicef para tratar a violência escolar.
	
	A
	O fortalecimento da segurança pública e inovação didático-pedagógica.
	
	B
	Salários mais dignos para os docentes e a maior produção de literatura.
	
	C
	A garantia de direitos e da qualidade da educação.
	
	D
	O retorno da disciplina Educação Moral e Cívica para o currículo do ensino fundamental.
	
	E
	A extinção do princípio da meritocracia das práticas educativas.
Questão 4/5 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho abaixo:
“O crime mais marcante ocorreu em 7 de abril de 2011, quando doze adolescentes com idades entre 12 e 14 anos foram mortos a tiros na escola municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro do Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. O atirador, Wellington Menezes de Oliveira, era um ex-aluno que teria sido vítima de bullying”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/violencia-nas-escolas-das-ruas-para-a-sala-de-aula.htm>. Acesso em: 29 mar. 2017.
A partir do fragmento acima e do texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, quanto à história da violência no cenário escolar brasileiro, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.  (  ) Na década de 1970, os pesquisadores procuravam explicações para as agressões interpessoais, principalmente entre alunos.
II. (  ) Na década de 1980, os pesquisadores enfatizavam as ações contra o patrimônio, como, por exemplo, as depredações.
III.(  ) Nos últimos anos do século XX e nos primeiros do século XXI, os pesquisadores preocupam-se com o aumento da violência, bem como com a relação dela com o problema do narcotráfico.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – V – F
	
	C
	V – V – V
	
	D
	F – V – V
	
	E
	V – F – F
Questão 5/5 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Defendemos aqui, que não há neutralidade na teoria curricular, e como tal, optamos pela abordagem de uma vertente crítica da teoria curricular como vital para quem concebe a Educação como uma das ferramentas possíveis de transformação social. Não se concebe aqui o currículo como o "redentor" para uma educação que se pretende crítica, pelo contrário, a teoria curricular crítica não entrega receitas prontas, muito menos visa politizar alguém de cima para baixo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: <http://www.revistamovimento.uff.br/index.php/revistamovimento/article/view/204>. Acesso em: 06 abr. 2017.
De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos; analise as afirmativas que se seguem.
I.  A teoria educacional e o campo do currículo são formados por duas vertentes: a interna e a externa.
II. A vertente externa do currículo se concentra na pluralidade epistemológica da ciência e nas relações específicas entre ciência e religião.
III.A vertente interna do currículo questiona a relevância epistemológica, sociológica, e política da diversidade interna de práticas científicas.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	E
	Apenas a afirmativa III é correta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando