Buscar

TEMAS CONTEMPORANEOS A2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
TEMAS CONTEMPORÂNEOS 
 CAMILA BAMPI ZANCHETT
 
 ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA 2
 (AV2) 
 
 
 RIO DE JANEIRO – RJ
 2023
· Explique a ascensão de movimentos nacionalistas nos países desenvolvidos ao longo dos últimos anos, sem deixar de conectar a origem destes movimentos à crise financeira de 2008 e à ascensão econômica da China. 
R: Surgido no século XVIII, após a revolução Francesa, o nacionalismo manifestou-se sob influência das monarquias absolutas e como uma necessidade de fortalecer as ideias individuais do país. Esses valores se espalharam pelo continente europeu e chegaram a países que ainda não estavam consolidados como Estados-nação, como a Itália, a Alemanha, a Bulgária, a Noruega e a Albânia. 
Nos últimos séculos o nacionalismo vem se apresentando como um movimento ideológico de grande impacto. Formado por diferentes correntes, esse movimento é bastante plural, além de não possuir uma definição ou mesmo marcos históricos consensuais, cada autor apresenta diferentes perspectivas, assim como, há certas particularidades que podem ser percebidas em diferentes contextos ao redor do mundo. 
O nacionalismo é uma ideia e um movimento que promove os interesses de uma determinada nação, especialmente com o objetivo de obter e manter o autogoverno sobre sua pátria. Esse movimento sustenta que cada nação deve governar a si mesma, livre de interferências externas, e que um país é a base natural e ideal para uma política de soberania popular.
Ao final do século XX e início do século XXI, vem surgindo uma discussão em relação a ascensão e fortalecimento do nacionalismo ao longo dos últimos anos. Em relação a esses acontecimentos, alguns autores começaram um questionamento em relação a esse movimento e a partir da observação das diversas assertivas relacionadas à questão do nacionalismo, pode-se dizer que este é um fenômeno cultural e politicamente construído, alicerçado sobre diversos vetores, tais como etnia, território, idioma, religião e entre outros. 
Em relação ao nacionalismo com a ascensão chinesa, vemos que o nacionalismo avançou no governo de Xi Jinping, onde o país transformou-se na segunda economia mundial e ganhou o estatuto de potência emergente, onde, ao mesmo tempo, o velho nacionalismo ocidental deu lugar a uma postura de desafios às ideias e instituições ocidentais.
A revolução chinesa foi primordialmente nacionalista, no início do século XX, com o atual nacionalismo chines ambiciona, eles começam a construir um modelo alternativo às democracias liberais. A china tornou-se mais rica e mais forte. O nacionalismo do seculo XXI tem hoje dimensões muito mais largas do que o de um século antes. A china é hoje uma potência, embora seja ainda pobre.
A iniciativa de Xi Jinping consiste em articular os dois momentos do nacionalismo, falando da “humilhação nacional” e a ascensão da china ao estatuto de potência emergente. A arte de governar a China pós-maoista é conhecida, onde o partido garante a ordem e a segurança e explica que uma democratização de tipo ocidental não só intimidaria a estabilidade como a prosperidades dos cidadãos.
O certo é que a maioria da população partilha desta argumentação. A crise econômica de 2008, a euforia pela ultrapassagem econômica do Japão, são aparente erosão que afeta as democracias ocidentais fornecem argumentos às teses de Xi sobre a eficácia do modelo político Chinês. 
Referências bibliográficas 
NUNES, Leonardo da Silveira. Globalização e ressurgimento do nacionalismo: um panorama dos fins do século XX e início do século XXI. 2017. 46. Curso de graduação em ciências política- Universidade de Brasília. Brasília. Disponível em: < https://bdm.unb.br/bitstream/10483/18309/1/2017_LeonardodaSilveiraNunes.pdf > Acesso em: 22 nov 2023. 
MARTINS. Fernanda de Castro Brandão. A ascensão chinesa e o sistema financeiro e monetário internacional: rumo a um potencial novo ciclo de hegemonia. 2017. 179. Programa de pós-graduação em relações internacionais. Universidade Federal da Bahia. Bahia Disponível em: < https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23570/1/A%20ascens%C3%A3o%20chinesa%20e%20o%20sistema%20financeiro%20e%20monet%C3%A1rio%20internacional_sinais%20de%20um%20potencial%20novo%20ciclo%20hegemonico.pdf > Acesso em: 25 nov 2023.

Continue navegando

Outros materiais