Buscar

Projeto de Pesquisa Iniciação Científica FAPEMIG/2015 Doença Periodontal em Pacientes Hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva – UTI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO
Decretos Estaduais n.º 9.843/66 e n.º 16.719/74 e Parecer CEE/MG n.º 99/93
UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE DE TRÊS CORAÇÕES
Decreto Estadual n.º 40.229, de 29/12/1998
Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica
Curso Odontologia
“Doença Periodontal em Pacientes Hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva – UTI”
TRÊS CORAÇÕES
2014
FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO
Decretos Estaduais n.º 9.843/66 e n.º 16.719/74 e Parecer CEE/MG n.º 99/93
UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE DE TRÊS CORAÇÕES
Decreto Estadual n.º 40.229, de 29/12/1998
Orientador:
Paulo Henrique Pereira
(Pesquisador e Professor da Universidade Vale do Rio Verde – UninCor – Três Corações-MG)
Co - Orientador
Bruno Henrique Figueiredo Matos
(Pesquisador e Professor da Universidade Vale do Rio Verde – UninCor – Três Corações-MG)
Aluna executora do projeto
Brenda Camila da Silva – Graduanda em Odontologia – 7o Período
Candidata à Bolsista de Iniciação Científica – FAPEMIG
Aluna Colaboradora do projeto
Raissa Ingrid Avellar e Silva – Graduanda em Odontologia – 8° Período
Projeto de Pesquisa apresentado á: Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR como uma das exigências do Projeto de Iniciação Científica FAPEMIG.
 
TRÊS CORAÇÕES
2014
SUMÁRIO
1 – RESUMO________________________________________________________________3
2 – INTRODUÇÃO__________________________________________________________4
3 – OBJETIVO_______________________________________________________________7
4 – JUSTIFICATIVA_________________________________________________________8
5 – MATERIAL E MÉTODOS_______________________________________________9
6 – CONOGRAMA DE EXECUÇÃO_________________________________________11
7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS____________________________________13
8 – ANEXO I__________________________________________________________________15
9 – ANEXO II_________________________________________________________________16
10 – ANEXO III______________________________________________________________17
3
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo avaliar e analisar de maneira prospectiva o estado de saúde periodontal em um grupo de pacientes com doenças sistêmicas crônicas que frequentam ou estão internados em um hospital público na unidade de terapia intensiva – UTI. Ressaltando as possíveis necessidades, prioridades e estratégias de terapia periodontal indicada para estes pacientes. Serão selecionados cerca de 30 pacientes adultos, e as variáveis investigadas através da análise dos prontuários e de um exame clínico periodontal serão: gênero, idade, consumo de tabaco, motivo da internação, presença de doença sistêmica, índice de placa, inflamação gengival, profundidade de bolsa e perda de inserção clínica (PIC). Será realizado exame clínico periodontal nos pacientes selecionados tendo como objetivo avaliar a prevalência, a extensão e a gravidade da doença periodontal (DP) nos pacientes. Os exames clínicos serão realizados apenas com um espelho bucal número 5 e uma sonda periodontal milimetrada. Após cada exame, será realizada uma profilaxia, tartarectomia e aplicação tópica de flúor sob liberação médica de cada paciente. Os dados serão submetidos à análise estatística comparando-se as variáveis quantitativas e qualitativas e entre os pacientes, de maneira a permitir uma avaliação da distribuição, da extensão e da gravidade da doença periodontal neste grupo de pacientes. 
Palavras-chave: Doença periodontal, periodontite, gengivite, inflamação sistêmica, pacientes hospitalizados, perda de inserção clínica.
4
Introdução
A evolução da medicina no último século propiciou melhora no tratamento de vários tipos de enfermidades, o que consequentemente proporcionou melhora na qualidade de vida dos pacientes, além do aumento de sua expectativa de vida. Participando dessa evolução, a Odontologia cada vez mais se mostra como peça de grande importância, quando se trata da saúde do paciente utilizando uma equipe multidisciplinar, devido ao entendimento de que uma boa saúde começa e se mantém pela boca.
Uma unidade de tratamento intensivo (UTI) ou unidade de cuidados intensivos (UCI) é uma estrutura hospitalar que se caracteriza como “unidade complexa dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes pontecialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que com o suporte e tratamento intensivos tenham possibilidade de se recuperar”. 
Na clínica odontológica, uma das maiores causas de perda dentária em adultos e idosos é a enfermidade periodontal, que como doença crônica e progressiva, nos estágios de idade avançada completa sua constante e extensa destruição tissular(PAGE, 1998). 
 A doença periodontal (DP) é prevalente somente em determinados subgrupos de alto risco dentro da população (FOX et al., 1994). Trata-se de uma patologia infecciosa crônica e progressiva, que se produz em consequência da resposta imunoinflamatória do hospedeiro à agressão tissular desencadeada por microorganismos predominantemente gram-negativos e anaeróbicos da placa bacteriana depositada no sulco gengival (NICOLOSI et al., 2003). De acordo com PAGE & KORNMAN (1997), a etiologia das diversas periodontopatias é multifatorial, envolvendo a presença de certos patógenos periodontais específicos juntamente com fatores de riscos extrínsecos e intrínsecos do paciente. O patógenos periodontais, suas toxinas e a resposta imunoinflamatória desencadeada têm consequências orgânicas que vão além da destruição tissular local, podendo provocar bacteremias e comprometer a saúde sistêmica do paciente. Essa disseminação deve-se principalmente à grande superfície de epitélio ulcerado dentro das bolsas periodontais, que permite que os microorganismos e seus 
5
produtos se difundam ao resto do organismo e causem danos sistêmicos em diferentes níveis (PAGE, 1998; OLIVEIRA et al., 2008).
Atualmente, muitos autores consideram a DP como um fator de risco potencial para o desenvolvimento de arteriosclerose coronária e demais eventos coronários agudos como o infarto do miocárdio (BECK et al. 1999, ARMITAGE, 2000; KINANE & LOWE, 2000). É uma doença crônica a princípio assintomática que pode ser fonte de altos níveis de proteína C reativa, sugerida atualmente como elemento que pode predizer o acidente vascular cerebral, o infarto agudo do miocárdio e efeitos adversos na gestação (PITIPHAT et al. 2006). 
As infecções periodontais estão entre as de maior incidência entre os pacientes internados em hospitais (LIMA et al., 2011). Além disso,esses pacientes podem apresentar níveis baixos de resistência orgânica, estando sujeitos a disseminação de infecções decorrentes de suas más condições bucais. Uma boa saúde bucal é essencial para qualquer indivíduo, especialmente aquele paciente que apresenta uma saúde geral comprometida agravada pelas doenças crônicas, ou então, pacientes que apresentam sequelas com perda parcial ou total da autonomia e independência, apresentando dificuldades nas atividades de higinene diárias, pois é comum nestes pacientes o acúmulo de placa favorecendo o aparecimento de gengivites e periodontites (BARROS et al., 2006; HADDAD, 2007). 
Um estudo recente demonstrou que grande parte dos pacientes internados apresentava uma baixa capacidade funcional de higiene oral, devido a dificuldades motoras como fraturas em membros superiores, dificultando a sua higiene bucal (LIMA et al., 2011). Este resultado evidencia a importância da presença do Cirurgião-Dentista no ambiente hospitalar, o que poderia minimizar os problemas bucodentais ocasionados pela falta de higiene bucal.
De acordo com DOUGLASS & FOX (1993), os dados epidemiológicos provavelmente subestimam a verdadeira distribuição e gravidade da DP. Além disso, o paciente que exibe DP avançada frequentemente tem um baixo nível de conscientização, motivação
e interesse em relação à higiene oral aceitável, e o controle de placa é uma meta essencial para o paciente que permanecerá internado. Devido a este fato, no Brasil, em fevereiro de 2008, foi apresentado à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2.776/2008, que estabelece como obrigatória a presença do cirurgião-dentista nas equipes multiprofissionais das unidades de terapia intensiva (UTIs), para cuidar da saúde bucal dos pacientes. 
6
Além disso, determina que os internados em outras unidades hospitalares e clínicas também devam receber os cuidados do Cirurgião-Dentista. É importante ressaltar que em alguns estados do país esta lei já está em vigor.
Sendo assim, uma avaliação, acompanhamento e tratamento do estado de saúde periodontal, no início e durante o período de internação, deve fazer parte do planejamento dos procedimentos que podem ajudar a evitar e agravar infecções, devido ao fato de que a doença periodontal pode ser um fator predisponente à bacteremias. Neste caso, uma íntima cooperação entre o dentista e a equipe médica é essencial para que o paciente receba os benefícios do tratamento periodontal, prevenindo a ocorrência de possíveis complicações futuras para a sua saúde (LIMA et al., 2011).
Tendo em vista que a enfermidade periodontal constitui um fator que pode afetar a qualidade de vida dos pacientes antes, durante e após uma internação médica, faz-se necessário investigar sua incidência e seu padrão de acometimento nesses pacientes, para que se possam desenvolver estratégias específicas de intervenção dirigidas ao seu controle. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o estado de saúde periodontal e sua consequente evolução em um grupo de pacientes com doenças sistêmicas crônicas que frequentam um hospital público.
7
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é avaliar a condição bucal e a incidência, prevalência e extensão da doença periodontal. Tendo por base a necessidade do profissional odontólogo no Âmbito hospitalar. 
A Odontologia se faz necessária na avaliação da presença de biofilme bucal, doença periodontal, presença de cáries, lesões bucais precursoras de infecções virais e fúngicas sistêmicas, lesões traumáticas e outras alterações bucais que representem risco ou desconforto aos pacientes hospitalizados.
Sabe-se que os cuidados bucais, quando realizados adequadamente, reduzem muito o aparecimento da doença periodontal.
Para a realização dos procedimentos odontológicos em ambiente hospitalar é necessária a interação das equipes médica, enfermaria, odontologia e outras áreas afins, para que os diagnósticos e tratamentos sejam adequadamente executados. 
Além disso, o preparo da equipe de odontologia hospitalar deve incluir equipamentos, matérias e instrumentais adequados ao atendimento, além de um preparo profissional especializado.
8
JUSTIFICATIVA
A Clínica da Universidade Vale do Rio Verde sempre foi referência no atendimento e em pesquisa de levantamento epidemiológico, este por sua vez será de extrema importância para os procedimentos, com um olhar mais cauteloso, podendo intervir e evitar complicações no âmbito hospitalar. Preparando e formando profissionais que possam expandir o campo de visão dentro de Hospital.
A doença periodontal é considerada como resultado de um processo interativo entre o biofilme e os tecidos periodontais por meio de respostas celulares e vasculares. Seu início e progressão envolvem um conjunto de eventos imunopatológicos e inflamatórios, com a participação de fatores modificadores locais, sistêmicos, ambientais e genéticos.
Apesar do longo caminho que as pesquisas têm para percorrer, esta nova compreensão da periodontia já permite integrar a periodontopatia ao elenco de causas relacionadas a doenças capazes de levar o paciente ao óbito. Além disso, oferecem condições de suspeitar que as doenças periodontais e as sistêmicas apresentem relações diretas e bidirecionais, gerando necessidade no envolvimento das especialidades da área de saúde, para devolver o equilíbrio a essa unidade sóciobiológica indivisível, o ser humano.
9
Material e Métodos
O presente projeto de pesquisa será desenvolvido no setor de Unidade de Terapia Intensiva - UTI da Fundação Hospitalar São Sebastião, em Três Corações-MG, por uma aluna do 7o período do curso de Graduação em Odontologia da UninCor, que contará com supervisão profissional durante todo tempo. O critério de inclusão deste estudo será o encaminhamento do paciente para a UTI na Fundação Hospitalar São Sebastião. Serão pesquisados cerca de 30 pacientes adultos (acima de 30 anos) e cada paciente será submetido a exames periodontais. Após cada exame clínico periodontal será realizada uma sessão com orientação e motivação de higiene oral individualizada, profilaxia, tartarectomia e aplicação tópica de flúor aos pacientes sob liberação médica de cada paciente. 
 Após o exame clínico periodontal, os pacientes participantes da pesquisa diagnosticados com a DP e que tiverem alta hospitalar serão encaminhados a um tratamento periodontal especializado na Clínica Odontológica da UninCor em Três Corações-MG. 
 A todos os pacientes participantes desse projeto de pesquisa, ou aos seus familiares responsáveis, será fornecida uma carta de informação com linguagem clara e acessível sobre os aspectos peculiares do estudo. Além disso, também será fornecido para anuência e assinatura dos pacientes participantes o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, ambos de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (ANEXOS I e II). 
 Através dos prontuários dos pacientes serão obtidos dados como gênero, idade, etnia, presença de doença sistêmica e consumo de tabaco. A avaliação bucal será realizada através de um exame periodontal que constará no preenchimento de um modelo padrão específico de ficha periodontal (ANEXO III). Esse exame tem como objetivo avaliar a incidência, a extensão e a gravidade da DP nos pacientes hospitalizados. Segundo CARLOS et al. (1986), extensão é a proporção de dentes do indivíduo examinado que apresentam sinais de periodontite destrutiva, e gravidade é a quantificação da perda de inserção nos locais afetados. Serão mensuradas em milímetros as profundidades de sondagem das bolsas periodontais, assim como também a perda de inserção gengival, que vai do limite amelo-cementário até a margem gengival livre. Os índices de placa (IP) dos 
10
pacientes serão avaliados pela observação clínica, e a presença de sinais inflamatórios na gengiva e no periodonto (Inflamação Gengival – IG) será observada através do sangramento a sondagem. Cada dente será examinado em sua superfície vestibular e lingual/palatina em três pontos: mesial, medial (cervical) e distal, totalizando, portanto, seis pontos a serem avaliados.
Para o exame clínico periodontal, serão utilizados apenas um espelho bucal número 5 e uma sonda periodontal milimetrada de Goldman-Fox/Williams (Hu-Friedy®, Rio de Janeiro, RJ), em um ambiente com iluminação adequada. Os instrumentais serão previamente autoclavados em ciclo de 121°C a 1 atm. de pressão por 20 minutos. 
Os dados obtidos serão analisados através de análise estatística descritiva e comparativa. Os resultados serão submetidos à análise estatística utilizando o software GraphPadPrism 5.0 (San Diego, USA). O teste T de Student será utilizado para comparação das medidas de profundidade de bolsa e perda de inserção ente os grupos inicial e final. Através do teste do Qui-quadrado, será comparada a presença ou ausência dos sinais inflamatórios entre os grupos. O nível de significância estatística considerado será de p ≤ 0,05.
11
Cronograma de execução
CRONOGRAMA
	MES/ETAPAS
	Mês 1
	Mês 2
	Mês 3
	Mês 4
	Mês 5
	Mês 6
	Mês 7
	Mês 8
	Mês 9
	Mês10
	Mês 11
	Levantamento bibliográfico
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Reunião equipe médica
	
	X
Seleção dos Pacientes
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	Autorização
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Exame Periodontal
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	Análise Estatística e Interpretação dos Resultados
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	Redação do relatório final e do artigo
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	Submissão do artigo
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
MÊS 1 – Revisão da literatura científica sobre o assunto;
MÊS 2 – Reunião com a equipe médica do hospital a ser utilizado na pesquisa;
MÊS 3 – Seleção dos Pacientes para análise;
MÊS 4 – Autorização dos Pacientes pelo próprio paciente ou responsável familiar;
12
MÊS 5 – Exame Periodontal nos pacientes selecionados;
MÊS 6 – Exame Periodontal nos pacientes selecionados;
MÊS 7 – Exame Periodontal nos paciente selecionados;
MÊS 8 – Exame Periodontal nos pacientes selecionados;
MÊS 9 – Tabulação, interpretação dos resultados e Análise Estatística;
MÊS 10 – Redação do relatório final com os resultados do projeto, redação do artigo;
MÊS 11 – Submeter os artigos para publicações e participações em Congressos;
13
Referências Bibliográficas
ARMITAGE GC. Periodontal infections and cardiovascular disease--how strong is the association?
Oral Dis. 6(6): 335-50, 2000.
BARROS GB, CRUZ JPP, SANTOS AM, RODRIGUES AAAO, BASTOS KF. Saúde bucal a usuários com Necessidades Especiais. Rev. Saúde. Com. 2(2):135-143, 2006.
BECK JD, PANKOW J, TYROLER HA, OFFENBACHER S. Dental infections and atherosclerosis.
Am Heart J. 138(5 Pt 2): S528-33, 1999.
CARLOS JP, WOLFE MD, KINGMAN A. The extent and severity index: a simple method for use in epidemiologic studies of periodontal disease. J ClinPeriodontol. 13(5):500-5, 1986.
DOUGLASS CW, FOX CH. Cross-sectional studies in periodontal disease: current status and implications for dental practice. Adv Dent Res. 7(1): 25-31, 1993.
FOX CH, JETTE AM, MCGUIRE SM et al. Periodontal disease among New England elders. J Periodontol. 65(7): 676-84, 1994.
HADDAD AS. Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. São Paulo: Livraria Santos Ltda. p.703-08, 2007
JOSHIPURA KJ, DOUGLASS CW, WILLETT WC. Possible explanations for the tooth loss and cardiovascular disease relationship. Ann Periodontol. 3(1): 175-83, 1998.
KINANE DF, LOWE GD. How periodontal disease may contribute to cardiovascular disease. Periodontol 2000. 23: 121-6, 2000. 
LIMA DC, SALIBA NA, Garbin AJI, Fernandes LA, Garbin CAS. A importância da saúde bucal na ótica de pacientes hospitalizados. Ciênc. Saúde Coletiva. 16(1): 1173-80, 2011. 
NICOLOSI LN, LEWIN PG, DÍAZ CASALE A et al. La enfermedad periodontal como factor de riesgo en la cardiopatía isquémica. Rev Argent. Cardiol. 71(4): 250-255, 2003. 
14
OLIVEIRA LR, MACEDO LD, FERRARI T, MAMEDE RCM, SABA-CHUJFI E, ZUCOLOTO S. Ocorrência, Extensão e Gravidade da Doença Periodontal em pacientes que serão submetidos à Radioterapia e/ou Quimioterapia. Arquivos em Odontologia (UFMG). 44(1): 35-40, 2008.
PAGE RC, KORNMAN KS. The pathogenesis of human periodontitis: an introduction. Periodontol 2000. 14:9-11, 1997.
PAGE RC. The pathobiology of periodontal diseases may affect systemic diseases: inversion of a paradigm. Ann Periodontol. 3(1): 108-20, 1998.
PITIPHAT W, JOSHIPURA KJ, RICH-EDWARDS JW et al. Periodontitis and Plasma C-Reactive Protein During Pregnancy. J Periodontol. 77(5): 821-825, 2006.
15
ANEXO I
CARTA DE INFORMAÇÃO AO SUJEITO DE PESQUISA
	O presente trabalho se propõe a estudar a incidência e as características da doença periodontal em pacientes hospitalizados. Esta pesquisa será realizada através de dois exames clínicos, sendo o segundo exame realizado entre seis a 12 meses do primeiro. Os dados para o estudo serão coletados através de um breve exame clínico utilizando ficha periodontal específica. Os instrumentos para o exame clínico periodontal são o espelho bucal e a sonda periodontal milimetrada.O exame não causa dore será realizado por uma pesquisadora que é aluna do curso de Graduação em Odontologia e foi especificamente treinada para esta pesquisa. Os resultados deste estudo serão posteriormente analisados e será garantido sigilo absoluto sobre as informações obtidas dos prontuários e no exame clínico, sendo resguardado o nome dos participantes. A divulgação do trabalho terá finalidade acadêmica, esperando contribuir para um maior conhecimento do tema estudado. Os dados coletados e os resultados obtidos serão utilizados em eventos e publicações científicos, assim como também na Monografia de Conclusão de Curso da aluna do curso de Graduação em Odontologia da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). 
	Aos participantes, cabe o direito de entrar em contato ou retirar-se do estudo em qualquer momento, sem prejuízo algum ao tratamento odontológico para o qual foi encaminhado. 
	
	____________________________________ 	 _______________________________________
		Brenda Camila Silva			Prof.Dr. Paulo Henrique Pereira
Aluna do 7º Período do Curso de Graduação em Odontologia		Orientador
							Universidade Vale do Rio Verde	
				(35) 3239 1280
								
	
16
ANEXO II
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
	O Sr.(a) está sendo convidado a participar de um estudo que se propõe a estudar a incidência e as características da doença periodontal em pacientes hospitalizados.	
Ficaestabelecido como seu direito ou de seu representante legal, a qualquer momento, retirar seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO e deixar de participar do projeto de pesquisa sem prejuízo algum à continuidade de seu tratamento. Ressaltamos também que todo trabalho realizado torna-se informação confidencial, guardada por força do sigilo profissional, garantindo sigilo absoluto sobre as informações obtidas dos prontuários e no exame clínico. A divulgação deste trabalho terá unicamente finalidade acadêmica.
	Pelo presente instrumento, que atende às exigências legais, o(a) senhor(a) _____________________________________, sujeito de pesquisa, após leitura da CARTA DE INFORMAÇÃO AO SUJEITO DE PESQUISA, fica ciente dos serviços e procedimentos aos quais será submetido, não restando quaisquer dúvidas a respeito do que foi lido e explicado, firma seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO de concordância em participar da pesquisa proposta.
Três Corações – MG, ____ de ______________________ de 2014.
 ______________________________________________________________
Assinatura do paciente ou seu representante legal
Fone: ( ) _________ 
________________________________________________________________________
Prof.Dr. Paulo Henrique Pereira – Cirurgião-Dentista – CRO 16047 
Brenda Camila Silva - Aluna do 7º Período do Curso de Graduação em Odontologia
Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) - Fone: (35) 3239 1280
17
ANEXO III
			 IG= Inflamação gengival; IP= Índice de placa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais