Buscar

QUESTIONARIO TRIBUTÁRIO I AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONARIO TRIBUTÁRIO AV1
1- No que consiste o Principio da Capacidade contributiva?
É um desmembramento do Princípio da igualdade do direito tributário, representando a materialização do mesmo em prol de uma justiça social. Busca uma sociedade mais justa, onde a maior tributação recaia sobre aqueles que possuem maior riqueza, ou seja quem tem mais paga mais.
2- Faça a distinção entre o principio da anterioridade e da noventena.
Anterioridade de exercício prevê que a lei tributaria que cria ou aumenta tributos só poderá ser aplicada no ano seguinte ao da data da sua publicação. Já a noventena é o prazo estipulado de noventa dias para a entrada em vigor de um aumento no tributo.
3- Qual a distinção entre imunidade e isenção.
A imunidade significa impossibilidade constitucional de tributar sobre aquela específica situação, ainda que o fisco queira, ele jamais poderá cobrar tributo nesta situação.
Na isenção há o poder de tributar , mas o ente tribuente dispensa, por lei, o pagamento, ou seja o fisco aqui pode cobrar mais não quer.
4- As imunidades devem ser interpretadas de forma ampla ou restrita? Por qual motivo?
As norma de imunidade devem ser interpretadas de forma ampla uma vez que envolve a aplicação da CR/88. É assim que entende a doutrina e também vem aplicando o STF. Se o objetivo é proteger alguns direitos fundamentais, restringi-las poderá diminuir a proteção aos direitos fundamentais que estão por trás de uma norma de imunidade.
5- Por qual motivo o serviço de mesário das eleições não é considerado tributo?
De acordo com o CTN, tributo deve ser uma prestação pecuniária em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, ou seja , devem ser satisfeitos em moedas. Por tanto no modelo atual não é possível que um tributo seja pago em mercadorias ou serviços, como no caso hipotético do serviço de mesário nas eleições.
6- O que são isenções heterônimas? Elas são possíveis no Brasil?
É aquela imposta por terceiro em relação ao ente que detém competência pra tributar, constrangendo – o a deixar de tributar em determinadas hipóteses, ainda que com competência constitucional para tanto. Não é possível no Brasil, pois como regra geral temos previsão no artigo 151, III, que veda a União instituir isenções de tributos de competência dos E,DF e M. 
7- Discorra sobre a repartição de receitas de IPVA.
 A constituição em seu artigo 158, III, traz repartição das receitas tributarias de 50% para o município onde o veículo encontra- se licenciado e 50% para o Estado.
8- É possível a cobrança de taxa pelo exercício potencial do poder de polícia?
Sim, são tributos vinculados, pois remuneram atividades estatais. São de competência cobrar: U,E,DF,M.com base nos artigos 145,II e parágrafo 3º da CR/88 c/c o artigo 77ao 80 do CTN e pelo exercício de poder de policia que são taxas de fiscalização, são aquelas cobradas quando o estado realiza fiscalização efetiva sobre o contribuinte.
9- Discorra fundamentadamente sobre o ITR e o IPTU.
ITR- Tem previsão no 153 da CR/88 e a legislação que a rege é a lei 9.393/96. Tem fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse do imóvel por natureza, localizado na zona rural do município. Compete a União.
IPTU- Previsão nos artigos 32 e 34 c/c o artigo 156, inciso primeiro da CR/88 . Fato gerador propriedade predial e territorial urbana, domínio útil da posse do bem imóvel de natureza ou por acessão física como definido no CC.

Outros materiais