Buscar

Roterio para elaboracao de resenha iniciado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário Internacional - Uninter
Curso: Bacharelado em Serviço Social EAD
Disciplinas: Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social; Ética Profissional do Serviço Social. 
Professor: Laiana cruz	
Nome do Aluno; Sonia Santos Da Cruz RU: 1605718
Identificação Bibliográfica:
BARROCO, Maria Lucia Silva. Fundamentos Éticos do Serviço Social. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências profissionais. Conselho Federal de Serviço Social. Brasília. 2009.Disponível em: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf 
Colocar aqui a referência do texto indicado para realizar esta resenha. (observar normas da ABNT)
Veja como fazer esta referência na pg. 110 do livro: SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol; MOLINA, Nilcemara Leal; DIAS, Vanda Fattori (org). Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. 2. Ed. revista e atualizada. Curitiba: Intersaberes, 2014. (Disponível na biblioteca virtual). 
RESENHA
A presente resenha pautada no artigo Fundamentos Éticos do Serviço Social de Maria Lúcia Silva Barroco, doutora de éticas e direitos humanos , traz uma análise sobre conceito de ética e moral demostrando a diferença entre eles e mostrando suas correlações. Pretende-se aqui trazer uma breve explanação do conceito de ética dentro contexto social ligado ao sentido de moralidade, além de abordar fundamentos éticos importantes para o Serviço Social como a ética profissional.
Na origem do ser social evidencia sua transformação atrás de uma práxis, quando o homem passa utilizar novas condições de atuação além das naturais por razão de sua sobrevivência, especialmente como único ser. O trabalho é essa ponte de articulação que traz essa ruptura de caráter social pratico que transforma a natureza e resulta em algo novo que atende as necessidades sociais e recria as condições históricas. 
A racionalidade possibilita ao homem o poder de fazer escolhas, de efetivar essas escolhas, conscientemente fazer com que haja intervenção na realidade social, reciprocidade social, cooperação com os pares, atrás dos seus valores éticos e políticos. Segundo Mark é a sociabilidade, as escolhas humanas, suas motivações, valores, posicionamento compõe uma parte da práxis humana que condiz a ética.
A moral surge quando o homem já possui uma certe consciência quando deixa a mera forma instintiva natural, já pertencente de uma comunidade, quando cria ferramentas de trabalho, com a capacidade de dominar o ambiente.
As normas e valores são criações humanas, sendo assim são mutáveis dentro de cada contexto histórico a autonomia de cada indivíduo difere. Na cotidianidade os valores podem ser absorvidos por meio da repetição inconsciente. A moral tende a se reproduzir no cotidiano de forma alienada de forma superficial através de juízos de valor provisórios, criando estereótipos e preconceitos.
Na burguesia, a moral a assume uma função ideológica, mesmo que não sendo de uma forma direita, entre tanto por meio de mediações complexas, reproduz os interesses das classes sociais, por meio da difusão de valores visando a adequação de indivíduos ao ethos dominante.
Evidentemente que a ética não é apenas a ciência da moral ou do seu conhecimento, enfatizada como parte da práxis; a ética é levada ao conjunto práticas conscientes do ser social, voltada para intervenção da realidade, a quebra da alienação humana resultado na conquista da emancipação. 
A ética profissional é uma extensão característica do Serviço Social, suas deliberações são intercedidas pelo conjunto de necessidades e possibilidades, de questões e respostas que validam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista, apontando a sua gênese e a sua percurso histórico. Objetiva se assim a ética profissional, como ação moral, transversalmente da prática, como normatização de deveres e valores, por meio do código de Ética Profissional, como teorização ética, por meio das filosofias e teorias que baseiam sua interferência e pensamento e como ação ética e política.
Na sociedade capitalista, a ação política visa como luta pela hegemonia concretizada no espaço público, entre projetos ligados a interesses de classe, em um conjuntura estrutural onde as relações sociais, em comum, e as políticas, em particular, são estabelecidas de forma predominante pelo administração do capital. 
Dentro desse contexto, da ética profissional pode haver alienação, ainda que são seja de forma total. Podendo ser estabelecida por condições sociais motivações coletivas, ser direcionada por uma interferência consciente de necessidades e valores que atendam às necessidades dos usuários.
De forma histórica, desse de sua origem, o Serviço Social se configura como uma profissão fortemente influenciada pelo conservadorismo moral e ético. A negativa histórica dessa deixa coloca‐se como desígnio do projeto profissional, que se assinalar-se pela busca de ruptura com o conservadorismo em suas múltiplas dimensões e configurações. 
As implicações socioeconômicas e ideológicas e políticas das intensas mudanças operadas pelo capitalismo mundial no mundo do trabalho e nas instituições burguesas, tendo por intuito a sua reestruturação nos padrões neoliberais, moviam um cenário cruel, em termos dos direitos humanos e das probabilidades de objetivação ética. 
Refere a um contexto de perda de direitos conquistados de uma maneira histórica e de um processo de desumanização, no qual as condições para afirmar a manutenção da vida humana não estão sendo garantidas para grande parte da humanidade, em vários aspectos, materiais e subjetivos. O desemprego, a pobreza, a desregulamentação do trabalho e da proteção social, o aprofundamento da exclusão e da exploração, a violência, a degradação ambiental, a dependência político‐econômica de centenas de países pobres em face da dívida externa, entre outros, evidenciam o abismo entre o desenvolvimento do gênero humano e a pobreza da maioria da humanidade. 
Pessoal, aqui nesta parte do texto, é onde vocês devem desenvolver o trabalho. 
Inicie a sua resenha informando sobre o texto que você está estudando (por ex: o texto de... (nome dos autores) ..., traz uma análise sobre o conceito de ética e conceito de moral apontando a diferença entre eles, correlacionando …. etc) Continue o texto escrevendo do que se trata a resenha, (qual o conteúdo do texto indicado). Desenvolva a resenha (o texto) propriamente dita, analisando as questões referente ao que é ética profissional? Como se apresenta o conceito de moral profissional? O conceito de alienação proposto pela autora pode ser pensado e relacionado com a sociedade capitalista vigente? Segundo a autora do texto é possível pensar a moral na sociedade burguesa? E de que forma é possível percebermos o preconceito, o conservadorismo, alienação e a ética relação com o serviço social? No fechamento (considerações finais) você deverá fazer uma análise crítica sobre o conteúdo do texto base indicado relacionando com o Serviço Social. 
 
Importante: observe pg. 110 do livro: Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos (Disponível na biblioteca virtual), que resenha é um texto só, ou seja; não tem itens, mas tem parágrafos. 
O trabalho não deverá ter capa. Iniciar com a folha da resenha – trabalho escrito. O trabalho deverá conter no mínimo 02(duas) e no máximo 4(quatro) laudas/folhas de trabalho escrito.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando