Buscar

relatorio 2 lab 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE FÍSICA
ENGENHARIA QUÍMICA
Relatório de Aula Prática
Fenômenos Eletrostáticos
Aluna: Anna Carine Araújo Silva
Professor: Vinícius Manzoni Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE FÍSICA
ENGENHARIA QUÍMICA
Relatório de Aula Prática
Fenômenos Eletrostáticos
Relatório do experimento acima citado realizado no laboratório de física 2, sob orientação do professor Vinícius Manzoni Vieira como requisito para avaliação da disciplina física experimental 2.
Maceió, 2016
SUMÁRIO
Objetivo
Observar o comportamento do campo eletrostático a partir da determinação experimental de linhas equipotenciais em meios condutores líquidos.
Material e Procedimento Utilizados
Foi utilizado uma cuba eletrolítica (pirex) com papel milimetrado, um multímetro, duas ponteiras (fixa e móvel), dois cabos para ligações (banana-jacaré), dois cabos para ligações (banana-banana), dois eletrodos cilíndricos de cobre, duas placas retangulares de cobre, um anel de latão, uma fonte de tensão (0 – 12V DC) e uma solução de Sulfato de Cobre (CuSO4).
Primeiramente foi montado o experimento conforme a figura 1, onde A e B representavam as pontas fixa e móvel respectivamente, imersas em solução eletrolítica (CuSO4) contida na cuba e C e D, representavam os eletrodos que estarão ligados à fonte. O Multímetro ficou ligado entre as pontas.
Foi usado uma folha de papel milimetrado por baixo da cuba para poder identificar os pontos característicos do espaço que foram mapeados. Foi efetuado o movimento da ponteira móvel para observar o comportamento da corrente em função da d.d.p. estabelecida entre as ponteiras. Foi obtido seis pontos de mesmo potencial com a finalidade de mapear uma linha equipotencial. Foi efetuado o mapeamento de pelo menos duas linhas equipotenciais diferentes.
Após realizado o experimento com os eletrodos, foi colocado um anel na cuba entre os eletrodos e foi observado o comportamento do potencial na região de fora, próxima e em seu interior. Depois foi repetido o experimento usando placas metálicas como eletrodos.
Introdução Teórica
Resultados e Discussões

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando