Buscar

2 Slide. Introdução ao Direito das Obrigações

Prévia do material em texto

Direito Civil
Obrigações
 NOÇÕES GERAIS E QUESTÕES INTRODUTÓRIAS 
Prof.Msc. DiegoFonseca Mascarenhas.
CASO: Maria está grávida de Carlos, com quem teve uma relação eventual. Os dois não são namorados, mas Carlos insiste em ter uma aproximação com Maria, apenas para acompanhar a gravidez, já que seu senho e sempre foi ser pai, e se preocupa para que o período gestacional seja tranquilo e saudável. Maria, por sua vez, não está gostando nada desse controle que aquele homem vem fazendo de si. Afinal, sempre foi uma mulher livre e independente, sem ninguém por perto para importunar suas condutas e escolhas. O que mais preocupa Carlos, porém, é o fato de Maria não se importar com as orientações do médico estando no quinto mês de gestação e, além disto, há forte indícios de que a gestante continua fumando e bebendo, talvez inclusive usando drogas ilícitas, o que pode inviabilizar a gravidez ou causar alguma má formação do feto.
Audiência Simulada
 		Carlos, então, assistido por advogados,pretende propor ação judicial em desfavor de Maria, visando responsabilizá-la pela conduta tomada durante a gravidez, evitando danos ao seu futuro filho. Maria, também assistida por profissionais competentes, achou o caso absurdo,alegando uma violação aos seus direitos de liberdade e privacidade. 
- Personagens: Maria, Carlos, Juliana (amiga de Maria), a Paula (mãe de Carlos), jurado (sete alunos) e advogados de ambas as partes. 
Audiência Simulada
 1. CONCEITO DE OBRIGAÇÃO:
Direito Pessoal x Real
Objeto da prestação
2. IMPORTÂNCIA DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
3. CARACTERÍSITCAS
Direito Relativo.
Autonomia Privada.
 Dano moral. 
 NOÇÕES GERAIS E QUESTÕES INTRODUTÓRIAS 
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO NEGÓCIO JURÍDICO:
a) SUJEITOS:
- Os sujeitos constitutivos do N.J: PF ou PJ.
 Indeterminação subjetiva na relação obrigacional: 
 - Obrigação ambulatória: 
 - Ativa: Ex: Um devedor assina um cheque ao portador. 
 - Passiva: Ex: IPTU, Taxa de condomínio (propter rem). 
B) OBJETO: 
Requisitos objetivos: a serem obedecidos pelo objeto para a obrigação ser válida: 166, II CC/02 c/c art. 104 do cc/02: Lícito, Possível, Determinado ou Determinável. 
 NOÇÕES GERAIS E QUESTÕES INTRODUTÓRIAS 
 AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C.C. INDENIZATÓRIA. DEFERIMENTO DA LIMINAR PARA ENTREGA DO IMÓVEL NO PRAZO DE 30 DIAS, SOB PENA DE MULTA. NÃO CABIMENTO. OBRIGAÇÃO IMPOSSÍVEL. OBRA AINDA NÃO CONCLUÍDA. AUSÊNCIA DE VEROSSIMILHANÇA DAS ALEGAÇÕES E DE FUNDADO RECEIO DE DANO IRREPARÁVEL OU DE DIFÍCIL REPARAÇÃO. DECISÃO REFORMADA. RECURSO PROVIDO. 
 
 (TJ-SP - AI: 20430214120138260000 SP 2043021-41.2013.8.26.0000, Relator: Neves Amorim, Data de Julgamento: 21/01/2014, 2ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 23/01/2014). 
Jurisprudência
 APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO. NEGÓCIO JURÍDICO. OBJETO IMPOSSÍVEL. DESFAZIMENTO DA AVENÇA. SENTENÇA CONFIRMADA. RECURSO DESPROVIDO. 1- Alega o Apelante que a Julgadora "a quo" não agiu acertadamente, uma vez que há o dever de indenizar, tendo em vista o princípio do "pacta sunt servanda" e boa-fé das relações contratuais. 2-Afirma, ainda, que não houve negociação sobre herança de pessoa viva, contudo, houve promessa de indenização referente ao pagamento de imóvel rural adquirido pelo Apelado, devidamente comprovado pelos documentos acostados aos autos. 3- Ausente um de seus requisitos previstos na legislação, inválido será o negócio e, no caso dos autos, tornando-se o objeto, impossível, não haveria como mantê-lo, posto que a avença não seria apta a produzir efeitos jurídicos. 4- Acertada a decisão da magistrada de primeiro grau ao declarar sua nulidade do negócio jurídico, como restou lançado na sentença, o que impossibilita a concessão do pedido de indenização. 5-NEGA-SE PROVIMENTO AO RECURSO, mantendo-se a sentença em todos os seus termos. 
 
 (TJ-BA - APL: 00000841020088050065 BA 0000084-10.2008.8.05.0065, Relator: Gesivaldo Nascimento Britto, Data de Julgamento: 27/03/2012, Segunda Câmara Cível, Data de Publicação: 17/11/2012). 
Jurisprudência
5. DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL:
Princípio da solidariedade social (previsto no art. 3°, I, da CF) ;
Princípio da Boa-fé Objetiva, que está previsto no art. 422 do CC/02; 
Princípio da Função Social do Contrato (previsto no art. 421 do cc/02). 
 NOÇÕES GERAIS E QUESTÕES INTRODUTÓRIAS 
6 OBRIGAÇÃO X RESPONSABILIDADE: 
Regra: débito (schuld) e responsabilidade (haftung)
Exceção: 
A) Obrigações sem responsabilidade: obrigações naturais (dívidas de jogo e as atingidas pela prescrição). 
B) Responsabilidade sem obrigação: fiança 
NOÇÕES GERAIS E QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
1ª Questão: Eduardo alugou o apartamento de Leonardo, sendo que a obrigação assumida pelo primeiro foi o pagamento de prestações mensais no valor de R$ 900,00 (novecentos reais). Em janeiro do presente ano, Leonardo informou a Eduardo que este deveria pagar o IPTU, por se tratar de obrigaão inerente a quem habita no imóvel. Explique se Leonardo informou corretamente, definindo quem deverá responder pela obrigação e porque.
QUESTÃO
2ª Questão: Analise as assertivas e responda as perguntas abaixo: 
Assertiva 1: Em janeiro de 2016 Mélvio comprou um trator Marca X, Modelo Y, Chassis Z, da empresa BBB, que prometeu entregar o mesmo no prazo de 15 dias após o pagamento integral do objeto, no entanto, não cumpriu com o ajustado culposamente, ficando Mélvio prejudicado em razão de tal comportamento.
Assertivo 2: Xísto é proprietário de uma fazenda a qual foi invadida por sem terras. Sentindo-se prejudicado Xisto ingressou com a competente ação para reaver o imóvel, pedido que foi de pronto atendido pelo magistrado, sendo, portanto, reestabelecida a ordem no referido local.
QUESTÃO
Após análise das relações jurídicas, responda justificadamente com base na doutrina ministrada em sala de aula:
 
a) Considerando os elementos que compõem o conceito de Direito das obrigações, identifique quais estão caracterizados no item I das assertivas acima.
 
b) Identifique as diferenças entre os direitos pessoais e reais correlacionando com os itens I e II das assertivas acima.
 
c) Relativamente ao item I, identifique qual princípio não foi observado na relação jurídica analisada:
QUESTÃO

Continue navegando