Buscar

Liderança e

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bons líderes são capazes de fazer o diagnóstico do nível de desenvolvimento do colaborador e adaptar-se à necessidade para lidar com o problema de desempenho existente. Essas premissas referem-se à Teoria
A.da Liderança Situacional.
B.das Contingências.
C.Y.
D.dos Traços.
E.do Grid Gerencial.
Entre os diversos estudos e teorias desenvolvidos sobre liderança destacam-se os três estilos clássicos apontados por Kurt Lewin. Entre eles, inclui-se o estilo
A.carismático, no qual o líder toma decisões com base em seu prestígio pessoal e sem envolvimento do grupo.
B.liberal, no qual o líder atua somente quando solicitado conferindo liberdade ao grupo para tomada de decisões.
C.consultivo, em que o líder toma as decisões com base em processo de votação ou confirmação pelo grupo.
D.benevolente, quando as diretrizes são decididas e debatidas pelo grupo, sob a orientação e direção do líder.
E.democrático, no qual não existe propriamente uma liderança mas sim um conjunto de agentes que induzem o processo decisório.
Os primeiros estudos sobre liderança enfocam, precipuamente, os traços de personalidade do líder, que o diferenciariam dos não líderes. Nesse sentido, a liderança era considerada algo nato. Tal abordagem, contudo, mostrou-se incompleta para explicar todos os aspectos que envolvem a liderança, notadamente para distinguir os líderes eficazes dos não eficazes. Para suprir tais lacunas, surgiram as denominadas teorias
A.cognitivas, que consideram que a liderança pode ser aprendida, independentemente de quaisquer características específicas do indivíduo.
B.comportamentais, que extrapolam os traços de personalidade natos do líder, buscando atingir habilidades que podem ser desenvolvidas a partir de treinamentos.
C.situacionais, que apontam que o comportamento do líder considera, também, as contingências e situações apresentadas pelo ambiente de trabalho.
D.estruturalistas, que apregoam que a liderança é um fator externo ao indivíduo, decorrente da estrutura de poder da organização.
E.institucionais, que consideram, simultaneamente, os traços individuais, passíveis de aprimoramento, e as características exógenas, decorrentes da posição ocupada na instituição.
Entre as teorias comumente mencionadas nas literaturas relativas à liderança nas organizações, existe a Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca entre os possíveis comportamentos do líder, o
A.autoritário-coercitivo, que decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito.
B.diretivo, que deixa claro o que espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
C.consultivo, que compartilha as decisões com os subordinados, permitindo aos mesmos flexibilidade na realização das tarefas.
D.carismático, que motiva os subordinados em face de traços próprios de personalidade e comportamento.
E.benevolente, que toma as decisões com base na satisfação das necessidades dos subordinados.
No que se refere a gestão de pessoas, equilíbrio organizacional, motivação e liderança, julgue os itens subsequentes. A liderança nas organizações, sinônimo de administração, deve ser atribuída aos administradores que demonstrem maior capacidade para planejamento, organização, direção e controle.
C.Certo
E.Errado
Com base nas implicações da teoria da atribuição e da liderança organizacional, especialmente quando a liderança é vista pelos olhos dos seguidores, tem-se que:
A.comportamentos observados em um contexto associado à liderança não atribuem habilidades à pessoa que demonstra esses comportamentos.
B.não há relação entre o que se atribui a um indivíduo e a seu comportamento como líder.
C.quando se avalia o comportamento de um líder, tende- -se a subestimar a influência dos fatores externos e superestimar a influência dos internos ou pessoais.
D.para salvar a reputação dos líderes, os indivíduos atribuem o seu sucesso a fatores externos e colocam a culpa de seus fracassos em fatores internos.
E.a consistência, a diferenciação e a coerência das decisões dos líderes não são comportamentos avaliados pelos seguidores no cotidiano organizacional.
A respeito dos processos de comunicação, descentralização e delegação concernentes à liderança administrativa, julgue os itens seguintes. A coerência entre o discurso e as atitudes do líder tende a promover o fortalecimento do processo de comunicação.
C.Certo
E.Errado
ulgue o item subsequente, relativo a cultura e liderança nas organizações. Os líderes formais são responsáveis pela criação de uma cultura organizacional sem influência de outros agentes internos ou externos à organização, razão por que as relações entre os estilos de liderança e a cultura de determinada organização já fornecem descobertas-chave a respeito do seu modo de atuação.
C.Certo
E.Errado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais