Buscar

Análise Jurídica do Filme “JUSTIÇA VERMELHA”

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pontifícia Universidade Católica de Goiás 
Direito Processual Penal II
Analise do Filme “JUSTIÇA VERMELHA”
O filme mostra claramente como o governo chinês é diferente do que estamos acostumados, vemos com clareza a diferença entre dois mundos jurídicos.
 Jack Moore tenta vender um pacote de filmes ao governo da República Popular da China, enfrentando é claro todas as dificuldades e naturais resistências derivadas da Revolução Cultural Maoísta. Na manha seguinte é surpreendido no quarto de hotel. Banhado em sangue, ao lado do corpo da chinesa Hong Ling com quem passara a noite. 
A situação de Jack Moore não foi nada fácil, sem a ajuda da embaixada americana, não falando a língua local é acusado de homicídio e estupro, da filha de um importante senhor, com muito poder e influencia. Shen Yuelin é nomeada a ser a advogada, ela deixa o julgamento rolar e avisa que naquele país não existe a presunção de inocência, as leis chinesas prevêem clemência para quem confessa e execução sumária, em uma semana, para quem afirma inocência.
O tempo todo e indo até mesmo contra a própria advogada, que inicialmente falou mesmo sem consultar Jack Moore que ele seria o culpado e que confessaria o crime, o acusado nega fortemente que não cometeu crime nenhum, não abre mão da inocência, se recusa a alegar insanidade devido a bebida. Durante o filme podemos ver que varias provas são falsas, implantadas na cena, há uma grande dificuldade da advogada conseguir acesso a elas, os registros telefônicos são apagados, dificuldade de chamar testemunhas e muitos outros fatores atrapalham para que prove que o acusado é inocente.Jack tem até mesmo que estudar as leis chinesas e passa a exercer a autodefesa, com tese contrária à de sua defensora. Pois só ele sabia que não havia cometido crime nenhum, e provar isso em um sistema legal que não respeita os Direitos civis seria algo quase impossível.
Um fator que chama a atenção logo no começo antes mesmo de toda trama começar, a advogada nomeada não tem nenhum contato com o acusado, isso não ocorre aqui afinal, quando se trata de acusado que não possui condições de contratar um advogado de sua confiança, a sua defesa é dirigida a um defensor público ou dativo, que passa a atuar na audiência de inquirição de testemunhas de acusação, após o interrogatório do réu. 
Assim percebemos também o quanto é importante o direito de auto-defesa por exemplo permitindo ao acusado participar, efetivamente, do julgamento, não sendo tratado como um mero observador, e o quanto é chocante a cena em que sabemos que o governo chinês envia à família do executado a conta pelo valor do projétil.A confissão por si só no nosso ordenamento jurídico não pode suficiente para a condenação. Lá vemos que existe a pena de morte onde os condenados são fuzilados. Contando que ainda mostram essas cenas aos acusados, fazendo com q sofram uma forte pressão psicológica.
Aos pouco a advogada vê que surgem dúvidas sobre o que realmente aconteceu e começa a investigar, ajudando Jack Moore. Porém é muito difícil convencer um tribunal parcial a mudar de idéia, e durante isso sofrem bastante para provar que o verdadeiro assassino é outra pessoa, e de grande poder.
 No final do filme ficamos até aliviados ao saber que a “justiça” é feita, Jack Moore não é condenado, conseguindo coma a ajuda de sua advogada provar a inocência ligando as provas: a foto no medalhão, o registro telefônico “517-857” que era do ministro Lin Shou, onde na verdade foi usado por seu filho Lin Dan, afinal o registro de um ministro poderia ser apagado, a frase dita por Hong Ling pouco antes de tudo acontecer “Da guar wo men de guanxi wan la”. 
 	Lin Dan, Huan Minglu e também Hong Ling faziam parte do plano e iria ajudar matar Jack Moore, porém mudou ela de idéia e também acabou morta. O pai da moça morta antes mesmo de saírem do tribunal mata Lin Dan com um tiro e pede desculpas para Jack Moore. No final a Presidente da Corte diz “Conforme as leis da República do Povo da China os culpados confessam o crime de conspiração e assassinato pela morte de Hong Ling. O tribunal agradece aos membros do Partido e do governo por seu esforço e profissionalismo. A justiça será rápida, mas justa e imparcial...” então Sr. Moore é liberado como se nada estivesse acontecido, os portões se abrem e ele pode sair livre.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando