Buscar

Resumo da palestra da JIC.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo da palestra da JIC
Nome: Amanda Beatriz Távora Cardoso
DRE: 116018135
TEMA: O Uso de Geotecnologias associado a metodologias participativas no ensino: aplicação no ambiente escolar municipal do primeiro distrito de Petrópolis.
Autores: Júlia Vellasquez e Juliana Alves Cordeiro.
Orientadores: Sara Lemos Pinto Alves e Manoel do Couto Fernandes
Introdução
- Há uma dificuldade de inserção da geotecnologia.
- O projeto permite o envolvimento direto com a tecnologia.
- A prefeitura de Petrópolis valoriza a cultura e a história locais.
- Em Petrópolis, há uma matéria obrigatória nas escolas locais chamada História, Geografia, Turismo e Educação para o Trânsito de Petrópolis.
Justificativa
 Ajudar no entendimento dos alunos e criar uma proposta metodológica da atividade escolhida baseada na utilização de geotecnologias.
Metodologia
Foi dividida em etapas:
- Levantamento bibliográfico
- Análise do referencial curricular da rede municipal 
- Escolheram o 9º ano para executar o projeto
- Escolha das escolas; Escola Municipal Paroquial Bom Jesus e Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo
- Definição das atividades
- Escolha da ferramenta a ser utilizada; Google My Maps
Questionamentos
1) A E.M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo não tinha internet. O que fazer? A solução utilizada foi a explicação da ferramenta por meio de teoria.
2) Qual plataforma será utilizada se não são todos os alunos que possuem e-mail? Criar uma mesma conta de e-mail para todos os alunos da turma.
Discussão
Cada escola foi diferente; Na Escola Municipal Paroquial Bom Jesus, a aplicação das oficinas durou 60 minutos e aconteceram no laboratório de informática que tinha internet. Além disso, os alunos tiveram uma avaliação da escola no final desse período. Já na Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo recebeu 3 visitas de aproximadamente 50 minutos cada. Nas duas escolas a ferramenta utilizada foi Google My Maps.
Em questões gerais da escola, os alunos da E.M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo não tinham professores de Geografia e Historia frequentes na escola; muitas vezes professores de outras matérias davam aula.
Quando foi pedido aos alunos marcarem locais no mapa, grande parte deles marcou Museus na cidade de Petrópolis. Isso indica a grande influência da cultura e história local na aprendizagem desses alunos.
Fim
Uma das conclusões foi que a geotecnologia ajuda na construção do conhecimento do cotidiano de todas as pessoas, principalmente dos alunos. E, por fim, a interatividade da geotecnologia pode e deve ser explorada na educação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando