A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Questionário I Regionalização do Espaço Mundial Europa, África e Ásia

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questionário I - Regionalização do Espaço Mundial: Europa, África e Ásia
	
	
	
	A Cortina de Ferro é uma expressão utilizada para designar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
a divisão da Europa em duas partes, sobretudo a partir do domínio soviético nos países do leste europeu.
	Respostas:
	a. 
o bloqueio econômico dos países do bloco capitalista aos países do leste europeu recém-integrados ao mundo socialista.
	
	b. 
o Muro de Berlim, que simbolizava a divisão de um mundo capitalista e outro socialista que nascia no contexto pós II Guerra.
	
	c.
o bloco de países que passou a integrar a União Soviética desde o processo revolucionário de 1917, tais como a Letônia, a Ucrânia e a Bielorrússia.
	
	d.
a bipolaridade mundial que se fortalece no contexto da Guerra Fria, quando houve uma profunda separação entre as matrizes culturais estabelecidas pelo sistema capitalista, de um lado, e do socialista, de outro.
	
	e. 
a divisão da Europa em duas partes, sobretudo a partir do domínio soviético nos países do leste europeu.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E.
Basicamente, a Cortina de Ferro demarca uma divisão clara dentro da Europa, de cunho sobretudo político-ideológico, que irá caracterizar a Guerra Fria. De um lado, uma Europa Ocidental capitalista e, de outro, uma Europa Oriental socialista. É estabelecida a partir do modelo de dominação soviética sob os países do leste europeu.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,3 pontos
	
	
	
	A crise econômica por qual passa a União Europeia evidencia problemas que envolvem países como Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda e, em menor grau, Itália. Essa crise tem por base o fato de que esses países:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
têm criado um número menor de empregos se comparados com o número de novas pessoas que se inserem no mercado de trabalho.
	Respostas:
	a.
mais gastam do que arrecadam, em que pese sua balança de pagamentos, incitando a União Europeia a exigir desses governos políticas de austeridade fiscal.
	
	b. 
apresentam uma cifra de importações muito maior do que a de produtos exportados.
	
	c.
têm criado um número menor de empregos se comparados com o número de novas pessoas que se inserem no mercado de trabalho.
	
	d. 
possuem uma taxa de inflação muito acima do teto estabelecido pela União Europeia.
	
	e.
não possuem competividade para impulsionar suas respectivas economias, tendo em vista o alto valor cambial de sua moeda e a baixa qualificação da mão de obra.
	
	
	
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A imigração é uma das questões seminais que atingem os governos europeus. Cada vez mais intensos, os fluxos de imigrantes africanos, asiáticos, bósnios, romenos, búlgaros e de outras localidades do leste Europeu se deparam com uma população cada vez mais hostil a uma política de abertura para os novos contingentes, fato observado, por exemplo, na ascensão de partidos de extrema direita. Os anos 2000 marcam, portanto, uma intensificação da chegada de novos imigrantes, facilitada, fundamentalmente:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
pela nova institucionalidade criada pela União Europeia, dentre as quais estabelece a livre circulação de pessoas dentro do seu território, sem que haja controle de fronteiras.
	Respostas:
	a.
pela nova institucionalidade criada pela União Europeia, dentre as quais estabelece a livre circulação de pessoas dentro do seu território, sem que haja controle de fronteiras.
	
	b. 
pelo crescimento do número de empregos de baixa qualificação em países do Norte Europeu, como Alemanha e Grã-Bretanha.
	
	c.
por programas binacionais de intercâmbio nos setores empresariais e estudantis, uma vez que os países europeus ainda possuem vínculos diretos com países que foram suas antigas colônias no contexto imperialista na África e Ásia.
	
	d. 
pela proximidade geográfica com regiões mais pobres, lugares de origem dos principais contingentes.
	
	e.
pela abertura econômica da Europa e a consolidação de uma economia de livre mercado, altamente dependente de mão de obra barata dos países mais pobres.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A.
A imigração é facilitada na medida em que o imigrante, na possibilidade de sua entrada ilegal no continente, tem acesso livre para todo e qualquer país da União Europeia a partir do Tratado de Schengen. Os controles tornam-se menos recorrentes, pois só ocorrem no momento da entrada na União, e não nas fronteiras entre os países.
	
	
	
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A localização em altas latitudes faz da Europa um continente de clima altamente regido pelas estações do ano, com verões quentes e dias de longa duração e invernos frios com dias de curta duração. Em outras palavras, é um clima ______________ que predomina nas latitudes de 30o a 60o e que influencia para a formação de um tipo de vegetação ______________, caracterizada pela constante e anual renovação de suas folhas. Nas altas montanhas, esse clima, associado ao frio mais intenso, gera uma floresta de ______________. A alternativa que melhor completa as lacunas é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Temperado; caducifólia; coníferas.
	Respostas:
	a. 
Mediterrâneo; perenifólia; coníferas.
	
	b. 
Temperado; perenifólia; estepes.
	
	c. 
Temperado; caducifólia; coníferas.
	
	d. 
Mediterrâneo; caducifólia; coníferas.
	
	e. 
Temperado; caducifólia; estepes.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C.
A primeira é de clima temperado, predominante nas latitudes de 30o a 60o, caracterizada pelas estações do ano bem-definidas em função da alta latitude. A vegetação que se desenvolve nesse tipo de clima é a chamada floresta temperada decídua ou caducifólia, em função da queda e renovação anual de suas folhas. Por fim, sobretudo nas altas montanhas, esse clima gera uma floresta de coníferas ou taiga de altitude.
	
	
	
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Considerando as afirmações abaixo:
I. As maiores concentrações demográficas da Europa estão nos vales dos rios Reno, Tâmisa, Pó e Sena.
II. É um continente populoso, porém pouco povoado.
III. Sua população é irregularmente distribuída, mas pode-se considerar que tenha uma distribuição mais homogênea se comparada à do Brasil, por exemplo.
IV. É cristã, mas recebe um contingente crescente de muçulmanos nas últimas décadas.
V. Apresenta taxas de natalidade baixas, um valor inverso ao que se observa com relação à expectativa de vida, por exemplo. Qual a alternativa que expõe as afirmações corretas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, III, IV, V.
	Respostas:
	a. 
I, II, IV, V.
	
	b. 
Todas.
	
	c. 
I, IV, V.
	
	d. 
II, III, IV.
	
	e. 
I, III, IV, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E.
Somente a afirmação II está errada, uma vez que o continente é populoso, mas de povoamento médio a alto. Como consta na afirmação I, as áreas de maior concentração demográfica se encontram juntas aos vales dos principais rios, o que corrobora também para reafirmar a afirmação III, que diz que a população é irregularmente distribuída ao longo do continente, mas não nas mesmas proporções do que se observa no Brasil, um país de enorme irregularidade em sua distribuição demográfica. A afirmação IV também é correta, pois predomina o cristianismo em três correntes principais, o catolicismo romano, o cristianismo ortodoxo e o protestantismo. Porém, agora observam o crescimento do islamismo, que chega com a população imigrante. A afirmação V está correta porque a Europa é um continente de configuração demográfica madura, em que as natalidades são baixas e a expectativa de vida é alta.
	
	
	
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Os principais rios europeus são elementos de importância econômica e de consequente atração demográfica ao longo da história, com uma navegabilidade que os tornam eixos de escoamento da produção agrícola e

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.