Buscar

Princípiosdos Materiais: 60 questões/2014.

Prévia do material em texto

CCE0291_EX_A1_201202082319 
	 Voltar
	Aluno(a): ROLF PREBEN SCHMIDT
	Matrícula: 201202082319
	
	Data: 28/07/2014 21:19:47 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202116216)
	
	A questão do aquecimento global é uma grande preocupação das autoridades mundiais. O Protocolo de Kioto obriga os países desenvolvidos a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera; porém os EUA não assinaram este documento, uma vez que isso faria com que eles diminuissem a produção de suas fábricas e consequentemente sua economia, mas esta é uma questão política. O que eles tem que fazer é produzir energia por fontes limpas e diminuir o consumo de petróleo. A energia eólica é uma boa candidata a isso. Atualmente, a maior parte das turbinas eólicas, ou aerogeradores, são fabricados a partir de plásticos reforçados ou fibras de vidro. Fibras de carbono, aço e alumínio são usados em menor escala. Novos materiais compósitos com base em matrizes metálicas também continuam sendo pesquisados e usados. A respeito dos metais, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	são rígidos
	
	apresentam estrutura cristalina
	
	muitos apresentam propriedades magnéticas
	 
	não são dúcteis
	
	são densos e resistentes à fratura
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202246454)
	
	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
	 
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202331958)
	
	Na indústria eletrônica atual, os semicondutores encontram ampla gama de utilização através da dopagem dos mesmos com elementos adequados, como o Fósforo ou Boro em matriz de Silício, originando propriedades elétricas particularmente interessantes para o controle de corrente elétrica. Considerando as características dos materiais semicondutores, assinale a opção que está CORRETA.
		
	
	Os semicondutores apresentam propriedades elétricas notáveis, entre as quais a invariância da resistência elétrica com a temperatura.
	
	Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício ou mesmo poliméricos, como são usualmente utilizados atualmente.
	
	As características elétricas dos semicondutores não são alteradas quando acrescentamos impurezas além do Fósforo e Boro em pequenas concentrações.
	
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	 
	Os materiais semicondutores são isolantes a temperatura ambiente, tornando condutores com o aumento da temperatura.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202246483)
	
	A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	 
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	
	Os melhores supercondutores metálicos são geralmente compostos intermetálicos, tais como Nb3Sn e Nb3Ge ou soluções sólidas tais como Nb-Ti e Nb-Zr. Mesmo os melhores supercondutores metálicos têm temperatura crítica muito baixa, menor que 23 K.
 
	
	Os materiais supercondutores apresentam resistência elétrica desprezível abaixo de uma certa temperatura, denominada temperatura crítica. Eles podem ser tanto materiais metálicos como materiais cerâmicos.
	
	Os semicondutores tornaram possível o advento dos circuitos integrados, que revolucionaram as indústrias eletrônica e de computadores nas últimas duas décadas. Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício e o germânio ou compostos como GaP, GaAs e InSb.
	
	Os materiais semicondutores têm propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. Além disto, as características elétricas destes materiais são extremamente sensíveis à presença de pequenas concentrações de impurezas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202246444)
	
	Ao longo da história, o homem vem utilizando os materiais que o cercam na tarefa de sobreviver diante das vicissitudes da realidade ou simplesmente para tornar a vida mais confortável, e a escolha do que utilizar é principalmente uma função das propriedades que o material deve ter para conferir ao projeto eficiência e eficácia. Atualmente, a Ciência dos Materiais considera grupos de materiais separados em função de suas propriedades, composição, formas de obtenção e diversos outros critérios, para que possamos didaticamente resumir a vasta e complexa realidade dos mesmos. Considerando a classificação citada anteriormente, assinale a opção que NÂO está correta.
		
	
	Materiais Cerâmicos: os principais tipos são óxidos, nitretos e carbonetos. A esse grupo de materiais também pertencem os argilo-minerais, o cimento e os vidros.
	
	Materiais Poliméricos: Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos.
	
	Materiais Metálicos: apresentam um grande número de elétrons livres, isto é, elétrons que não estão presos a um único átomo.
	
	Materiais Poliméricos: os plásticos e borrachas são exemplos de polímeros sintéticos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídos de macromoléculas orgânicas naturais.
	 
	Materiais Cerâmicos: os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos que na tabela periódica são identificados como metais.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202152535)
	
	Os materiais formados por duas fases (uma matriz e uma dispersa), podendo ser uma combinação de materiais diferentes ou não, aliando as propriedades de ambos são classificados como:
		
	
	Metais
	
	Cerâmicas
	 
	Compósitos;
	
	Polímeros
	
	Materiais avançados.
		
	
	CCE0291_EX_A2_201202082319 
	 Voltar
	Aluno(a): ROLF PREBEN SCHMIDT
	Matrícula: 201202082319
	
	Data: 29/07/2014 10:41:49 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202325932)
	
	A massa atômica de um átomo é:
		
	
	A diferença das massas de prótons e elétrons .
	
	A soma das massas de elétrons e nêutrons.
	
	A soma das massas de prótons e elétrons .
	 
	A soma das massas de prótons e nêutrons .
	 
	A soma das massas de elétrons, prótons e nêutrons.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202152548)
	
	A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grandenúmero de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
		
	
	Cerâmicas
	
	Compósitos
	 
	Metais
	
	Materiais avançados
	
	Polímeros
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202246748)
	
	Os metais são materiais cristalinos, ou seja, apresentam uma ordem microscópica de arranjo atômico repetitiva em longas distâncias, que pode variar em orientação dentro de pequenos volumes denominados de grão. Como sabemos, não só os metais são cristalinos, mas também muitos cerâmicos e alguns polímeros. Aqueles que não apresentam este padrão de repetição a longas distâncias são chamados de materiais amorfos.
Na teoria relacionada originada a partir do estudo de materiais cristalinos, define-se número de coordenação, que representa o número de átomos vizinhos mais próximos de átomo.
Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
		
	 
	O número de coordenação de uma célula CFC é 12.
	
	O número de coordenação de uma célula CFC é 20.
	
	O número de coordenação de uma célula CFC é 10.
	
	O número de coordenação de uma célula CS é 8.
	
	O número de coordenação de uma célula CCC é 12.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202151036)
	
	Se o raio atômico do magnésio é 0,160 nm, calcule o volume de sua célula unitária na estrutura CCC e CFC.
		
	
	0,452 nm e 0,369 nm.
	
	0,369 nm e 0,452 nm.
	
	0,093 nm e 0,050 nm.
	
	0,136 nm e 0,666 nm.
	 
	0,050 nm e 0,093 nm.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202119808)
	
	Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados como:
		
	
	cristalográficos
	
	amorfos
	
	semi-cristalinos
	
	polimorfos
	 
	cristalinos
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202162456)
	
	Materiais que apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado),quantos átomos existem na sua célula unitária?
		
	 
	2
	
	6
	
	8
	
	9
	
	4
		
	
	CCE0291_EX_A3_201202082319 
	 Voltar
	Aluno(a): ROLF PREBEN SCHMIDT
	Matrícula: 201202082319
	
	Data: 29/07/2014 10:48:24 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202336978)
	
	A ordem cristalina a nível atômico pode ser observada em diversos materiais, até mesmo naqueles que são predominantemente amorfos, como os polímeros, podemos  obter através de tratamentos físico-químicos adequados, pequenos nichos de cristalinidade.
Ao se observar a estrutura cristalina de dois polímeros, A e B, constata-se que os átomos de apresentam-se ordenados em alguns volumes do material, enquanto na observação de B, todo o material encontra-se desordenando.
Considerando o contexto anteriormente exposto, assinale a opção CORRETA.
		
	
	O material "A" apresenta não padrão amorfo em sua microestrura, assim como B.
	
	O material "B" apresenta padrão cristalino em sua microestrura, enquanto A é amorfo.
	 
	Tanto o material A como o material B não estão associados aos conceitos de cristalinidade.
	 
	O material "A" apresenta padrão cristalino em sua microestrura, enquanto B é amorfo.
	
	O material "A" apresenta não padrão cristalino em sua microestrura, assim como B.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202325939)
	
	O coeficiente de Poisson é a razão entre a deformação:
		
	
	Transversal e longitudinal na região plástica.
	
	Transversal e diagonal na região elástica.
	
	Diagonal e longitudinal na região elástica.
	
	Diagonal e longitudinal na região plástica.
	 
	Transversal e longitudinal na região elástica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202246892)
	
	Durante o ensaio de tração, o corpo passa pelo regime de deformação elástico (no qual recupera suas dimensões originais após a retirada da carga) e pelo regime de deformação plástica (no qual não recupera suas dimensões originais após a retirada da carga). Para efeito de um projeto, deseja-se que uma peça trabalhe sempre dentro do regime elástico de deformação, sempre recuperando suas dimensões originais. É necessário, portanto, que saibamos a partir de qual tensão o corpo apresentará deformação plástica, o que é denominado de limite de escoamento. No gráfico, esta tensão é interpretada como aquela que corresponde ao ponto a partir do qual o gráfico perde a sua linearidade.
Considerando o gráfico a seguir, assinale a opção CORRETA.
 
 
 
 
		
	
	O material não apresenta regime plástico de deformação.
	
	O material não apresenta regime elástico de deformação.
	 
	O limite de escoamento é um valor inferior a 200 MPa.
	
	O limite de escoamento é um valor inferior a 150 MPa.
	
	A tensão máxima suportada pelo corpo é de 225 MPa aproximadamente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202246886)
	
	Nos ensaios de tração realizados com metais em níveis de tensão relativamente baixos, a tensão se mantém proporcional a deformação durante uma parte do ensaio, estabelecendo a relação linear =E, onde E é denominado módulo de elasticidade ou módulo de Young. A deformação que ocorre sob o regime de proporcionalidade entre =E, é denominado de deformação elástica; sob este regime de deformação, as dimensões do corpo se recuperam quando a tensão cessa.
O módulo de Young pode ser interpretado como uma espécie de rigidez do material a deformação elástica.
Considerando o ensaio anteriormente mencionado e que desejamos especificar para um projeto um material cujo principal requisito é a sua recuperação às dimensões originais, assinale, baseado na tabela a seguir, o material mais indicado e o menos indicado respectivamente.
 
	Liga Metálica
	Módulo de Elasticidade (GPa)
	 Alumínio
	69
	Magnésio
	 45
	Tungstênio
	 407
	Aço
	 207
           
		
	
	Magnésio, tungstênio, alumínio e aço.
	
	Magnésio, aço, alumínio e tungstênio.
	 
	Magnésio, alumínio, aço e tungstênio.
	
	Alumínio, magnésio, aço e tungstênio.
	
	Tungstênio, aço, alumínio e Magnésio.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202246758)
	
	A vasta maioria dos materiais é submetida a cargas quando colocados em serviço. As asas de ligas de alumínio de um avião literalmente batem em um esforço repetitivo para manter a aeronave em voo; as molas e toda suspensão de um carro quando este trafega por ruas acidentadas executam também um esforço periódico de sustentação da estrutura do veículo; um prego fixo na parede que suporte a carga constante de um quadro. Para a escolha do tipo de material que iremos utilizar no componente de interesse, é necessário que conheçamos o comportamento do mesmo sob as condições de utilização. Para simular tal comportamento, existem diversos ensaios realizados em laboratório.
Considerando os ensaios mecânicos estudados, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	No ensaio de flexão, as forças atuantes provocam uma deformação do eixo perpendicular à mesma.
	
	No ensaio de compressão, as forças atuantes tendem a produzir uma redução do elemento na direção da mesma.
	 
	No ensaio de flambagem, as forças atuantes exercem um esforço de tração em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
	
	No ensaio de cisalhamento, as forças atuantes provocam um esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
	
	No ensaio de tração, as forças atuantes tendem a provocar um alongamento do elemento na direção da mesma.
		
	
	
	 6a Questão(Ref.: 201202110169)
	
	O que é limite de escoamento?
		
	
	Tensão necessária para se fraturar um espécime no teste de impacto.
	 
	Tensão relecionada a uma deformação plástica convencionada.
	
	Tensão que corresponde à carga máxima suportada por um corpo-de prova em um teste de tração.
	
	Tensão necessária para se fraturar um corpo-de-prova em um teste de flexão.
	
	Tensão acima da qual a relação entre tensão e deformação é não linear.
		
	
	CCE0291_EX_A4_201202082319 
	 Voltar
	Aluno(a): ROLF PREBEN SCHMIDT
	Matrícula: 201202082319
	
	Data: 31/07/2014 12:54:07 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202247887)
	
	Diversos parâmetros controlam a microestrutura de um material, entre eles está a taxa de resfriamento, que pode originar estruturas de grão finos ou grãos maiores, impactando nas propriedades mecânicas dos materiais. Com relação ao exposto anteriormente, assinale a opção INCORRETA.
		
	 
	Ao sofrer deformação a frio, os grãos não sofrem deformação suficiente para impactar nas propriedades mecânicas dos metais.
	
	Em baixas temperaturas, quanto menor o tamanho de grão (TG), maior a resistência mecânica.
	
	Grãos muito grandes em temperaturas normais diminuem muitas das propriedades mecânicas dos materiais, principalmente o requisito ductilidade, pois o material fica mais frágil e resiste menos a esforços de impacto.
	
	Em altas temperaturas, quanto maior o tamanho de grão (TG), maior a resistência.
	
	À medida que um material é resfriado, os núcleos formados crescem e novos núcleos são formados. O crescimento de cada núcleo individualmente gera partículas sólidas chamadas de grãos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202152587)
	
	Com relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações: I) Os elementos de liga utilizados nas ligas refratárias geralmente apresentam baixo ponto de fusão. II) Alguns aços inox podem ser usados em temperaturas de até 1000 ºC e ambientes severos (ex: marinho), mantendo suas propriedades mecânicas em níveis satisfatórios. III) O cobre apresenta baixa condutividade elétrica, por isso é adicionado elementos de liga para aumentar sua condutividade utilizá-lo na fabricação de fios. IV) As ligas leves apresentam boa resistência mecânica, porém não podem ser utilizadas em ambientes agressivos devido a sua baixa resistência a corrosão.
		
	
	Apenas IV está correta.
	
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	Apenas III e IV estão corretas.
	 
	Apenas a II está correta.
	
	Apenas I, III e IV estão corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202151213)
	
	Entre as propriedades mecânicas dos materiais podemos citar a tenacidade, resiliência e a ductilidade. Em relação a essas propriedades podemos afirmar que:
		
	
	A resiliência mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	 
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a tenacidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202152607)
	
	Deseja-se produzir um bastão cilíndrico de 10,0 mm que, quando em utilização, sofrerá uma carga máxima de tração de 128.000 N. O bastão não poderá sofrer nenhuma deformação plástica. Dentre os materiais abaixo, qual (is) eu poderia utilizar para sua fabricação? Material Tensão de escoamento (MPa) Liga de alumínio 200 Liga de latão 300 Liga de aço 400 Liga de titânio 650
		
	
	Liga de titânio apenas;
	 
	Liga de aço e liga de titânio apenas;
	
	Liga de aço, liga de titânio e liga de latão apenas;
	
	Todas as ligas
	
	Nenhuma das ligas;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202247886)
	
	Ao sofrer deformação mecânica, o aço tem sua microstrutura alterada, podendo originar grãos alongados a partir de grãos com simetria equiaxial Isto ocorre quando um aço, por exemplo, é submetido aos processos de fabricação de laminação e forjamento a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Laminação é o processo de deformação plástica no qual o metal tem sua forma alterada ao passar entre rolos e rotação.
	 
	Uma vez a estrutura encruada, só podemos recuperá-la a partir da fundição do material novamente.
	
	A ductilidade diminui com o aumento do grau de encruamento do material.
	
	Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento.
	
	limite de resistência do metal aumenta com o grau de encruamento do material.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202247885)
	
	Ao sofrer resfriamento os materiais apresentam solidificação em pequenos volumes separados, que crescem e originam um todo solidificado. Estas pequenas partes são denominadas de grãos e seu processo de formação envolve as etapas de nucleação e crescimento. Ao sofrer deformação, os grãos que compõem o material se apresentam alongados.
Com relação a figura a seguir, que pertencem ao mesmo aço, identifique a proposição CORRETA.
 
		
	
	Considerando que as micrografias possuem o mesmo aumento, o aço no estado mostrado em B possui tamanho de grão inferior ao aço mostrado em A.
	
	As duas micrografias revelam aços com o mesmo grau de resistência mecânica.
	
	Considerando que as micrografias possuem o mesmo aumento, o aço no estado mostrado em B possui a mesma densidade superficial de contornos de grão (comprimento de contorno de grão por área) que o ao aço mostrado em A.
	
	Provavelmente o aço A possui resistência mecânica inferior ao aço B.
	 
	Provavelmente o aço B possui resistência mecânica inferior ao aço A.
		
	
	 CCE0291_EX_A5_201202082319 
	 Voltar
	Aluno(a): ROLF PREBEN SCHMIDT
	Matrícula: 201202082319
	
	Data: 31/07/2014 12:58:14 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202328344)
	
	Na frase "É um tipo de tratamento térmico indicado para aços de liga, por que reduz o risco de empenamento das peças, visando a obtenção da martensita.", identifica-se um tipo de tratamento térmico muito importante, o qual também permitirá que a peça torne-se uniforme e homogênea, diminuindo os riscos de trincas. Assinale a opção correta que descreve o nome do respectivo tratamento:
		
	
	Austenitização
	
	Esferoidização
	
	Revenimento
	
	Têmpera
	 
	Martêmpera
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202337048)
	
	O encruamento do aço é obtido em processo mecânico de deformação do mesmo após deformação a frio. Com relação aos processosde deformação mecânica dos materiais, assinale a opção CORRETA.
		
	
	A ductilidade se mantém com o aumento do grau de encruamento do material.
	 
	Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento.
	
	Uma vez a estrutura encruada, a estrutura pode ser modificada através de deformação mecânica em sentido contrário.
	
	Laminação é o processo de deformação plástica que ocorre somente a temperatura ambiente.
	
	O encruamento altera a resistência mecânica a tração, porém mantém a dureza superficial do material.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202247891)
	
	A taxa de resfriamento durante um tratamento térmico em aços é fundamental para a obtenção de uma microestrutura específica, assim como a possibilidade de manter a liga a uma determinada temperatura (resfriamento com etapa isotérmica) ou mesmo resfriamento contínuo. Analisando o gráfico a seguir, PODEMOS afirmar que:
		
	
	Entre os pontos C e D, existe somente austenita.
	
	A linha pontilhada representa 60% da transformação de fase.
	
	O diagrama representa um tratamento térmico com resfriamento contínuo.
	
	Após o tempo relacionado ao ponto D, ainda há austenita na composição do aço.
	 
	Entre os pontos C e D, manteve-se o aço a temperatura constante.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202247889)
	
	A taxa de resfriamento de uma liga Fe-C é uma prática difundida na metalurgia e vem sendo praticada pelo homem há centenas de anos. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos podemos citar, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Alteração da ductilidade.
	
	Remoção de tensões.
	 
	Alteração da cor da superfície do aço.
	
	Diminuição da dureza.
	
	Diminuição da resistência mecânica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202337047)
	
	Uma solução sólida é constituída da interação de átomos que se misturam, soluto e solvente, com este último sendo incorporado a matriz do solvente. Considerando as características das soluções, identifique a afirmação CORRETA.
		
	
	As fases da mistura sólida não se modificam com a variação da temperatura.
	 
	O solvente pode ocupar posições atômicas ou intersticiais.
	
	Na solução sólida, não há limite de solubilidade do soluto no solvente, não ocorrendo precipitações.
	
	Depois de resfriado a solução sólida, não é possível alterar as propriedades mecânicas.
	
	Fase é a porção de matéria fisicamente heterogênea e perfeitamente distinguível.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202337050)
	
	Tratar termicamente um aço significa, a grosso modo, aquecê-lo a altas temperaturas e resfriá-lo com diversas possibilidades de taxa de resfriamento. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos PODEMOS citar:
		
	
	Diminuição da espessura.
	
	Diminuição do volume.
	 
	Remoção de tensões.
	
	Alteração da cor do aço.
	
	Alteração da rugosidade superfícial do aço.
		
	
	 CCE0291_EX_A6_201202082319 
	 Voltar
	Aluno(a): ROLF PREBEN SCHMIDT
	Matrícula: 201202082319
	
	Data: 15/08/2014 19:59:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202247893)
	
	Tratamento térmico em aços é um conjunto de operações que consistem em aquecer o material e resfriá-lo. Neste contexto, existem diversos parâmetros de relevância, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Temperatura a partir da qual ocorre o resfriamento.
	
	Tempo de permanência na temperatura a partir da qual ocorre o resfriamento.
	 
	Tempo de manutenção na temperatura ambiente após obtenção da microestrutura final.
	
	Atmosfera em que o resfriamento/aquecimento ocorre.
	
	Taxa de resfriamento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202337052)
	
	Em 2007, uma fábrica de aços chinesa, detentora de uma nova patente para aços que não apresentam propriedades magnéticas deseja estabelecer suas instalações no pólo tecnológico de Santa Cruz. Com relação ao contexto anterior, qual o tipo de aço MAIS PROVÁVEL a ser fabricado nas instalações chinesas.
		
	
	Aço carbono simples.
	
	Aço ferrítico.
	
	Aço martensítico.
	
	Aços PH.
	 
	Aço austeníticO.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202152601)
	
	Em relação à composição química, qual a principal diferença entre os aços e os ferros fundidos?
		
	
	Os aços e os ferros fundidos apresentam a mesma quantidade de carbono, porém os aços apresentam outros elementos de liga em menores proporções.
	
	Os aços apresentam maiores quantidades de carbono que os ferros fundidos;
	
	Os ferros fundidos são formados apenas pelo elemento ferro, enquanto os aços apresentam certa quantidade de carbono;
	 
	Os ferros fundidos apresentam maior quantidade de carbono que os aços;
	
	Os aços necessitam de outros elementos de liga, enquanto os ferros fundidos são formados apenas por ferro e carbono;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202117475)
	
	Os aços comuns e os ferros fundidos são ligas basicamente de ferro e carbono, com os teores de carbono respectivamente na faixa de: (baseado no diagrama Fe-C)
		
	
	2,0 a 4,3% e 0 a 1,7%
	 
	0 a 2,0% e 2,0 a 6,7%
	
	0 a 0,8% e 2,0 a 4,3%
	
	0 a 2,5% e 4,3 a 6,7%
	
	0 a 0,5% e 2,0 a 4,3%
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202162679)
	
	Na classe dos aços, encontramos os aços inoxidávis ou o mais popular, aços inox que na sua composição elementar apresenta, Fe( Ferro), C ( carbono) e Cr(cromo), este material é utilizado na produção de talheres,parafusos,corrimões e estruturas que irão ficar exposta a um longo tempo na presença de oxigênio. Em relação ao texto qual a propriedade marcante deste material.
		
	
	Super Condutor
	 
	Resistência a oxidação
	
	Isolante térmico
	
	Isolante elétrico
	
	Transparente
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202247894)
	
	Para se observar a natureza das muitas propriedades sensíveis à microestrutura dos materiais de engenharia, precisaremos estudar como a microestrutura é desenvolvida, ou seja, que microestrutura deverá existir em determinada temperatura para determinada composição do material. Para tanto, utilizamos os diagramas de transformação de fases e tratamentos térmicos.
Analisando o gráfico a seguir, PODEMOS afirmar que:
		
	
	Todas as linhas pontilhadas indicam tratamentos que resultaram na mesma microestrutura, pois o estagio final de todos está associado ao material sólido.
	 
	As linhas pontilhadas indicadas por A, B, C, D, E e T indicam tratamentos térmicos através de resfriamentos contínuos.
	
	As linhas pontilhadas indicadas por A, B, C, D, E e T indicam tratamentos térmicos através de resfriamentos com etapas isotérmicas.
	
	O diagrama revela possibilidades típicas e exclusivas de ligas Fe-C.
	
	700oC corresponde a temperatura inicial de todas as possibilidades de tratamento térmico.
		
	
	CCE0291_EX_A7_201202082319 
	 Voltar
	Aluno(a): ROLF PREBEN SCHMIDT
	Matrícula: 201202082319
	
	Data: 15/08/2014 20:04:06 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202331980)
	
	Tratamentos térmicos são processos aplicados aos ferros e aços desde a antiguidade. Muito embora nesse período não alcançava-se a temperatura de fusão do Ferro, eram realizados tratamentos térmicos no próprio ferro esponja após a retirada da "ganga". Com relação aos tratamentos térmicos, PODEMOS afirmar que:
		
	
	No tratamento térmico dois parâmetros são os mais importantes, temperatura de aquecimento e taxa de resfriamento, não importando muito a composição do aço.
	
	No tratamento térmico dos aços, quanto mais alta a temperatura de aquecimento do aço, menor é o tamanho de grão.
	
	No tratamento térmico dos aços, quanto mais lento for o resfriamento,menor o tamanho de grão.
	 
	A temperatura de aquecimento afeta o aspecto microestrutural do aço, podendo originar grãos mais finos ou mais grosseiros.
	
	No tratamento térmico dos aços, a temperatura de aquecimento geralmente é inferior a zona crítica, uma vez que o aço deve permanecer no estado sólido.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202247898)
	
	As ligas de aço e ferro fundido se diferenciam a partir do teor de carbono, ou seja, quando possuem de 0,008 a 2,11% C são denominadas de aço e quando possuem teores de carbono de 2,11 < %C ≤ 6,7, são denominadas de ferro fundido.
Com relação às ligas de Fe-C, podemos NÃO podemos afirmar:
		
	 
	Para obtenção do Ferro, utiliza-se o processo eletrolítico, sem necessidade de utilização do calor para extração do mesmo a partir dos óxidos em que ocorre na natureza.
	
	O minério de ferro é retirado do subsolo, porém, muitas vezes, é encontrado exposto formando verdadeiras montanhas.
	
	Os principais minérios de ferro são hematita e magnetita.
	
	O Ferro é um metal que se caracteriza por apresentar várias fases alotrópicas.
	
	O ferro é encontrado na natureza geralmente sob a forma de óxidos nos minérios de ferro dos quais é extraído.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202247927)
	
	Atualmente, consideram-se aços aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%. As propriedades destas ligas podem ser modificadas através da adição de elementos de liga, que podem aumentar a resistência mecânica dos aços, a resistência à corrosão, a estabilidade microestrutural a altas temperaturas, entre outras características. Entre os elementos abaixo e suas atuações como elementos de liga, assinale a opção INCORRETA.
		
	 
	A Ag, embora seja um elemento nobre e portanto caro, é comumente utilizada para aumentar a resistência do aço.
	
	O Mn e Si são considerados ¿calmantes¿ dos aços.
	
	A presença de elementos de liga muda a posição das linhas dos diagramas de fase Fe-Fe3C.
	
	O S e P são elementos que fragilizam o aço.
	
	Alguns elementos de liga atuam como estabilizadores da austenita e ferrita.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202247905)
	
	Um engenheiro trabalha em uma produção de objetos metálicos e constantemente precisa especificar aços adequados a aplicações específicas. No caso em questão, houve a necessidade de a especificação de um aço para fabricação de um tanque a ser utilizado em armazenagem de produto químico. Entre os aços a seguir citados, aponte o que MELHOR se encaixa nesta função.
		
	 
	Aço austenítico.
	
	Aço martensítico.
	
	Aço carbono simples.
	
	Aço ferrítico.
	
	Aços Ph.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202247902)
	
	Um engenheiro precisa especificar dois aços entre aqueles que possui de tal forma a ter um aço de menor dureza e outro de maior dureza possíveis. Sabendo-se que a dureza é uma função do teor de Carbono, escolha a opção CORRETA, considerando-se respectivamente os aços de menor e maior dureza.
		
	
	Aço SAE1070 e aço SAE1080
	
	Aço SAE1080 e aço SAE1070
	
	Aço SAE1080 e aço SAE1006
	
	Aço SAE1006 e aço SAE1008
	 
	Aço SAE1006 e aço SAE1080
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202247926)
	
	O advento do aço representou uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas na humanidade, permitindo a construção de estruturas de maior porte, capazes de suportar cargas não consideradas compatíveis às edificações. Como aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%, podendo ocorrer em sua microestrutura a presença de várias impureza. Com relação aos aços, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Aços de alta liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração superiores a 5,0%.
	
	Os aços com concentração de carbono entre 0 e 2,11%, com impurezas normais desta liga, são considerados aços carbono comuns.
	 
	O S, o Si, o P e o Al e o Au são impurezas normais nos aços.
	
	A presença de elementos de liga muda a posição das linhas dos diagramas de fase Fe-Fe3C.
	
	Aços de baixa liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração inferiores a 5,0%.
		
	
	CCE0291_EX_A8_201202082319 
	 Voltar
	Aluno(a): ROLF PREBEN SCHMIDT
	Matrícula: 201202082319
	
	Data: 15/08/2014 20:09:05 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202152586)
	
	Em relação as seguintes afirmações feitas sobre os materiais metálicos: I) Os aços inoxidáveis são ligas que apresentam grande resistência a corrosão em uma grande variedade de ambientes; II) As propriedades anti-corrosivas dos aços inox são melhoradas com a adição de elementos de liga, o que também eleva o custo do material; III) As ligas leves além de apresentar elevada resistência a corrosão em diversos ambientes agressivos, também apresentam boa resistência mecânica específica, IV) Os aços ferramentas são ¿ligas de alto carbono¿ com outros elementos de liga, apresentando elevada resistência mecânica e elevada ductilidade.
		
	
	Apenas I, III e IV estão corretas
	
	Apenas II, III e IV estão corretas.
	
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	Todas estão corretas.
	 
	Apenas I, II e III estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202247947)
	
	Uma das formas de se alcançarem as propriedades necessárias a um aço para que o mesmo possa ser utilizado em uma aplicação específica, como por exemplo alta resistência a corrosão, é o acréscimo de elementos de liga, como o Cr, Ni, V, Mo, W, Co e Cu. Com relação a atuação destes elementos, não podemos afirma que:
		
	
	Podem alterar a resistência e a dureza das ligas.
	 
	Não alteram o tamanho de grão.
	
	Deslocam as curvas TTT para a direita.
	
	Podem conferir propriedades especiais como a estabilidade a baixas e médias temperaturas.
	
	Podem modificar as propriedades elétrica e magnéticas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202331999)
	
	A "fratura por fadiga" ocorre quando submetemos os materiais a esforços abaixo do limite de resistência do material, em regime cíclico ao logo de um grande período de tempo. Com relação a este tipo de fratura, PODEMOS afirmar:
		
	
	A maior parte das trincas que iniciam o processo de falha se origina no interior do material.
	
	Através do polimento superficial, não alteramos a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
	
	A carbonetação é um tratamento superficial que confere menor dureza superficial ao aço e que pode ser utilizado para diminuir a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
	
	Quanto maior o valor médio da tensão aplicada ao componente, maior é a vida útil do mesmo.
	 
	Através do tratamento superficial para a criação de tensões compressivas, diminui-se a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202325955)
	
	A corrosão sob tensão é um fenômeno de corrosão localizada nos materiais por efeito do ambiente e da tensão mecânica de tração. A este respeito assinale a opção incorreta.
		
	
	As tensões que induzem à corrosão sob tensão podem ser causadas tanto pelas tensões aplicadas externamente como pelas tensões residuais.
	
	A corrosão se manifesta como trincas que reduzem a resistência mecânica do material.
	
	Nos metais, através da análise estrutural, foram identificadas ramificações das trincas até mesmo nos contornos dos grãos.
	 
	A corrosão sob tensão só pode ocorrer com tensões bem superiores ao limite de escoamento do material metálico.
	
	No caso dos materiais metálicos ocorrem trincas finas e profundas de corrosão, mesmo que o material seja bastante resistente à corrosão uniforme, como os aços inoxidáveis.5a Questão (Ref.: 201202328354)
	
	O processo de corrosão de um material é a deterioração de um material ou das suas propriedades, devido à reação com o meio envolvente. Para ocorrer a corrosão, são necessários alguns fatores combinados de reações do material quando da exposição ao meio. Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta que descreva a área onde ocorrerá as reações de oxidação do metal:
		
	 
	Área Anódica
	
	Área de Corrosão
	
	Área do Circuito Metálico
	
	Área Catódica
	
	Área do Eletrólito
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202247939)
	
	O aço carbono é largamente utilizado na construção civil devido ao baixo custo comparativo aos demais aços. Isto ocorre em decorrência da ausência ou quase completa ausência de elementos de liga nesta liga Fe-C.
Com relação aos aços de baixo carbono, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Apresentam baixa dureza e alta ductilidade.
	
	A microestrutura geralmente é composta de perlita e ferrita.
	
	Apresentam facilidade de conformação e soldagem.
	 
	Geralmente apresentam teor de carbono superior a 1,5%.
	
	As propriedade mecânicas dos aços carbono deterioram-se a baixas temperaturas.
		
	
	 CCE0291_EX_A9_201202082319 
	 Voltar
	Aluno(a): ROLF PREBEN SCHMIDT
	Matrícula: 201202082319
	
	Data: 15/08/2014 20:14:35 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202117472)
	
	O principal objetivo do tratamento térmico de Revenido nos Aços é:
		
	 
	aumentar a tenacidade a fratura do aço temperado
	
	promover a esferadização da cementita
	
	diminuir a dureza dos aços após a têmpera
	
	aumentar a resistência tração
	
	evitar as trincas de têmpera
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202117452)
	
	Considerando-se o processo de austenitização dos Aços ao Carbono, associe:
I- Martensita          (    ) Resfriamento lento  ;                       
II- Bainita              (    ) Resfriamento rápido  ; 
III- Perlita             (    ) Resfriamento moderado    
                             (    ) Resfriamento ao ar
                             (    ) Resfriamento em água
                 
 
 
		
	
	II, I, II, III, I
	
	II, I, III, II, I
	
	III, II, III, III, II
	
	III, II, II, III, I
	 
	III, I, II, II, I
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202117469)
	
	O recozimento pleno tem como objetivo principal:
		
	 
	diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
	
	aumentar a dureza e diminuir a tenacidade
	
	diminuir a usinabilidade
	
	aumentar a resistência à tração
	
	aumentar a resistência a abrasão diminuindo a dureza
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202326011)
	
	Com relação ao alumínio e ao cobre, assinale a opção incorreta.
		
	
	O cobre é um metal de aparência avermelhada e ponto de fusão de 1083°C.
	
	Na obtenção do cobre a partir da calcosita e da calcopirita, que são os minerais sulfurados, é preciso eliminar o enxofre através do processo de ustulação.
	
	Os EUA e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério do mundo, localizada na região amazônica.
	 
	O cobre é obtido da natureza em seu estado nativo (in natura) ou a partir de minérios. Possui estrutura cristalina CCC.
	
	A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202328357)
	
	Um determinado material tem como características a excelente laminação, considerado um metal comercialmente puro com teores de 99,0%, apresentando baixa dureza, uma boa fusibilidade, além de pode ser reciclado. Apesar da matéria-prima principal ser de fácil extração, o processo de transformação exige muita energia. Assinale a opção correta que descreve o nome deste material considerado na classificação dos Não Ferrosos e a cite a sua matéria prima de origem, respectivamente ?
		
	
	Ferro e Ferrita
	
	Aço inxodável e Carbeto
	
	Polímero e Xisto
	 
	Alumínio e Bauxita
	
	Alumínio e Bainita
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202247952)
	
	Existem muitas variações de tratamento térmica, cada uma com sua finalidade específica. Entre os tratamentos mais utilizados, encontra-se a RECOZIMENTO, que possui como finalidade recuperar a textura cristalográfica anterior do material que sofreu um outro tratamento térmico ou mesmo deformação mecânica. Com relação a esta variação de tratamento térmico, só não podemos afirmar que geralmente o mesmo atua:
		
	 
	Alterando a composição do aço.
	
	Alterando as propriedades eletromagnéticas do material.
	
	Diminuindo a ductilidade.
	
	Diminuindo a dureza a do material.
	
	Ajustando o tamanho de grão.
		
	
	CCE0291_EX_A10_201202082319 
	 Voltar
	Aluno(a): ROLF PREBEN SCHMIDT
	Matrícula: 201202082319
	
	Data: 15/08/2014 20:18:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202247969)
	
	Diversos fatores influenciam a corrosão, entre eles a acidez do meio em combinação com a temperatura do mesmo. Considerando o exposto e a o gráfico a seguir, analise as proposições e identifique a INCORRETA:
 
 
		
	 
	O pH sempre afeta a taxa de corrosão.
	
	A taxa de corrosão aumenta com a temperatura.
	
	Em temperaturas diferentes, não há igualdade das taxas de corrosão.
	
	A taxa de corrosão é maior nos ambientes de menor pH.
	
	A temperatura sempre afeta a taxa de corrosão.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202117478)
	
	O objetivo da cementação dos aços comuns é:
		
	
	aumentar o teor de carbono superficial
	 
	aumentar a resistência ao desgaste
	
	diminuir a dureza superficial
	
	aumentar a tenacidade do núcleo
	
	diminuir a resistência à tração
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202248027)
	
	A partir da Segunda Guerra Mundial, os polímeros sintéticos revolucionaram o mundo dos materiais, com o surgimento de polímeros que puderam substituir polímeros naturais como a madeira, a borracha, o algodão, a lã, o couro e a seda. Com relação aos polímeros, NÂO podemos afirmar:
		
	
	Crosslink ou ramificações são ligações químicas cruzadas entre cadeias de polímeros.
	 
	Grau de polimerização (DP) é o número de unidades monoméricas presentes na molécula do polímero dividido pela extensão da molécula.
	
	Homopolímero é uma macromolécula derivada de um único tipo de monômero.
	
	Copolímero é uma macromolécula contendo dois ou mais tipos de monômeros em sua estrutura.
	
	Monômero é o composto químico cuja polimerização irá gerar uma cadeia de polímero.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202248001)
	
	As ligas de cobre possuem ampla utilização na construção civil no que se refere a instalações elétricas.; podem ser obtidas através da ligação pdo cobre com odiversos elementos.
Com relação às denominações do cobre ligado, NÂO está correto:
 
		
	
	A liga cobre + níquel é denominada de cuproníquel.
	
	A liga cobre + zinco é denominada de latão.
	 
	A liga cobre + alumínio é denominada de duralumínio.
	
	A liga cobre + estanho é denominada de bronze.
	
	A liga cobre + zinco + níquel é denominada de alpacas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202152603)
	
	Com relação às ligas metálicas podemos dizer que¿
		
	
	Qualquer material que contenha algum elemento metálico na sua composição;
	
	Qualquer material que contenha mais de um elemento metálico na sua composição;
	
	São materiais formados pela mistura de dois ou mais elementos metálicos em proporções aproximadas;
	 
	São materiais formados por um elemento metálico e adições de quaisquer outros elementos emqualquer proporção;
	 
	São materiais formados pela mistura de dois ou mais elementos metálicos em qualquer proporção;
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202152588)
	
	Em relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações:
I) Os aços ferramentas são "ligas de alto carbono" com outros elementos de liga, apresentando elevada resistência mecânica e baixa ductilidade.
II) O latão e o bronze são nomes comerciais dados a alguns tipos de ligas de cobre.
III) As ligas leves apresentam propriedades superiores à maioria dos aços a um custo menor;
IV) Um dos principais motivos para utilização de ligas leves e sua elevada resistência mecânica específica (resistência/peso).
		
	 
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	Apenas II, III e IV estão corretas;
	
	Apenas I, II e III estão corretas;
	
	Apenas III e IV estão corretas;
	
	Apenas II e III estão corretas.

Continue navegando