Buscar

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Prévia do material em texto

1) Cite a função do coração
Bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente.
2) Apresente a localização do coração
É situado dentro da caixa torácica entre os dois pulmões ligeiramente deslocado para a esquerda, adiante do esôfago e apoiado sobre o diafragma.
3) Explique sobre a forma do coração
O coração, em forma de cone, é relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho do punho fechado, cerca de 12 cm de comprimento, 9 cm de largura em sua parte mais ampla e 6 cm de espessura.
4) Cite e posicione as camadas do coração.
Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.
Pericárdio fibroso superficial: é um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelástico. Assemelha-se a um saco, que repousa sobre o diafragma e se prende a ele.
Pericárdio seroso: mais profundo, é uma membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada, circundando o coração. A camada parietal, mais externa, do pericárdio seroso está fundida ao pericárdio fibroso. A camada visceral, mais interna, do pericárdio seroso, também chamada epicárdio, adere fortemente à superfície do coração.
Epicárdio: a camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso. O epicárdio é contínuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso.
Miocárdio: é a camada média e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco.
Endocárdio: é a camada mais interna do coração. É uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. O endocárdio também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sanguíneos que entram e saem do coração.
5) Defina pericárdio e cite as suas funções.
O pericárdio é uma formação sacular que envolve o coração, compreendida por uma estrutura externa, fibrosa, e outra interna, serosa. Envolve também as raízes dos grandes vasos . É formado por duas membranas, uma de constituição fibrosa que envolve mais externamente o coração e grandes vasos em intima relação com as estruturas mediastinais, denominado pericárdio fibroso; e outras de consistência serosa, o pericárdio seroso, constituído por 2 lâminas, as lâminas parietal e visceral.
6)Cite e localize as câmaras cardíacas.
•	Átrio esquerdo: situado quase no plano mediano e é a mais posterior das câmaras cardíacas.
•	Átrio direito: é anterior ao átrio esquerdo, forma a borda direita do coração e está à direita e no mesmo plano anteroposterior que o ventrículo esquerdo.
•	Ventrículo esquerdo: é a câmara mais muscular das quatro cavidades, formando a borda esquerda do coração.
•	Ventrículo direito: é a mais anterior das câmaras cardíacas.
As quatro câmaras estão situadas, aproximadamente, em um mesmo plano horizontal e, portanto, quando o sangue flui do átrio para o ventrículo, ele faz um plano quase horizontal.
7) defina septo cardíaco.
Um septo é uma membrana que separa duas cavidades de um mesmo órgão. O septo interventricular separa o ventrículo cardíaco direito do ventrículo cardíaco esquerdo, o septo interatrial separa os dois átrios cardíacos.
8) Cite e localize as válvulas cardíacas. Explique sua função.
As válvulas cardíacas estão localizadas, mais especificamente, entre os átrios e ventrículos, bem como nas saídas da artéria aorta e artéria pulmonar. Atualmente, são chamadas de valvas cada um dos aparelhos valvulares do coração. 
Existem quatro valvas cardíacas:
Mitral ou bicúspide: apresenta dois folhetos e lembra uma mitra (um tipo de chapéu usado pelo bispo da Igreja Católica). Esta valva possibilita a fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo esquerdos.
Tricúspide: apresenta três folhetos e possibilita o fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo direitos.
Aórtica: está localizada na saída do ventrículo esquerdo para a aorta, possibilitando o fluxo sanguíneo entre a luz dessas duas estruturas.
Pulmonar: localizada na saída do ventrículo direito para a artéria pulmonar, possibilitando o fluxo sanguíneo entre a luz dessas duas estruturas.
9) Cite os vasos que chegam nos átrios direito e esquerdo.
No átrio direito desembocam (chegam) as seguintes estruturas, a veia cava superior e cava inferior. 
No átrio esquerdo também chegam às veias pulmonares superiores (direita e esquerda) e inferiores (direita e esquerda), totalizando quatro estruturas, sendo duas (uma superior e uma inferior) de cada pulmão.
10) Cite os vasos que saem dos ventrículos direito e esquerdo.
Do ventrículo direito saem à artéria tronco pulmonar que após um pequeno trajeto se divide (bifurca) em artéria pulmonar direita e esquerda para os respectivos pulmões. 
Do ventrículo esquerdo saem à artéria aorta que assume um trajeto inicial para cima e depois para trás e para a esquerda formando o arco aórtico. 
11) Cite as cavidades cardíacas que contém sangue venoso e arterial.
O coração apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Cada lado funciona com um tipo de sangue: o direito, com sangue venoso, e o esquerdo, com arterial. Não havendo mistura de sangues no coração, a circulação é chamada completa.
12) Apresente a diferença de espessura do miocárdio do ventrículo esquerdo em relação ao ventrículo direito. Justifique sua resposta.
No ventrículo esquerdo a espessura do miocárdio é superior à do ventrículo direito pois ele tem que impulsionar o sangue para todo o organismo, enquanto que o direito apenas impulsiona o sangue para os pulmões.
13) Explique a pequena e a grande circulação e suas funções.
A pequena circulação: A artéria pulmonar parte do ventrículo direito e se bifurca logo em artéria pulmonar direita e artéria pulmonar esquerda, que vão aos respectivos pulmões. Uma vez dentro dos pulmões, ambas se dividem em tantos ramos quantos são os lobos pulmonares; depois uma posterior subdivisão ao nível dos lóbulos pulmonares, estes se resolvem na rede pulmonar. As paredes dos capilares são delgadíssimas e os gases respiratórios podem atravessá-las facilmente: o oxigênio do ar pode assim passar dos ácinos pulmonares para o sangue; ao contrário, o anidrido carbônico abandona o sangue e entra nos ácinos pulmonares, para ser depois lançado para fora. Aos capilares fazem seguimento as vênulas que se reúnem entre si até formarem as veias pulmonares. Estas seguem o percurso das artérias e se lançam na aurícula esquerda. A artéria pulmonar contém sangue escuro, sobrecarregado de anidrido carbônico (sangue venoso). As veias pulmonares contêm, contrariamente, sangue que abandonou o anidrido carbônico e se carregou de oxigênio, tomando a cor vermelha (sangue arterial).
A grande circulação: A aorta, ponto de início da grande circulação, parte do ventrículo esquerdo. Forma um grande arco, que se dirige para trás e para a esquerda, segue verticalmente para baixo, seguindo a coluna vertebral, atravessa depois o diafragma e penetra na cavidade abdominal. Ao fim do seu trajeto, a aorta se divide nas duas artérias ilíacas, que vão aos membros inferiores. Da aorta se destacam numerosos ramos que levam o sangue a várias regiões do organismo. Da aorta partem as artérias subclávias que vão aos membros superiores e as artérias carótidas que levam o sangue à cabeça. Da aorta torácica partem as artérias bronquiais, que vão aos brônquios e aos pulmões, as artérias do esôfago e as artérias intercostais.
14) Defina hematose.
É o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.
15) Explique as diferenças entre artérias e veias.
As artérias são responsáveis por conduzir o sangue para fora docoração, portanto quando o coração bombeia o sangue, ele bombeia este sangue diretamente nas artérias com grande pressão, para que as artérias possam conduzir o sangue na direção dos tecidos. Já as veias, são responsáveis por conduzir o sangue de volta ao coração e removem as toxinas dos tecidos para elas sejam eliminadas. As veias têm início após os vasos capilares, pois os capilares representam a junção entre as artérias e as veias.
16) Defina anastomose.
A anastomose corresponde a uma conexão entre duas partes do corpo humano. A mais frequente das anastomoses é a de vasos sanguíneos que se ligam naturalmente para formar novas vias de circulação sanguínea quando uma veia é rompida. O polígono de Willis no cérebro é um sistema de anastomoses que permite uma melhor circulação do sangue. A colostomia, anastomose de origem cirúrgica, corresponde à ligação do cólon ao abdômen.

Continue navegando