Buscar

ad 6 sem

Prévia do material em texto

AD..tds 6º sem
Gestão dos Espaços Educativos e Prática
Onde houver duas ou mais pessoas dividindo o mesmo espaço existirá a possibilidade.O gestor deverá ser por excelência, um solucionador de conflitos e patrocinador do trabalho coletivo. Nesse sentido, conhecer algumas técnicas para solucionar conflitos, praticar uma comunicação adequada pode ser fundamental para a formação de quem vai lidar especialmente e diretamente com as pessoas nas organizações educativas. Ressaltamos como se deve praticar uma confrontação positiva:
 
I.Deve-se ter como intenção partilhar ideias e informações, e não dar conselhos.
 
II.Precisa-se ser ponderada em termos de utilidade que possa ter para a pessoa confrontada e não apenas, para que você se alivie.
 
III.Deve-se levar em conta a quantidade de informações que a outra pessoa pode utilizar e não a quantidade de informaçõesque você tem ou gostaria de dar.
 
IV.A confrontação tem um momento, um tempo apropriado.
 
V.Assuma a responsabilidade da emoção que você sente diante do fato a ser confrontado
 
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. III, IV e V
b. Todas estão corretas
c. II, IV e V
d. I, II, IV e V
No contexto da sociedade globalizada e com as reformas praticadas a partir da década de 90, a escola passou a ser vista como uma instituição “aprendente”. Neste aspecto, assinale a alternativa que não atende a concepção de “escola aprendente”:
Escolha uma:
a. Tem lideranças fortes que se preocupam com a solução de problemas em contextos de discussão e participação democrática
b. A escola que gera conhecimento sobre si e assim contribui para o conhecimento sobre si mesma
c. Representa o somatório do desenvolvimento individual
d. Envolve seus membros nos processos de tomada de decisão e solução de problemas
(FUVEST 2010) - Leia esta notícia científica:
 
Há 1,5 milhão de anos, ancestrais do homem moderno deixaram pegadas quando atravessaram um campo lamacento nas proximidades do Ileret, no norte do Quênia. Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu essas marcas recentemente e mostrou que elas são muito parecidas com as do “Homo sapiens”: o arco do pé é alongado, os dedos são curtos, arqueados e alinhados. Também, o tamanho, a profundidade das pegadas e o espaçamento entre elas refletem a altura, o peso e o modo de caminhar atual. Anteriormente, houve outras descobertas arqueológicas, como, por exemplo, as feitas na Tanzânia, em 1978, que revelaram pegadas de 3,7 milhões de anos, mas com uma anatomia semelhante à de macacos. Os pesquisadores acreditam que as marcas recém-descobertas pertenceram ao “Homo erectus”. (Revista FAPESP, nº 157, março de 2009. Adaptado.)
 
No texto, a sequência temporal é estabelecida principalmente pelas expressões:
Escolha uma:
a. “ancestrais”; “moderno”; “proximidades”.
b. “quando atravessaram”; “norte do Quênia”; “houve outras descobertas”.
c. “marcas recém-descobertas”; “em 1978”; “descobertas arqueológicas”.
d. “Há 1,5 milhão de anos”; “recentemente”; “anteriormente”.
(FCC 2010) Muitos são os fatores que determinam a violência nas escolas. Uma explicação para este fenômeno é:
Escolha uma:
a. os sistemas educativos são pautados em processos de exclusão, gerando mais desigualdades sociais e, por conseguinte, mais violência social.
b. a desintegração da família promove desajustes psicossociais que são os geradores de mais e mais episódios de violência.
c. os meios de comunicação de massa, principalmente a televisão, são os maiores responsáveis pela violência ao impor imagens que a ela se referem.
d. a crise social do mundo atual conjuga-se com uma crise moral, e vem acompanhada do desenvolvimento da violência e da criminalidade.
A escola como comunidade crítica de aprendizagem, na singularidade do seu contexto e na especificidade do seu projeto, segundo Santos Guerra, mostra que: “para aprender de forma eficaz é preciso ter vontade de agir, olhos bem abertos para ver, a mente desperta para analisar e o coração disposto para assimilar o aprendido.”  (2001, p. 12)
 
De acordo com o texto acima, pode-se dizer que a alternativa correta é:
Escolha uma:
a. As escolas estão abertas à aprendizagem, interrogam, fazem diagnósticos precisos para que possam orientar suas ações.
b. Todas estão corretas.
c. As escolas aprendem a negociar, a gerir conflitos e divergências.
d. As escolas aprendem a aceitar e a conviver com as diferenças, com a complexidade do conhecimento, além de abrir as portas para a solidariedade.
“Desde os anos de 1980 temos um movimento de participação em colegiados escolares muito praticados em todo o país e que se fortalece ainda hoje. Os Conselhos de Classe que devem contar com a participação de professores, representantes de alunos e de gestores têm a função de avaliar e produzir encaminhamentos para problemas relativos ao processo de ensino-aprendizagem. Os Conselhos Escolares que possuem natureza deliberativa, consultiva e fiscalizadora têm como objetivo a gestão participativa em todos os assuntos (pedagógico, administrativo, financeiro, relação escola-comunidade) da comunidade escolar”.
De acordo com o texto acima, é INCORRETO afirmar:
Escolha uma:
a. A principal vantagem da gestão colegiada é que ela possibilita a intervenção dos profissionais e dos usuários (alunos e pais) na gestão da escola possibilitando alterar as relações de poder
b. Tanto os professores como a direção escolar precisarão se abrir ao diálogo e aprender a compartilhar o poder de planejamento e decisão de todos os assuntos de interesse coletivo
c. Percebe-se que não existe uma dimensão pedagógica da participação, ressaltando-se que tanto na escola como no âmbito mais amplo da sociedade a experiência da participação em órgãos deliberativos não viabiliza a prática da ordem democrática
d. Há uma participação como processo organizacional, em que os profissionais e usuários da escola compartilham certos processos de tomada de decisão
(CESGRANRIO 2007) “O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para intervenção e participação responsável na vida social. Para que a escola atenda a esses objetivos, torna-se necessária uma proposta educacional que expresse a busca da qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. A escola, mais do que nunca, é um espaço social privilegiado de construção de conhecimentos, significados éticos necessários e constitutivos das ações de cidadania.” (SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A construção da proposta pedagógica da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000.)
Uma educação que pretenda atender aos princípios expostos no texto acima deve ter uma proposta curricular que privilegie:
Escolha uma:
a. Oferta dos conhecimentos básicos da nossa cultura a todos os alunos.
b. Demarcação das diversas áreas do conhecimento, principalmente pela disciplinarização.
c. Construção do conhecimento pelo aluno, independente do professor.
d. Implementação da informática como conteúdo obrigatório.
Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas. Tal diferença é explicada pela compreensão do que vem a ser cultura organizacional, definida como:
Escolha uma:
a. comportamento que cada indivíduo assume nos diferentes lugares em que atua, de acordo com sua história de vida e suas experiências.
b. conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização e o comportamento das pessoas em particular.
c. modelo de gestão, baseado em pressupostos antropológicos, que tem por meta ampliar o cabedal cultural de todos os envolvidos na organização.
d. tradições culturais, acumuladas por uma instituição, que têm caráter perene e que influenciam as decisões coletivas.
Os termos administração e gestão estão vinculados a contextos históricos e políticos que lhes atribuem ênfase e sentido. “Administração escolar” era mais utilizadano contexto do sistema hierárquico, burocratizado e centralizado que moldavam com predominância as práticas do sistema educacional. O termo gestão passou a ser mais utilizado no contexto da democratização da sociedade brasileira e, também, influenciado pelas reformas educacionais dos anos de 1990, cujas marcas são a descentralização, a autonomia e a participação. Assinale a resposta correta:
Escolha uma:
a. Todas estão corretas
b. Libâneo (2001) afirma que administrar significa a utilização racional de recursos para atingir os objetivos organizacionais.
c. Segundo Anisio Teixeira (1961), a função de administrador é função que depende muito da pessoa que a exerce; o administrador depende de quem ele é, do que tenha aprendido e de uma longa experiência.
d. Para Chiavenatto (1989), administrar significa trabalhar com e por meio de pessoas e grupos para alcançar objetivos organizacionais.
Segundo a concepção de Gestão Técnico-científica as instituições escolares buscam seguir os métodos de administração empresarial. Ela baseia-se na hierarquia de cargos e funções visando à racionalização do trabalho e à eficiência dos serviços escolares. De acordo com essa concepção de gestão, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. É tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica que funciona racionalmente e, por isso pode ser planejada, organizada e controlada, a fim de alcançar os maiores índices de eficácia e eficiência.
b. Este ainda é o modelo mais comum encontrado na realidade educacional brasileira.
c. As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional: organograma de cargos e funções, planos de ações feitos de cima para baixo.
d. A direção é centralizada em uma pessoa – o diretor – e professores, alunos, funcionários têm todas as oportunidades de participação.
 Avaliação Educacional e Prática
Ralph Tyler, um dos primeiros autores a enfatizar a necessidade de definir claramente os objetivos educacionais como comportamento manifesto do aluno, foi um grande nome na área e chegou a ser chamado de “pai da avaliação educativa” (DIAS SOBRINHO, 2003, p.16). Autores como Tyler declaravam que: 
I- A avaliação educacional dá possibilidades para descobrir o que os estudantes aprenderam na escola e quais deles estão encontrando dificuldades de aprendizagem.
II- Avaliação educacional é importante e necessária tanto para ajudar o professor quanto para dar ao público uma melhor noção do rendimento educacional.
III- O objetivo da avaliação é julgar o comportamento dos alunos - os problemas que requerem cuidadosa atenção não são levados em consideração.
Estão corretas as alternativas:
Escolha uma:
a. Apenas I e II.
b. Apenas II e III.
c. Apenas I e III.
d. Todas as alternativas estão corretas.
Segundo Miriam Celeste Martins, por observação entendemos o olhar sobre o objeto, geralmente partindo de um roteiro previamente definido. Quando o educador traça sua pauta de observação ele já tem em mente as hipóteses do educando. Suas perguntas, que encaminham a observação, poderão confirmar ou não estas hipóteses e ele, então, faz um julgamento. Mas almejamos algo mais aberto e próximo da realidade, algo que antes do julgamento possa produzir intervenções a favor da aprendizagem de nossos estudantes, pois: 
 
 
 
Escolha uma:
a. Não basta apenas observar, é preciso registrar o que foi observado, documentar e intervir.
b. Nenhuma das outras alternativas está correta.
c. Os educadores não registram as avaliações realizadas por eles.
d. Não registramos os resultados obtidos nas avaliações, apenas verificamos.
Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o .................... é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O.................. avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos. A avaliação de que trata o texto é o:
Escolha uma:
a. SINAES
b. PARU
c. ENC
d. PAIUB
Para desmistificar o mito da avaliação classificatória podemos aplicar outros tipo de avaliação, como por exemplo:
 
 
Escolha uma:
a. Avaliação em grupo
b. Todas as alternativas estão corretas
c. Questões a mais para escolha
d. Avaliação com consulta
(ENADE 2005, com adaptações) A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível – e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.
 
RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.
 
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação Brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto. Este contraponto é expresso por:
 
I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;
 
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
 
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
 
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
 
São corretos:
Escolha uma:
a. I, II e III, apenas.
b. II, III e IV, apenas.
c. I e II, apenas.
d. III e IV, apenas.
Coordenação do Trabalho Pedagógico e Prática
Face ao grande desenvolvimento tecnológico, passou a frequentar o debate nos meios educacionais, a substituição do professor por computadores, e a da escola, por redes de aprendizagem. As redes de aprendizagem constituem-se na ampliação dos espaços pedagógicos, o que facilita o acesso assíncrono e a distância à informação e à comunicação, com a finalidade de se construírem conhecimentos. Entretanto, a mera expansão da rede de aprendizagens pode não ser suficiente para garantir esse acesso, posto que algumas condições são necessárias para constituí-la. Entre estas condições, pode-se citar (Assinale a única alternativa correta.): 
Escolha uma:
a. A disponibilização de recursos tecnológicos muito sofisticados.
b. A criação de um ambiente virtual de aprendizagem.
c. Uma comunidade virtual com membros homogêneos, para maior troca de experiências.
d. Uma comunidade virtual que utilize a Internet apenas aleatoriamente.
Mizukami (2002), retomando Gómez (1995), apresenta dois modelos de formação. O primeiro modelo é o fundamentado na racionalidade técnica, assim caracterizado, por apresentar um currículo que privilegia o saber escolar molecular em que as peças isoladas podem ser agrupadas de maneira a compor um conhecimento mais avançado e categorial, em detrimento do conhecimento do aluno. O segundo fundamenta-se na racionalidade prática, devendo, portanto, ater-se a um modelo pautado na reflexão, entendida como elemento capaz de estabelecer nexos entre a formação inicial, a continuada e as experiências vividas e em suas três dimensões: conhecimento na ação;  reflexão na ação e reflexão sobre a ação.
 
Leia as assertivas que seguem:  
 
1) - No primeiro modelo, há hierarquização dos níveis de conhecimento, sugerindo-se um percurso dos mais básicos para os mais abstratos e separando-se a investigação e a prática, enquanto no segundo modelo, ressalta-sea resolução de problemas com base no conhecimento.
 
(2) - No primeiro modelo, o professor deve ser reconhecido como um técnico especialista que aplica com rigor as regras que derivam do conhecimento científico, enquanto no segundo modelo, ressalta-se a observação das experiências figurativas ou cotidianas; das representações formais ou nas referências fixas representadas pelo saber escolar e das emoções cognitivas ou confusões e incertezas.
 
(3) - O primeiro modelo baseia-se em que o conhecimento é um conjunto de fatos, princípios, regras e procedimentos que se aplicam diretamente a problemas instrumentais, enquanto o segundo modelo ressalta a aplicação dos instrumentos conceituais e estratégias de análise para compreender e reconstruir a prática, a fim de determinar metas e escolher meios.
 
(4) - No primeiro modelo, ressalta-se a resolução de problemas com base no conhecimento, enquanto no segundo modelo, há hierarquização dos níveis de conhecimento, sugerindo-se um percurso dos mais básicos para os mais abstratos e separando-se a investigação e a prática.
 
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Não há assertivas verdadeiras.
b. São verdadeiras as assertivas 2, 3 e 4.
c. São verdadeiras as assertivas 1, 2 e 3.
d. Todas as assertivas são verdadeiras.
Segue o depoimento de uma professora de escola estadual localizada no município de São Paulo, SP:
“Às vezes, é assim, quando tem um mau elemento a gente fala com a diretora para não aceitar a matrícula dele no ano que vem, na escola, o que aconteceu com alguns. Então, a gente já elimina. Passa de ano na escola mas manda embora da escola. A gente fala assim: ‘ nós vamos passar seu filho mas ele vai ser mandado embora da escola’.”
(PARO, Vitor H. Participação popular na gestão da escola pública. Tese (Livre-docência). Universidade de São Paulo, 1991.p.237-38).
O depoimento desta professora revela que:
Escolha uma:
a. A promoção do aluno pode ser considerada moeda de troca pela sua saída da escola.
b. A escola realiza um trabalho com a comunidade, que participa ativamente das decisões do conselho de classe.
c. O conselho de classe encarrega-se da avaliação do aproveitamento dos alunos propondo metodologias mais apropriadas para a sua aprendizagem.
d. Ao professores têm grande habilidade para enfrentar as diferenças entre os alunos.
A cada período histórico, corresponde a preparação de um cidadão diferente,
que responda às demandas de sua época. Assim, é possível compreender
que a educação tende a modificar-se através dos tempos, para tentar acompanhar as necessidades sociais de cada momento. Com o desenvolvimento acelerado das tecnologias de informação e comunicação, com a automação dos processos industriais e o decorrente desemprego da mão de obra ultraespecializada, o modelo de escola que preparava pessoas somente para repetirem o que haviam aprendido foi superado. Tornou-se necessário formar, então, não mais o repetidor de tarefas e conteúdos,
mas ... (Analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta):
(1) um homem capaz de responder a cada instante a novos desafios, buscando soluções inéditas para problemas nunca antes enfrentados. 
(2) um homem capaz de relacionar-se bem com sua equipe e de aprender coisas novas na velocidade em que avança a tecnologia.
(3) um homem para a era do conhecimento.
Escolha uma:
a. Estão corretas apenas as assertivas 1 e 3.
b. Estão corretas apenas as assertivas 2 e 3.
c. Estão corretas apenas as assertivas 1 e 2..
d. Todas as afirmações estão corretas.
Às áreas do conhecimento, são agregados os temas transversais, tratados como questões sociais relevantes. Embora tenham sido eleitos seis temas transversais como os emergentes, não se descarta a possibilidade de que as escolas adotem outros, além destes: ética, saúde, consumo, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural. Importante é destacar que os temas transversais não são nem área do conhecimento, e menos ainda, disciplinas. Sobre  transversalidade, é  falso afirmar que (Assinale a alternativa correta):
Escolha uma:
a. O melhor momento para a abordagem desses temas é quando há falta de professores. Trata-se de excelente estratégia a ser utilizada por professores substitutos.
b. Não há aulas específicas de ética. A ética é construída, sobretudo no processo de organização das relações interpessoais na escola. Se há respeito por todos, independentemente de suas particularidades, a ética naturalmente se evidencia.
c. Os temas transversais são tratados em um volume específico dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
d. A noção de transversalidade implica em permeabilidade entre as diversas áreas, ou seja, em qualquer uma delas é possível abordar os temas transversais, toda vez que houver uma oportunidade, e o tema estiver relacionado ao que se está ensinando.
Planejamento Educacional e Prática
Heloisa Luck , referindo-se a dimensão participativa da gestão escolar, afirma que: “ a ação participativa depende de que sua prática seja realizada a partir do respeito a certos valores substanciais”, como:
I - Ética.
II - Solidariedade
III - Equidade
IV - Compromisso
Aponte apenas a alternativa que contem os valores citados pela autora e adequados ao tema.
Escolha uma:
a. I e II somente
b. I, II e III somente
c. I somente
d. I, II, III e IV
“[...] a formação do professor não se dá de fora para dentro. Ele se forma, não é formado. A formação não precede o exercício da profissão, ela se dá no exercício desta. E para que isto ocorra é necessária uma reorganização da escola.” (RIBAS,1989,p.68)
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A formação continuada do professor na escola dispensa o ato investigativo da própria práxis e prioriza a produção intelectual qualificada da área.
b. Após o trabalho de investigação para a elaboração do Plano Escolar e se, detectado problemas de formação técnica da equipe, faz-se necessário a efetivação de uma parceria com as universidades locais para o trabalho de formação continuada desses docentes.
c. O Plano Escolar, tendo como foco o desenvolvimento do aluno, prevê os meios para a formação continuada do docente.
d. Na prática, é impossível a escola possuir autonomia capaz de dar sustentação à organização do trabalho e à formação de seus profissionais e, por essa razão a “formação continuada dos docentes em serviço” consta nos Planos de Ensino somente para cumprir uma exigência burocrática.
Conforme Padilha (2001), planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. É também um “processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações”.
 
Considerando as ideias expostas no parágrafo supracitado, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A divisão do tempo não deve ser prevista no planejamento porque é da competência dos órgãos superiores do Sistema Educacional.
b. Na escola, o processo de planejamento não incide globalmente sobre os diversos aspectos da vida escolar.
c. O planejamento não envolve os gestores, a equipe pedagógica e a comunidade, uma vez que o trabalho desenvolvido por estes agentes não estar diretamente relacionado ao processo ensino-aprendizagem.
d. Na escola, o processo de planejamento, envolve agentes, espaço físico, recursos materiais, divisão do tempo e ambientes de aprendizagem, recursos didáticos, currículos, docentes, pessoal de apoio, alunos, gestores, equipe pedagógica e comunidade.
O Manifesto da Escola Nova de 1932, propugnava:
Escolha uma:
a. A liberdade como solução para os problemas educacionais.
b. O emprego de métodos científicos na solução de problemas educacionais.
c. A privatização do ensino.
d. A descentralizaçãodo ensino.
O planejamento participativo não foi concebido para o uso de empresas — embora elas possam usar — e sim, para organizações não governamentais, em órgão de governo, escolas e instituições sem fins lucrativos.
 
São princípios do planejamento participativo:
Escolha uma:
a. Todas as inovações devem ser conhecidas e testadas antes de serem descartadas.
b. A busca de maior equilíbrio social.
c. Hierarquia, ordem e centralização.
d. O trabalho visando o aumento da produtividade com menores custos.

Continue navegando

Outros materiais