Buscar

teoria do consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Claudia Meihua Ie 					84532		
Utilidade total: 	é a satisfação total resultante do consumo de um bem ou serviço em um determinado período de tempo.
Utilidade marginal: é a satisfação adicional resultante do consumo da última unidade adicional de um bem ou serviço, em um determinado período de tempo.
Lei da utilidade marginal decrescente: A medida que aumenta o consumo de determinada mercadoria, a utilidade marginal dessa mercadoria diminui. A utilidade marginal diminui na medida em que aumenta o número de bens consumidos, assim, se relacionando com a inclinação negativa da curva de demanda.
O paradoxo da água e do diamante é relativo dependendo do meio em que se encontramos, ou seja, da facilidade com que obtemos as coisas. Um bem vale de acordo com a satisfação das necessidades e desejos que se obtém da última unidade disponível do bem. Por exemplo, no deserto um copo de água pode valer muito mais que um diamante, porém em uma cidade com sistema de água adequadamente instalado, o diamante provavelmente será mais requisitado pela água que é mais abundante.
7)	A restrição orçamentaria significa o que se pode consumir, isto é, o limite de compras. Já a curva de indiferença serve para representar as preferências de consumo. A linha de restrição orçamentária é tangenciada pela curva de indiferença onde este ponto corresponde às preferencias do consumidor, consequentemente, atingindo o equilíbrio a ser consumido.
Economia | 1

Outros materiais