Buscar

Bullying e Miscigenação Racial no Brasil

Prévia do material em texto

ullying é uma expressão que (Assinale a resposta INCORRETA):
		
	
	
	
	 
	Decorre sobre a vida escolar dos estudantes que são vítimas de violência;
	
	
	Das consequências desestruturantes sobre todo o espaço educativo;
	
	 
	Distúrbios e conflitos socioculturais e políticos.
	
	
	Remete a violência e sua articulação com a escola;
	
	
	A violência contra a pessoa exercida de modo velado;
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		São ações que o profissional da educação pode desenvolver para combater o bullying, EXCETO:
		
	
	
	
	 
	A melhor alternativa, porém, é sempre prevenir. Devemos discutir com os alunos e buscar a sensibilização dos estudantes para a questão. Podemos assistir filmes, ouvir palestras e debater o tema. Podemos criar concursos de redação e de criação de cartazes sobre a violência nas escolas.
	
	 
	Incentivar a competição entre os alunos no intuito de melhorar seus desempenhos nas avaliações, pois o mundo é competitivo e desde de ceda as pessoas devem lidar com isso.
	
	
	Registrar todos os casos de violência e encaminhá-los para o Conselho Tutelar do município. O conselheiro deve ir até a escola e apurar o que está acontecendo.
	
	
	Destacar a potencialidade dos alunos. Foucault afirma que as pessoas devem dizer ou falar em nome próprio e que devem poder fazê-lo, e que tais falas sejam tomadas sem as desqualificações das ordens discursivas.
	
	
	O primeiro passo é reconhecer que o bullying é um fato social. Pais e educadores não sabem diferenciá-lo de outros conflitos, não entendem que cada criança lida de maneira diferente com a violência e que muitas precisam de ajuda.
	
	
	
		3.
		Bullying é uma expressão que (Assinale a resposta INCORRETA):
		
	
	
	
	 
	Distúrbios e conflitos socioculturais e políticos.
	
	
	Das consequências desestruturantes sobre todo o espaço educativo;
	
	 
	Decorre sobre a vida escolar dos estudantes que são vítimas de violência;
	
	
	A violência contra a pessoa exercida de modo velado;
	
	
	Remete a violência e sua articulação com a escola;
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A questão da miscigenação racial no Brasil costuma ser muito simplificada e romantizada. Não é raro ouvirmos que o Brasil é um país mestiço e plural e que, consequentemente, todos os seus habitantes tiveram sua etnia inevitavelmente misturada em algum ponto de sua ancestralidade. Mas, sob o axioma de um país miscigenado, se esconde uma realidade violenta e racista: a generalização da branquitude em um país predominantemente negro. (Brasil Escola). A partir dessa afirmação, pode-se inferir como única alternativa correta:
		
	
	
	
	 
	O branco pertence a uma raça superior à raça negra
	
	 
	A taxa de homicídios na população negra é quase 3 vezes maior que a taxa de homicídios na população branca.
	
	
	A maior quantidade homicídios no Brasil acontece com as pessoas com mais de 80 anos
	
	
	No Brasil, o racismo é um problema individual e, muitas vezes, está dentro dos próprios negros, pois os negros deveriam se sentir bem na sociedade e não se sentirem discriminados
	
	
	Os jovens, independente da cor, na faixa etária entre 15 e 30 anos, não são os que mais incrementam a taxa de homicídios no Brasil.
	
	
	
		5.
		A principal diferença entre o bullying e outros tipos de conflito, identificados no interior das escolas é:
		
	
	
	
	 
	a intencionalidade e a regularidade das intimidações, bem como a violência física ou psicológica, a que a vítima de bullying é submetida.
	
	
	de caráter puramente emocional, já que num sentido sociológico sempre ocorreram conflitos desta natureza, muito semelhantes ao que hoje chamamos de bullying.
	
	 
	o fato de que as intimidações e a violência sempre têm como consequência, um nível elevado de dano físico e psicológico àquele que é agredido, no caso do bullying.
	
	
	a presença e a caracterização do grupo agressor, já que esta prática do bullying só pode se sustentar com o apoio de no mínimo cinco pessoas.
	
	
	a negligência da direção da instituição em relação ao processo de bullying, na medida em que ele sempre se manifesta de forma discreta e quase silenciosa.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Segundo protocolo do Ministério da Educação que nos ensina a lidar com casos concretos de violência nas escolas. A melhor alternativa é sempre:
		
	
	
	
	 
	remediar o problema não falando sobre o assunto
	
	
	incentivar novos atos de bullying
	
	
	expulsar o agressor
	
	
	isolar o indivíduo agressor
	
	 
	prevenir e orientar

Continue navegando