Buscar

Tipos de combustíveis Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PETRÓLEO --
efeitos positivos: o petróleo é fácil de armazenar e transportar; ele faz parte de muitos produtos que usamos, como fertilizantes, tintas, plásticos e obviamente em combustíveis, como a gasolina, por exemplo, além de roupas que usamos no dia-a-dia.
efeitos negativos: o petróleo é fortemente poluidor da atmosfera; existem muitos riscos em seu transporte e armazenamento, pois no transporte dele pode ocorrer vazamentos e se for em navios petroleiros, acaba derramando e poluindo parte do oceano, matando peixes e todos os tipos de animais marinhos.
-- CARVÃO MINERAL --
efeitos positivos: o carvão mineral é muito mais barato que o petróleo e o gás natural; a sua extração gera estímulos à economia, como a geração de empregos; produz uma grande quantidade de energia derivada de sua queima e não há nenhuma outra alternativa que lhe substitua a médio prazo.
efeitos negativos: essa fonte, assim como todas as outras, se esgotará um dia da natureza; sua extração é perigosa e possui uma alta emissão de gases de efeito estufa.
-- ENERGIA EÓLICA --
efeitos positivos: possui um baixo custo de manutenção e não impede o desenvolvimento local, como atividade agropecuária entre outras.
efeitos negativos: tem um alto custo para a implantação de seus aerogeradores que produzem a energia e não funcionam intermitente(sem parar) suficientemente para gerar energia 24 horas, pois para isso acontecer seria preciso que tivesse vento no local o tempo todo.
-- ENERGIA NUCLEAR --
efeitos positivos: no meio ambiente, permite determinar a quantidade e local da ocorrência de poluentes, as causas da poluição e alternativas para evitá-las; na saúde, elementos produzidos em reator ajudam a aliviar dores, diagnosticar e curar problemas no coração, tireoide, fígado, ossos e cérebro; na agricultura, os radioisótopos(isótopos-elementos com mesmo nº atômico-radioativos) aumentam a produtividade da terra.
efeitos negativos: os rejeitos são tóxicos e existe possibilidades de um acidente, além da falta de tecnologia para tratar o lixo nuclear.
-- ENERGIA HIDRELÉTRICA --
efeitos positivos: a energia hidrelétrica não polui o ar; não precisa de combustíveis fósseis; dura mais tempo que as outras e é mais barata, porque não precisa de muitas pessoas trabalhando.
efeitos negativos: pode mudar o curso de um rio e causar a inundação de grande parte de um espaço, muitas vezes tirando casas de pessoas que moram perto desse espaço e destruindo o habitat natural de animais e plantas.
-- ENERGIA SOLAR --
efeitos positivos: a energia solar não polui durante o seu uso; o seu investimento em casas domésticas é possível e as instalações dos painéis solares que captam essa energia é bem fácil em lugares de difícil acesso.
efeitos negativos: os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia; a sua produção depende da situação atmosférica e as formas de armazenamento são pouco eficientes, quando comparadas com as outras.
positivos -Gás natural: Sua combustão reduz drasticamente problemas de poluição e controle do meio ambiente; Evita gastos com sistemas antipoluentes; Apresenta custo reduzido comparado a outros energéticos; É econômico (sua queima gera uma 
grande quantidade de energia); Seu fornecimento é continuo; Não requer estoque; Seu pagamento ocorre após o consumo; Pode ser armazenado.
A instalação segura e o fornecimento ininterrupto;
se dispersa rapidamente na atmosfera em caso de vazamento;
protege o meio ambiente e colabora para acabar com a poluição;
A combustão é limpa, com reduzida emissão de poluentes e melhor rendimento térmico, o que possibilita redução de despesas com a manutenção e melhor qualidade de vida para a população.

Outros materiais