Buscar

Resumo expandido Adm de Marketing



Continue navegando


Prévia do material em texto

ORIENTAÇÕES DA EMPRESA EM RELAÇÃO AO MERCADO: O CONCEITO DE MARKETING UTILIZADO POR UM MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL 
Ana Alice dos Santos Lima[2: Estudante de graduação do 8º semestre do Curso de Administração de Empresas da Faculdade do Vale do Itapecuru-FAI. Trabalho apresentado á disciplina de Administração Mercadológica.² Orientadora e Prof. Esp. em Pedagogia Empresarial. ³ Monitor Global do Empreendedorismo]
Jordania dos Santos Silva²
RESUMO
Quando ocorre a administração de marketing dentro de uma organização, o gestor pode conduzir suas atividades de marketing através de cinco conceitos específicos. Tendo em vista que 62,5 % dos empreendimentos estabelecidos no Brasil são de serviços voltados para o consumidor (GEM 2015) e que o número expressivo de micro empreendedores individuais em Caxias-MA é formado por pessoas que atuam no ramo de comércio de artigos do vestuário e acessórios, houve a necessidade de investigar em qual orientação está embasada a gestão de marketing de uma micro empresa. Para responder á essa indagação, foi realizada uma entrevista a um proprietário de micro empresa implantada no bairro Y, em Caxias-MA e com perguntas específicas relacionadas a concorrentes, políticas de preços, identificação dos clientes e satisfação de desejos e necessidades dos clientes, foi possível identificar a existência da administração de Marketing e em qual conceito está norteada.
 Palavras chave: marketing; micro empresas; orientações de mercado. 
INTRODUÇÃO
Segundo a pesquisa da Global Entrepeneurship Monitor³ (GEM), realizada no Brasil, apresentando dados referentes á atividades empreendedoras no ano de 2015, foi constatado que 62,5% dos empreendimentos brasileiros são de serviços voltados ao consumidor, os quais englobam atividades de cabeleireiros, restaurantes, mercearia, etc. Nesses empreendimentos ocorre a necessidade de atrelar valor ao cliente, pois diante número expressivo de empresas nesse segmento, torna-se indiscutível a relevância da utilização de estratégias para atração e fidelização dos consumidores. Pelos fatos elencados, é necessário indagar ao empreendedor se ele possui noções de marketing e mercado e identificar qual a maneira que ele conduz seu negócio, se é baseado no conceito de produção, produto, venda, marketing, ou marketing societal. 
METODOLOGIA DE ESTUDO
Com o intuito de obter lucro, toda organização necessita que seus produtos ou serviços sejam adquiridos pelos consumidores ao qual são destinados, esse processo de comercialização ocorre quando há uma troca entre o comerciante e o cliente, onde o cliente possui o capital e o empresário, possui o produto que o consumidor está interessado. Segundo Kotler (2011), o grupo de consumidores que possuem um desejo e uma necessidade específica por determinado produto, onde os mesmos encontram-se munidos do poder de compra, é compreendido como o mercado da empresa. O marketing funciona como um processo utilizado pelo empresário para fazer com que o produto/serviço oferecido pelo empresário, seja disponibilizado ao consumidor, para satisfazer seus desejos e necessidades. 
Como a meta da organização é vender seus produtos para conseguir como consequência o lucro, realizar a Administração de Marketing auxilia no processo de comercialização para alcançar essa meta. Segundo (KOTLER 2011, p. 33) “Administração de Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”, com a utilização desse conceito, o empreendedor deve buscar conhecer seus clientes e criar maneiras para fazer com que seus produtos e atendimentos satisfaçam as expectativas dos clientes.
Os empreendedores devem canalizar seus esforços para conseguir atender as expectativas dos clientes e conseguir satisfazer seus desejos e necessidades, esses esforços irão conduzir as atividades de marketing da empresa e de acordo com Kotler (2011) essas atividades de marketing podem ser embasados e orientados sob cinco conceitos, que são: conceito de produção, conceito de produto, conceito de venda, conceito de marketing e conceito de marketing societal. 
De acordo com Kotler (2011), o conceito de produção define que os consumidores irão buscar os produtos que sejam mais disponíveis e estejam com preço acessível, as organizações que utilizam esse conceito destinam-se a buscar eficiência na produção. O conceito de produto identifica que o clientes tendem a optar por produtos de qualidade, o que faz com que os empreendedores busquem oferecer produtos superiores e inovadores. O conceito de venda é pautado no constante estímulo de fazer com que o cliente realize a compra, mesmo que seja com a utilização de promoção.
O conceito de marketing, de acordo com Kotler (2011), o empreendedor deve ser mais eficiente que seu concorrente em satisfazer os desejos e necessidades dos seus clientes. Já o conceito de Marketing especifica o empresário deve ser eficiente em atender os desejos e necessidades do seu mercado-alvo, com o intuito de proporcionar o bem estar coletivo, com o desenvolvimento de práticas sociais e equilíbrio entre os anseios do público alvo e da sociedade em geral. 
Diante da relevância da utilização das atividades de marketing para a vida da empresa e considerando que todos os esforços devem ser pautados na busca para satisfazer os desejos e necessidades dos clientes, houve a necessidade de investigar se tais conceitos eram de conhecimento dos empreendedores e as práticas inerentes a cada um deles poderiam ser identificadas nas atividades de marketing das organizações. 
Tendo em vista que uma pesquisa realiza pelo GEM em 2015 revelar que 62,5 % dos empreendimentos estabelecidos no Brasil são de serviços voltados para o consumidor (GEM 2015), torna-se relevante analisar se os empreendedores tem suas atividades voltadas para satisfazer esses clientes. Observando que em Caxias-Ma existe um número significativo de micro empresas, e que segundo o Portal do Empreendedor, existem 2008 (dois mil e oito) micro empreendedores individuais (MEI), registrados em Caxias, houve a necessidade de avaliar se esses indivíduos possuem conhecimento acerca das atividades de marketing e descrever em qual conceito baseiam essas atividades.
Observando que o número mais expressivo de micro empreendedores individuais atuam no ramo varejista de comercialização de peças do vestuário e acessórios (235 – duzentos e trinta e cinco), foi escolhida para realizar um estudo de caso, através da aplicação de um questionário, um proprietário Y de uma loja de roupas implantada no bairro X, em Caxias-MA.
ANÁLISE DE DADOS E DISCUSSÕES
	O estudo de caso foi realizado em uma loja de roupas e acessórios que foi implantada há 05 (cinco anos) no bairro Y, em Caxias. Essa loja é de propriedade de um MEI, que para o estudo de caso, receberá a denominação “Maria”. Maria tem 45 anos, possui ensino médio completo e trabalhava há vinte anos como funcionária de uma loja de roupas e calçados em Caxias-Ma. Essa empreendedora costumava revender as roupas da loja que trabalhava para as mulheres de sua família e com isso foi despertando o desejo de colocar seu próprio negócio. Em 2010, Maria foi demitida devido à redução do quadro de funcionários da loja em que trabalhava e com o dinheiro dos seus diretos trabalhistas resolveu comprar roupas para revender. Em 2011, em um espaço na garagem de casa essa empreendedora implantou o que hoje é a principal fonte de renda de sua família.
	Para realizar a entrevista, foram feitas 05 (cinco) perguntas abertas, com o intuito de identificar se Maria possui noções das atividades de marketing e em qual conceito baseia as atividades desenvolvidas na empresa. 
Na pergunta 01, foi questionado a Maria: Você sabe quem são os seus clientes? Maria respondeu: “eu vendo roupas, bolsas, jóias e perfumes para mulheres que conheço e para as amigas delas quando falam de mim”. 
Na pergunta 02, foi questionado para Maria, quem eram seus concorrentes.A mesma respondeu que “é todo mundo que vende roupa igual a mim.”
Na pergunta 03, Maria foi questionada acerca do que faz de atrativo para que eles continuem comprando na sua loja. Maria relatou que “eu olho o estilo de roupa das meninas, elas sempre me falam o que mais gostam e encomendam roupas na minha mão, e eu tenho bom gosto pra escolher (risos). Eu faço um preço bom, vendo no cartão e ainda vendo fiado pra elas.“
Na questão 04, foi perguntado a Maria o que ela entendia por Marketing, a entrevistada respondeu que “eu acho que é propaganda”. 
Na questão 05, onde foi indagado o que Maria fazia para alertar suas clientes de quando os produtos chegavam na loja, a mesma respondeu que eu tenho o número delas e passo mensagem para avisando”.
Com todas as indagações direcionadas, foi possível observar que a entrevistada consegue identificar seus clientes o que os mesmos costumam comprar, entretanto possui não consegue identificar especificamente quem são seus concorrentes. Possui uma política de facilitação de vendas e realiza propagandas com os meios que possui.
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
É possível identificar que mesmo sem estudos técnicos acerca das atividades de marketing, a entrevistada possui noções de mercado e realiza práticas para apresentar um atrativo para fazer com que seus produtos cheguem até aos seus clientes. Diante dos expostos, é possível identificar que Maria possui atividades de marketing e que elas estão pautadas nos conceitos de produção, onde a mesma procura oferecer preços mais baratos. Também cabe ressaltar a utilização de conceito de produto, onde a mesma diz entender dos gostos pessoais de cada uma e atendê-los. Observa-se a utilização do conceito de venda, com a propaganda realizada. E mesmo com o fato de buscar atender os desejos das clientes com as escolhas de vestuários conforme para satisfazer suas clientes, pelo fato de não conhecer ter elencado seus concorrentes de maneira precisa, não é possível concluir que a mesma baseia suas atividades pautadas no conceito de Marketing, além de não apresentar indícios da utilização dos conceitos de Marketing Societal, pelo fato de preocupar-se apenas com as vendas.
 REFERÊNCIAS 
GLOBAL ENTREPENEURSHIP MONITOR. Brasil, 2015. Disponível em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/estudos_pesquisas/pesquisa-gem-empreendedorismo-no-brasil-e-no-mundodestaque9,5ed713074c0a3410VgnVCM1000003b74010aRCRD Acesso em 21/11/2016
KOTLER. Philip. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING: análise, planejamento, implementação e controle. 5ª Ed. São Paulo-SP. Atlas, 2011. 
PORTAL DO EMPREENDEDOR. Estatísticas MEI. Disponível em <http://www.portaldoempreendedor.gov.br/estatistica/lista-dos-relatorios-estatisticos-do-mei,> Acesso em 23/ 12 2016.