Buscar

TÔ NA RUA Producao e direcao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
BACHARELADO EM RÁDIO, TV E INTERNET 2014.1
TÔ NA RUA
INGRID MOURA
Exercício de verificação submetido à avaliação como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina Produção e Direção de Programas, pela Universidade Federal de Pernambuco, sob a orientação do Prof.º Marcelo Costa.
Recife, Agosto de 2014
1.  LOGLINE	
Uma apresentadora de programa medrosa e irreverente participa de atividades que ela jamais faria para conseguir produzir sua série sobre turismo alternativo e esportes radicais. 
2.  SINOPSE
Um apresentador e a estudante/ videomaker Ingrid Moura e sua equipe saem a procura de grupos que praticam esportes radicais ao ar livre em cenários de turismo alternativo em bairros da Região Metropolitana do Recife. Durante a busca eles encontram personagens do cotidiano que contam as curiosidades locais e todas as formas da diversidade cultural da cidade.
3. JUSTIFICATIVA
Conteúdo audiovisual web televisivo sob demanda de caráter lúdico informativo com até 3 minutos de duração, gravado e finalizado em full HD. Propõe um novo olhar sobre as riquezas naturais, urbanas e culturais da cidade do Recife e Região Metropolitana, fomentando discussões associadas à promoção do esporte, turismo alternativo, cultura e cidadania. Antenado com a mobilidade da vida moderna e entendendo que as mídias digitais estão se tornando, cada vez mais, mídias de relacionamento num contexto cooperativo, mercadológico e participativo, o programa trará um modelo mais interativo de comunicação voltado às novas formas de relacionamento interpessoais e coletivos deste novo contexto.
Distribuído num sistema de exibição sob demanda (on demand), o produto permitirá desenvolver uma metodologia de produção digital, edição não-linear, compressão e armazenamento, que fará contraponto aos sistemas tradicionais de produção e distribuição de conteúdo que fazem uso de técnicas de transmissão em tempo real (streaming). Terá características audiovisuais que possibilitarão remover essa simultaneidade no tempo e colocar à disposição, material que poderá ser acessado a qualquer momento de acordo com a disponibilidade do usuário. 
O produto final será despojado, moderno e vendável ao público alvo proposto, com possibilidade de boa aceitação por parte de marcas voltadas ao segmento esportivo em seus mais variados tipos (bebidas, vestuário, materiais esportivos, etc). Dará espaço e voz à artistas independentes, pensamentos alternativos, caminhos diferenciados da produção criativa, grupos culturais, revelando novos talentos e tudo que está fora do pensamento corrente e da produção contemporânea, seja na música, teatro, artes plásticas, dança, esportes ou gastronomia e, claro, nos esportes radicais.
4.  PÚBLICO
Este produto é voltado ao público predominantemente masculino, residente de grandes centros urbanos, com faixa etária entre 18 e 35 anos que pratica esportes radicais ou de alta performance; se interessam por temas como saúde, bem estar, fuga da rotina e turismo esportivo/alternativo.
5.  DISTRIBUIÇÃO E CAPTAÇÃO
Web Série com temporada de 15 minutos distribuídos em 5 episódios semanais de até 3 minutos de duração, demandado nos SÁBADOS às 10 horas, com atenção à prática de esportes radicais de acordo com a pauta da produção. 
Spin-off diário com até 1 minuto de duração com atenção ao turismo alternativo, à cultura urbana, aos movimentos populares, à gastronomia e assuntos que circundam o tema da semana.
Nas redes sociais digitais – Twitter, Vimeo, YouTube, Fourquare, Instagram e facebook – que serão alimentadas por ideias que permeiam o programa todo o tempo. Os conteúdos irão desde a divulgação do próprio material até as inspirações daqueles que consomem o produto e as amostras do que cada um fomenta em seu bairro. 
Chamadas de 10 a 45 segundos de duração com exibição diária conforme estratégias da produção do programa.
O processo de captação de recursos será conduzido pela produção do programa por meio de:
Crowdfunding e sistemas de financiamento coletivo via web semelhantes. 
Via edital da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT);
Visibilidade/inserção de marca(s) de entidade(s) apoiadora(s)/patrocinadora(s) no contexto do programa e nos créditos finais e/ou iniciais;
6.  REFERÊNCIAS
6.1 EXTERNAS
A referência da postura do apresentador baseia-se no Mochilão MTV, programa de viagens da MTV Brasil que estreou em meados dos 1996, sem apresentador fixo. A referência vem já da última fase, de julho de 2013, em que a VJ Titi Müller grava uma nova temporada em Santa Catarina. Todas as conversas são levadas de forma mais despojada e sem o clássico microfone sorvete e um apresentador fazendo perguntas com uma ficha na mão.
Mochilão MTV
https://www.youtube.com/watch?v=j-Oi7BwH1dc
Quanto ao formato do programa e características de edição, temos como referência programas do Canal OFF, da Globosat, Irmãos Vaz e Pela Rua. Isso, claro, sem o formato tipicamente engessado característicos das produções da Globo. Os irmãos Caio e Ian Vaz vão atrás dos melhores picos para as práticas de Surf Stand Up Paddle. Já o Pela Rua, dois apresentadores saem atrás dos melhores lugares da cidade para andar de Skate.
Também o TripTV, que é um programa que segue a linha editorial das revistas e das plataformas de conteúdo formadas pelas marcas Trip e Tpm. Com novos episódios semanais divulgados exclusivamente no YouTube.
Irmãos Vaz
https://www.youtube.com/watch?v=jULMIW-hcAs
TripTV
https://www.youtube.com/playlist?list=PL33Yo5tKr-5_bfK13vSNz68tatEiCWkyx
Pela Rua
https://www.youtube.com/watch?v=Gdb79-A-INM
6.2 INTERNAS
As referências internas partem de um dos produtores que é apaixonado por esportes radicais, mas é desajeitado e medroso demais para praticar qualquer um deles. De tanto observar, decidiu registrar. Desses registros será produzido o programa do ponto de vista de alguém covardemente apaixonado por adrenalina e audiovisual.
7.  PERSONAGEM
Homem com idade entre 24 e 29 anos, atlético e praticante de alguma atividade física em ambiente fechado/ controlado. Despojado na forma de falar e no estilo de se vestir, sociável e impreterivelmente carismático, além de ser muito medroso. Estes medos podem incluir: altura, dor, velocidade e todos os riscos que envolvem a prática de esportes radicais ao ar livre.
8.  DA TEMPORADA
Nesta primeira temporada, o TÔ NA RUA vai atrás de dos cinco esportes radicais ao ar livre mais praticados nos bairros da Região Metropolitana do Recife e suas manifestações culturais associadas.
8.1 DOS PROGRAMAS
No primeiro episódio da série, nossa equipe vai atrás dos praticantes de Le Parkour nos bairros do Ibura e Jaqueira;
No segundo episódio da série, nossa equipe vai atrás dos praticantes de Slackline nos bairros da Várzea e Jaqueira;
No terceiro episódio da série, nossa equipe vai atrás dos praticantes de Skate Urbano nos bairros do Recife e Boa Viagem;
No quarto episódio da série, nossa equipe vai atrás dos praticantes de Rugby no bairro da Várzea;
No quinto e último episódio da temporada, nossa equipe vai atrás dos praticantes de Escalada Indoor difundida pelo STÚDIO DE ESCALADA ROCKSAFE, localizado em Prazeres / Jaboatão dos Guararapes.
8.  Custos*
	PRODUÇÃO
	diretor
	5.000
	ass. direção
	-
	coord. de produção
	-
	produtor
	3.000
	ass. de produção
	1.000
	estágiário
	-
	 
	 
	 
	 
	subtotal 1
	9.000
	EQUIPE
	op. de câmera**
	1.955
	ass. op. de câmera
	-
	op. de vt
	-
	op. de áudio
	-
	op. de microfones
	-
	op. de vídeo
	-
	técnico de vídeo
	-
	técnico de áudio
	-
	ass. de estúdio
	-
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	subtotal 2
	1.955
	
	
	EQUIPAMENTOS
	Câmera***
	4.800
	microfones
	200,00
	vt
	-
	tripé de câmera
	80,00
	acessórios camêra
	-
	acessórios áudio
	-
	fitas
	-
	estúdio
	-
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	subtotal 3
	5.080
EQUIP. DE ILUMINAÇÃO
	refletores quant.****
	-
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	subtotal 4
	-
	ARTÍSTICO
	atores 1a. linha
	-
	atores 2a. linha
	-
	atores 3a. linha
	-
	figurantes
	-
	Apresentador*****
	-
	repórter
	-
	 
	
	 
	
	 
	
	subtotal 5
	-
	ARTES E CENOGRAFIA
	cenário
	 -
	locação
	 -
	adereços
	 -
	figurino
	 -
	maquiagem
	815,00
	vinheta
	1.500
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	subtotal 6
	2.315
	EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO
	edição
	2.000
	pós-produção
	-
	sonorização
	-
	Finalização
	800,00
	 
	 
	 
	 
	subtotal 7
	2.800
		TOTAL 1******
	21.150
	TOTAL 2********
	9.815
*Baseado em tabela do www.sindcine.com.br com valores arredondados.
**O operador de câmera pode ser contratado da própria emissora de tv, assim seu custo é reduzido. Mesmo com 2 câmeras, será necessário somente um operador, pois o apresentador pode facilmente manusear a GOPRO, para diminuir os custos.
***Uma câmera profissional de segunda mão e uma GOPRO nova. Se as Câmeras forem da própria emissora de tv, os custos também são reduzidos.
****Não será necessário o uso de refletores já que todos os programas serão gravados durante o dia.
*****O apresentador também será o diretor. Já que o programa é pequeno e necessita somente de produção, reduzindo mais ainda os custos.
******Custos se for produzido independentemente por meio de edital/crowndfunding/patrocinador/web.
*******Custos se for produzido por emissora de tv.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais