Buscar

SIMULADO 01 SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM MARKETING

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	  SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM MARKETING
	
	Simulado: GST0831_SM_201304065715 V.1 
	VOLTAR 
	Aluno(a): ANA CLAUDIA RODRIGUES MUNIZ E SILVA
	Matrícula: 201304065715 
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 06/07/2014 21:36:58 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201304277163)
	5a sem.: FORMAÇÃO GERAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX. TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009. Uma estratégia socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a 
		
	
	expansão da irrigação por aspersão das lavouras
	
	intensificação do controle do desmatamento de floresta 
	
	ampliação de sistemas de reutilização hídrica. 
	
	criação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos
	
	adoção de técnicas tradicionais de produção
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304275616)
	2a sem.: DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período varia de cerca de 80.000 para um pouco mais de 130.000. (http://www1.folha/uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u85799.shtml, acessado em 2 out. 2009. (Adaptado)
Em uma charge mostrada em www.charges.com.br, acessado em 15 set. 2009, aparece uma pessoa na faixa etária de 10 a 14 anos, exibindo um revólver e encobrindo a face com um pano.
Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?
Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?
A Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras.
B Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua.
C Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.
D Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado.
E Ambos 
		
	
	Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras. 
	
	Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua. 
	
	Ambos abordam temas diferentes e não é possível se estabelecer relação mesmo que indireta entre eles. 
	
	Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país. 
	
	Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304277165)
	3a sem.: FORMAÇÃO GERAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado). Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando: 
		
	
	introduz tecnologias à produção agrícola. 
	
	apresenta estoques elevados de alimentos. 
	
	diversifica a matriz de geração de energia. 
	
	concentra suas atividades no setor primário. 
	
	possui um sistema de transportes articulado. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304277166)
	2a sem.: FORMAÇÃO GERAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão ca usa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes 
		
	
	a drenagem
	
	a aração. 
	
	o desmatamento
	
	o pousio. 
	
	o terraceamento. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304277122)
	5a sem.: FORMAÇÃO GERAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com a globalização da economia ampliou-se a hegemonia do modelo de desenvolvimento agropecuário, com seus padrões tecnológicos, caracterizando o agronegócio. Essa nova face da agricultura capitalista também mudou a forma de controle e exploração da terra. Ampliou-se, assim, a ocupação de áreas agricultáveis e as fronteiras agrícolas se estenderam. SADER, E.; JINKINGS, I. Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo, 2006 (adaptado). Os textos demonstram que, tanto na Europa do século XIX quanto no contexto latino-americano do século XXI, as alterações tecnológicas vivenciadas no campo interferem na vida das populações locais, pois : Com a globalização da economia ampliou-se a hegemonia do modelo de desenvolvimento agropecuário, com seus padrões tecnológicos, caracterizando o agronegócio. Essa nova face da agricultura capitalista também mudou a forma de controle e exploração da terra. Ampliou-se, assim, a ocupação de áreas agricultáveis e as fronteiras agrícolas se estenderam. SADER, E.; JINKINGS, I. Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo, 2006 (adaptado). Os textos demonstram que, tanto na Europa do século XIX quanto no contexto latino-americano do século XXI, as alterações tecnológicas vivenciadas no campo interferem na vida das populações locais, pois : 
		
	
	impulsionam as populações locais a buscar linhas de financiamento estatal com o objetivo de ampliar a agricultura familiar, garantindo sua fixação no campo. 
	
	induzem os jovens ao estudo nas grandes cidades,causando o êxodo rural, uma vez que formados, não retornam à sua região de origem.
	
	ampliam o protagonismo do Estado, possibilitando a grupos econômicos ruralistas produzir e impor políticas agrícolas, ampliando o controle que tinham dos mercados. 
	
	desorganizam o modo tradicional de vida impelindo as à busca por melhores condições no espaço urbano ou em outros países em situações muitas vezes precárias. 
	
	aumentam a produção e a produtividade de determinadas culturas em função da intensificação da mecanização, do uso de agrotóxicos e cultivo de plantas transgênicas. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304275747)
	3a sem.: SUSTENTABILIDADE
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade
ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe 
		
	
	o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade. 
	
	a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação. 
	
	a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional. 
	
	a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico. 
	
	a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304275611)
	3a sem.: DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADADANIA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Assembleia-Geral da ONU, formada por 193 países, aprovou uma resolução - sem cumprimento obrigatório - de apoio ao plano da Liga Árabe para que o presidente da Síria deixasse o poder. A resolução também condenou as violações de direitos humanos durante seu regime. Recentemente, membros de suas forças armadas abriram fogo contra um grande grupo de pessoas durante os funerais de manifestantes mortos em protestos na capital do país. De acordo com o texto, o presidente é: 
		
	
	Muamar Kadafi 
	
	Bashar al-Assad 
	
	Amro Homs 
	
	Maaret al-Numan 
	
	Misratah Touhami 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304275572)
	2a sem.: Arte e Cultura
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O surrealismo tem como um de seus expoentes um cineasta que faz da sua arte niilista a pura manifestação da subversão às convenções sociais. Em 1961, filmou Viridiana que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes. O nome do filme tem sua inspiração numa santa católica do século XIII. O mesmo nome batiza a sua protagonista, mas mostra uma Viridiana que denota sensualidade. O texto se refere ao cineasta:
		
	
	Alfred Hitchcock 
	
	Luis Buñuel 
	
	Stanley Kubrick 
	
	Jean-Luc Godard 
	
	Federico Fellini 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304275682)
	1a sem.: ENADE
	
	O ENADE - Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes compõe o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior e seu resultado gera o CPC - Conceito Preliminar de curso. Conceitos insatisfatórios podem gerar sanções regulatórias para o Curso e para a IES. Considerando as informações acima, enumere duas vantagens de um curso superior obter um bom resultado no ENADE, justificando brevemente cada uma delas. 
		
	
Sua Resposta: COM UM BOM CONCEITO OS CURSOS PODEM ENTRAR/PERMENCER NO PROGRAMAS DE GOVERNO FIES E PROUNI, OS FORMANDOS POR UMA IES BEM AVALIADA TEM SEU DIPLOMAS/CURRICULOS BEM ACEITOS NO MERCADO
	
Compare com a sua resposta: 
Um bom resultado no ENADE garante um bom conceito preliminar de Curso (CPC), consequentemente bom conceito para a Instituição (IGC). O aluno poderá citar duas dentre as vantagens: 1)Boa aceitação do diploma do curso no mercado de trabalho, a medida que o conceito de qualidade do Curso e da IES é satisfatório. 2)Possibilidade de adesão a Financiamento estudantil através do programa FIES, pois só cursos com conceito satisfatório podem aderir ao programa. 3)Continuidade e fortalecimento do curso tendo em vista que não sofrerá sanções regulatórias e poderá ofertar novas vagas. 4)Possibilidade de utilizar o resultado na composição do currículo pessoal do aluno para processos seletivos, pois cada vez mais as empresas utilizam estes resultados para tomada de decisão. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304275632)
	2a sem.: DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA
	
	"Síntese de Indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para apresentar sucinta análise das condições de vida no Brasil. Com base nos dados apresentados a seguir, redija um texto dissertativo acerca da importância de políticas e programas educacionais para a erradicação do analfabetismo e para a empregabilidade, considerando as disparidades sociais e as dificuldades de obtenção de emprego provocadas pelo analfabetismo. Em seu texto, apresente uma proposta para a superação do analfabetismo e para o aumento da empregabilidade".
Sem dúvida, o País alcançou nas últimas décadas um crescimento substantivo quanto ao acesso à escola, especialmente em relação à educação infantil. Em 2009, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD mostra que o grupo de crianças de 0 a 5 anos de idade apresentava uma taxa de escolarização de
38,1%, enquanto em 1999, essa proporção era de apenas 23,3%. É importante observar que nas áreas rurais onde a oferta de estabelecimentos para este segmento populacional é mais reduzida, o crescimento foi também bastante significativo, passando de 15,2% para 28,4%.
Na faixa etária de 6 a 14 anos, é possível dizer que, desde meados da década de 1990, praticamente todas as crianças brasileiras já estavam frequentando escola. A proporção é menos favorável para essa faixa
etária, pois, em 2009, a taxa alcançou 85,2% daquele contingente. É importante mencionar que foi somente a partir de 2007 que o segmento populacional das crianças de 6 anos foi incorporado à faixa de ensino obrigatória, que até então compreendia dos 7 aos 14 anos de idade.
		
	
Sua Resposta: N
	
Compare com a sua resposta: 
O estudante deve abordar em seu texto:
identificação e análise das desigualdades sociais acentuadas pelo analfabetismo,
demonstrando capacidade de examinar e interpretar criticamente o quadro atual da
educação com ênfase no analfabetismo;
abordagem do analfabetismo numa perspectiva crítica, participativa, apontando agentes
sociais e alternativas que viabilizem a realização de esforços para sua superação,
estabelecendo relação entre o analfabetismo e a dificuldade para a obtenção de emprego;
indicação de avanços e deficiências de políticas e de programas de erradicação do
analfabetismo, assinalando iniciativas realizadas ao longo do período tratado e seus
resultados, expressando que estas ações, embora importantes para a eliminação do
analfabetismo, ainda se mostram insuficientes.
	
	VOLTAR          
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando