Buscar

DHCP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
Fernando Sauer dos Santos
fernando@upnetwork.com.br
É um protocolo cliente/servidor que fornece automaticamente um host de IP e outras informações de configuração relacionados, como o gateway padrão e máscara de sub-rede. O DHCP permite que os hosts obter informações de configuração de TCP/IP necessárias de um servidor DHCP.
O que é DHCP?
Cada dispositivo em uma rede baseada em TCP/IP deve ter um endereço IP único e exclusivo para acessar a rede e seus recursos. Sem o DHCP, os endereços IP para computadores novos ou que são movidos de uma sub-rede para outra devem ser configurados manualmente.
Por que usar o DHCP?
Com o DHCP, todo esse processo é automatizado e gerenciado centralmente. O servidor DHCP mantém um pool de endereços IP e concede um endereço a qualquer cliente com DHCP quando ele é inicializado na rede. Porque os endereços IP são dinâmicos (concedida) em vez de estático (permanentemente atribuído), os endereços não está mais em uso são automaticamente retornados ao pool de realocação.
Por que usar o DHCP?
O administrador da rede estabelece os servidores DHCP que mantêm as informações de configuração do TCP/IP e fornecem a configuração de endereço para clientes DHCP na forma de uma oferta de concessão. O servidor DHCP armazena as informações de configuração em um banco de dados que inclui:
Por que usar o DHCP?
Endereços IP válidos, mantidos em um pool para atribuição a clientes, bem como endereços de excluídos. 
Endereços IP reservados associados com determinados clientes DHCP. Isso permite a atribuição consistente de um único endereço IP para um único cliente DHCP. 
A duração da concessão ou o período de tempo para o qual o endereço IP pode ser usado antes de uma renovação de concessão ser necessária. 
Por que usar o DHCP?
Configuração de endereço IP confiável. DHCP minimiza os erros de configuração causados pela configuração manual de endereço IP, como erros tipográficos, ou solucionar conflitos causados pela atribuição de um endereço IP para mais de um computador ao mesmo tempo. 
Benefícios do DHCP
Administração de rede reduzida. O DHCP inclui os seguintes recursos para reduzir a administração de rede: 
Configuração centralizada e automatizada de TCP/IP. 
A capacidade de definir configurações de TCP/IP de um local central. 
A capacidade de atribuir uma gama completa de valores de configuração de TCP/IP adicionais por meio de opções DHCP. 
O eficiente manuseio de alterações de endereço IP para clientes que devem ser atualizados com freqüência, tais como aqueles para os computadores portáteis que se movem para diferentes locais em uma rede sem fio. 
Benefícios do DHCP
Antes de poder configurar o serviço DHCP, é necessário instalá-lo no servidor. O DHCP não é instalado por padrão durante uma instalação típica do Windows Standard Server 2003 ou do Windows Enterprise Server 2003. É possível instalar o DHCP durante a instalação inicial do Windows Server 2003 ou após a instalação inicial ser concluída.
Como instalar o Serviço DHCP
Clique em Iniciar, menu executar e digite o comando cys.exe. 
Como instalar o Serviço DHCP
Na caixa de diálogo Bem vindo ao Assistente para Configurar o Servidor, clique em avançar.
Como instalar o Serviço DHCP
 Na caixa de diálogo Etapas Preliminares, devemos observar os itens necessários para instalar e configurar ferramentas no Windows Server 2003
Como instalar o Serviço DHCP
Na caixa de diálogo Opções de Configuração, devemos escolher o item Configuração personalizada, para fazer somente a instalação do Servidor de DNS.
Como instalar o Serviço DHCP
No Assistente de Configuração, devemos selecionar a opção Servidor DHCP, e clicar em avançar para fazer a instalação desta ferramenta.
Como instalar o Serviço DHCP
Após a instalação e inicialização do serviço DHCP, é necessário criar um escopo, que é um intervalo de endereços IP válidos disponíveis para concessão para os computadores DHCP clientes na rede.
Como configurar o Serviço DHCP
 A Microsoft recomenda que cada servidor DHCP no ambiente deve ter, pelo menos, um escopo que não sobreponha qualquer outro escopo de servidor DHCP em seu ambiente.
Como configurar o Serviço DHCP
Como criar um novo escopo?
Clique em Iniciar, aponte para Programas e para Ferramentas administrativas e clique em DHCP.
Na árvore do console, clique com o botão direito do mouse no servidor DHCP no qual deseja criar o novo escopo DHCP e clique em Novo Escopo. 
Como configurar o Serviço DHCP
No Assistente para novos escopos, clique em Avançar e digite um nome e uma descrição para o escopo.
Como configurar o Serviço DHCP
Configure os IP’s que podem ser concedidos como parte deste escopo (por exemplo, um intervalo iniciando de 192.168.10.100 e terminando em 192.168.10.250)
Como configurar o Serviço DHCP
Digite um endereço IP que você deseja excluir da lista inserida. Isto inclui qualquer endereço no intervalo descrito
Como configurar o Serviço DHCP
Digite o n° de dias, horas e minutos antes da expiração de um IP concedido deste escopo.
Como configurar o Serviço DHCP
Digite o IP para o gateway padrão que deverá ser usado pelos clientes que obtêm um IP deste escopo.
Como configurar o Serviço DHCP
Se existir servidores DNS na rede, digite o nome de domínio na caixa Domínio pai. Digite o nome do servidor DNS e clique em Resolver.
Como configurar o Serviço DHCP
Clique Sim, desejo ativar este escopo agora para habilitar o escopo e permitir que os clientes obtenham concessões e, clique em Avançar. 
Clique em Concluir. 
Na árvore do console, clique no nome do servidor e clique em Autorizar no menu Ação.
Como configurar o Serviço DHCP

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais