Buscar

Avaliação FisioComp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação de Fisiologia Animal Comparada. 2017.1
As questões devem ser respondidas individualmente. Limita-se a 4 laudas(páginas) manuscritas. Data limite para entrega: 26/05/17.
Descreva o processo evolutivo do sistema digestório nos vertebrados dando ênfase a processos fisiológicos.
Quais foram as mudanças morfológicas e fisiológicas que ajudaram os vertebrados aquáticos a respirarem o ar atmosférico? Qual a relação da taxa metabólica com a quantidade de ar respirado pelos vertebrados? Cite estratégias utilizadas em répteis, aves e mamíferos na respiração. 
O processo de digestão para obtenção de nutrientes pelos animais é composto por diferentes estágios. Além disso, há variabilidade nas estratégias de obtenção de nutrientes e da digestão de acordo com a morfologia e fisiologia animal. Assim sendo, pode-se afirmar que diferentes grupos taxonômicos apresentam diferentes processos digestórios. Nessa perspectiva comparativa, descreva o processo de obtenção de energia a partir da ingestão de carboidratos e lipídeos.
Artrópodes, especialmente os insetos, utilizam de um sistema traqueal para realização das trocas gasosas. Evidências dão suporte à teoria de que é justamente o sistema respiratório dos insetos que limita o seu tamanho corporal. Nesse contexto, responda:
Quais as principais características do sistema respiratório traqueal?
Por que esse sistema limita o tamanho corporal dos insetos?

Outros materiais