Buscar

INTRODUÇÃO À ANATOMIA posições na maca anatômica eixos e planos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO À ANATOMIA
Introdução
Divisão do estudo da Anatomia
Osteologia: parte da anatomia que estuda os ossos.
Miologia: parte da anatomia que estuda os músculos.
Sindesmologia ou Artrologia: parte da anatomia que estuda as articulações.
Angiologia: parte da anatomia que estuda o coração e os grande vasos.
Neuroanatomia: parte da anatomia que estuda o sistema nervoso central e o periférico. Estesiologia: parte da anatomia que estuda os órgãos que se destinam à captação das sensações.
Esplancnologia: parte da anatomia que estuda as vísceras que se agrupam para o desempenho de uma determinada função como: fonação, digestão, respiração, reprodução e urinária.
Endocrinologia: parte da anatomia que estuda as glândulas sem ducto, que segregam hormônios, os quais são drenados diretamente na corrente sanguínea.
Tegumento comum: parte da anatomia que estuda a pele e os seus anexos.
Posição Anatômica
Deve-se considerar anatômica: a posição ereta, em pé, com o olhar para o horizonte e a linha do queixo em paralelo à linha do solo.
Os braços pendentes, mãos espalmadas, 
dedos unidos e palmas voltadas para frente. Os pés também unidos e pendentes. 
Posição Anatômica
Planos Anatômicos
	Tendo em vista facilitar o estudo e nomear as estruturas anatômicas espacialmente, o corpo humano foi separado em 3 partes: plano sagital, coronal e transversal. 
Planos Anatômicos
Plano Sagital: É o plano que corta o corpo no sentido antero-posterior, possui esse nome porque passa exatamente na sutura sagital do crânio. Quando passa bem no meio do corpo, sobre a linha sagital mediana, é chamado de sagital mediano e quando o corte é feito lateralmente a essa linha, chamamos paramediano. Determina uma porção direita e outra esquerda. Também nos permite dizer se uma estrutura é lateral ou medial. Dizemos que é lateral quando a estrutura se afasta da linha mediana e dizemos que é medial quando ela se aproxima da linha mediana.
Planos Anatômicos
Plano Coronal:      É o plano que corta o corpo lateralmente, de uma orelha a outra. Possui esse nome porque passa exatamente na sutura coronal do crânio. Também pode ser chamado de plano frontal. Ele determina se uma estrutura é anterior ou posterior.
Planos Anatômicos 
Plano Transversal:      É o plano que corta o corpo transversalmente, também é chamado de plano axial. Através desse plano podemos dizer se uma estrutura é superior  ou inferior.
Eixos Anatômicos
 Os eixos anatômicos são formados pelo encontro de dois planos.
O eixo sagital: É formado pelo encontro do plano sagital com o plano transversal.Também pode ser chamado de eixo ântero-posterio.
O eixo longitudinal: É formado pelo encontro do plano coronal com o plano sagital.Também pode ser chamado de eixo crânio-sacral.
O eixo transversal: É formado pelo encontro do plano transversal com o plano coronal. Também pode ser chamado de látero-lateral.
Divisão do corpo humano
Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome. Os membros em superiores e inferiores. Os membros superiores são divididos em ombro, braço, antebraço e mão. Os membros inferiores são divididos em quadril, coxa, perna e pé.
Termos de Movimento
A compreensão dos movimentos em relação ao plano e ao eixo que são encontrados, é de grande importância para profissionais da área da saúde, devido formar a base na elaboração de um programa de atividades e uma melhor localização das partes do corpo.
Os movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e por convenção os movimentos articulares são definidos com relação à posição anatômica.
Termos de Movimento
Flexão: Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.
Hiperflexão: Quando o movimento de flexão ultrapassa a posição anatômica, ou além de sua capacidade normal.
Extensão: Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) afastam-se um do outro.
Hiperextensão: Quando o movimento de extensão ultrapassa a posição anatômica, ou além de sua capacidade normal.
Termos de Movimento
Abdução: Movimento no plano frontal, quando um segmento move-se para longe da linha sagital (média) do corpo.
Hiperabdução: Quando o movimento de abdução ultrapassa a posição anatômica, ou além de sua capacidade normal.
Adução: Movimento no plano frontal, a partir de uma posição de abdução quando o segmento volta para a posição anatômica.
Hiperadução: Quando o movimento de adução ultrapassa a posição anatômica, ou além de sua capacidade normal.
Termos de Movimento
Desvio/Flexão lateral: Movimento no plano frontal em que a estrutura desvia a linha sagital para as laterais direita ou esquerda.
Termos de Movimento
Elevação: Movimento no plano frontal onde a estrutura move-se no sentido superior (para cima ou cranial).
Depressão ou abaixamento: Movimento no plano frontal onde a estrutura move-se no sentido inferior (para baixo ou caudal) ou retorno a posição inicial antes da elevação.
Termos de Movimento
Circundução: Movimento circular de um membro que descreve um cone, em torno de um centro ou de um eixo, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução, ou desvios laterais.
Rotação lateral ou externa: Movimento no plano horizontal, em que a face anterior da estrutura volta-se para o plano lateral do corpo.
Rotação medial ou interna: Movimento no plano horizontal, em que a face anterior da estrutura volta-se para o plano mediano do corpo.
Termos de Movimento
Rotação superior: Movimento no plano frontal onde a escápula gira superiormente , ao mesmo tempo que se afasta da linha mediana e se eleva.
Rotação inferior: Movimento no plano frontal onde a escápula gira inferiormente, ao mesmo tempo que se aproxima da linha mediana e se deprime.
Termos de Movimento
Anteposição do ombro: Movimento no plano horizontal em que o ombro é direcionado para frente.
Retroposição do ombro: Movimento no plano horizontal em que o ombro é direcionado para trás.
Termos de Movimento
Protusão: É um movimento dianteiro (para frente).
Retrusão: É um movimento de retração (para trás).
Termos de Movimento
Anteversão: Movimento no plano sagital, onde a estrutura inclina-se para a frente, logo a espinha ilíaca ântero-superior anterioriza-se à sínfise púbica.
Retroversão: Movimento no plano sagital, onde a estrutura inclina-se para trás, logo a espinha ilíaca ântero-superior posterioriza-se à sínfise púbica.
Termos de Movimento
Pronação: Movimento de rotação do antebraço pelo qual a palma da mão torna-se inferior ou posterior.
Supinação: Movimento de rotação do antebraço pelo qual a palma da mão torna-se superior ou anterior.
Termos de Movimento
Desvio radial - Flexão radial: Movimento no plano frontal, onde a mão afasta-se da linha mediana do corpo (abdução do punho).
Desvio ulnar- Flexão ulnar: Movimento no plano frontal, onde a mão se aproxima da linha mediana do corpo (adução do punho). 
Termos de Movimento
Oposição do polegar: Movimento no plano horizontal, em que ocorre a aproximação das polpas digitais (polegar em relação aos demais dedos) e envolve uma combinação de abdução, circundução e rotação.
Reposição do polegar: Movimento no plano horizontal, em que ocorre o afastamento das polpas digitais, é o inverso da oposição
Posições na maca
DECÚBITO DORSAL – o corpo está deitado com a face voltada para cima ( Barriga para cima).
 
DECÚBITO VENTRAL – o corpo está deitado com a face voltada para baixo (barriga para baixo).
DECÚBITO LATERAL – o corpo está deitado de lado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais