Buscar

Coesão Analise e expressão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
CAMPUS PAU DOS FERROS
 CURSO DE BACHARELADO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Análise e Expressão Textual 
Prof. Dra. Clécida Maria Bezerra Bessa
Tema: Coesão
Acadêmicos:
Elizieb Luiz Liberato Pereira
Guilherme Pignataro Fernandes de Andrade
Wiliam Barbosa Bezerra Cunha
1
1
Introdução
	Coesão é a ligação harmônica entre duas partes, utilizada na gramática como forma de obter um texto claro e compreensível.
	Nos estudos linguísticos, a coesão textual consiste no uso correto das articulações gramaticais e conectivos, que permitem a ligação harmoniosa entre as frases, orações, termos, períodos e parágrafos de um texto.
2
ELIZIEB
2
	
	A coesão textual preocupa-se com a parte visível do texto, com a ligação entre as partes, e é essencial para a construção de uma boa redação, pois permite o sequenciamento das ideias de modo lógico, facilitando a leitura do texto.
	
3
ELIZIEB
3
4
Exemplos:
“Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.”
Exemplo:
5
ELIZIEB
5
6
 Tipos de coesão:
WILIAM
6
Exemplo de coesão lexical 
 
 Ex.: “Elas são quatro milhões, o dia nasce, elas acendem o lume. Elas cortam o pão e aquecem o café. Elas picam cebolas e descascam batatas. Elas migam sêmeas e restos de comida azeda.”(Maria Velho da Costa, Cravo, pág. 133)
7
WILIAM
7
8
 Tipos de coesão:
WILIAM
8
 A reiteração é a relação pela qual os elementos do texto vão de algum modo sendo retomados, criando-se um movimento constante de volta aos segmentos prévios que assegura ao texto a necessária continuidade de seu fluxo, de seu percurso, como se um fio o perpassasse do início ao fim.
9
GUILHERME
9
Exemplo de reiteração
"Um homem vai devagar
Um cachorro vai devagar
Um burro vai devagar"
(Drummond)
10
GUILHERME
10
 Pela relação de associação: 
A associação é o tipo de relação que se cria no texto graças à ligação de sentido entre as diversas palavras presentes. Por ela é que, mais amplamente, nenhuma expressão fica solta no texto.
11
GUILHERME
11
Exemplo de associação
Proximidade de sentido (ou a associação semântica) entre palavras, como: célula-tronco, medula, cordão umbilical, embrião, ser humano. 
12
GUILHERME
12
 Pela relação de conexão: 
	Corresponde ao tipo de relação semântica que acontece especificamente entre as orações e, por vezes, entre períodos, parágrafos. Os conectores desempenham uma função muito importante, pois indicam a relação semântica que pretendemos estabelecer entre aqueles segmentos. 
	São relações de causalidade, de temporalidade, de oposição, de finalidade, de adição, entre outras, as quais vão indicar a direção argumentativa de nosso texto, muitos problemas de coerência derivam do mau emprego desses conectores.
13
GUILHERME
13
Exemplo da relação de conexão
“O garoto é um excelente aluno, aliás, destaca-se entre os demais. Além de tudo é muito educado e gentil.” 
14
GUILHERME
14
Referencial:
 Palavras que fazem referência a outras palavras ou a partes de um texto.
 Anafórico:
São representados por pronomes, advérbios, numerais, entretanto, há a projeção de um elemento gramatical que ainda aparecerá.
Ex.: “Havia alunos e professores na sala. Estes ajudam aqueles na compreensão do conteúdo do Ensino Médio.”
Catafórica:
Trata-se de pronomes, advérbios, numerais que têm a função de recuperar um termo.
Ex.: “Ontem, o secretário do Desenvolvimento e Assistência Social, Nelson Guimarães Proença, esteve na cidade para tentar convencer a comunidade a aceitar a instalação da unidade”. 
15
GUILHERME
15
 Sinonímia:
A coesão por sinonímia ocorre pelo emprego de palavras e/ou expressões sinônimas, ou seja, com o mesmo sentido. A hiperonímia (substituição lexical do conjunto pela parte: animal no lugar de jacaré) e a hiponímia (a parte pelo conjunto: jacaré no lugar de animal) são exemplos de sinonímia.
16
GUILHERME
16
 Coesão por elipse:
A elipse marca a omissão de um termo já citado, porém é necessário que o leitor perceba qual é o sujeito elíptico, pois se não causará ambiguidade.
Ex.: “A maior empresa do ramo no Brasil. Aliás, é a maior da América do Sul.”
17
GUILHERME
17
Resumo compreensivo: 
 A coesão é essa “amarração” entre as várias partes do texto, ou seja, o entrelaçamento significativo entre declarações e sentenças.
18
ELIZIEB
18
Vamos analisar, se realmente vocês sabem, ou aprenderam o que é, e como identificar uma coesão?
19
ELIZIEB
19
Texto 1: 
“Menino, venha pra dentro, olhe o sereno! Vá lavar essa mão. Já escovou os dentes? Tome a bênção a seu pai. Já pra cama! Onde é que aprendeu isso, menino? Coisa mais feia. Tome modos. Hoje você fica sem sobremesa. Onde é que você estava? Agora chega, menino, tenha santa paciência.” 
Texto 2:
“As ruas estão molhadas porque não choveu.”
20
ELIZIEB
20
Trazendo um pouco pra nossa realidade acadêmica 
21
ELIZIEB
21
Os algoritmos são um grande exemplo disso, além da identação, a coesão e a sintaxe na construção de um código é muito importante para interpretação. Tanto quem produz, como quem vai ler seu código, uma má analise ou explicação distorcida pode acarreta problemas como, uma distorção do que realmente o programa deve fazer. 
22
ELIZIEB
22
23
Programação em pseudocódigo
Programação em linguagem C
ELIZIEB
23
Conclusão
	Um texto perfeitamente coeso precisa ter a ligação harmônica entre os elementos usado nas normas, entre o decorrer percebemos que se esquecemos qualquer destes parâmetros podemos facilmente temos um texto mal organizado e de impossível compreensão. 
	
		
	
24
ELIZIEB
24
Nosso muito obrigado!
25
Referências: 
BURANELLO, Prof. Tiago H.. COESÃO: A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO NO TEXTO. Disponível em: <https://www.ensinomediofacil.com.br/noticia.asp?cod=85>. Acesso em: 18 set. 2017.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Coesão e Coerência. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/coesao-coerencia.htm>. Acesso em: 15 set. 2017.
FRANCISCO, São Coesão. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/portugues/coesao>. Acesso em: 16 set. 2017.
VIEGAS, Marconildo. Texto com coerência, e sem coesão. Disponível em: <http://professormarconildoviegas.blogspot.com.br/2012/06/texto-sem-coesao-mas-coerente.html>. Acesso em: 19 set. 2017.
CONTEXTO, Editora. Coesão e Coerência Textual – O que é isso? Disponível em: <http://www.editoracontexto.com.br/blog/coesao-e-coerencia-textual-o-que-e-isso/>. Acesso em: 27 set. 2017.
CULTA, Norma. Locução adverbial. Disponível em: <https://www.normaculta.com.br/locucao-adverbial/>. Acesso em: 27 set. 2017.
26
26

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando