Buscar

Experimento fisica 2 sobre osciloscopio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2
RELATÓRIO EXPERIMENTO 1: USO DO MÚLTIMETRO, OHMÍMETRO E VOLTÍMETRO
ÍNDICE 
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4
2 OBJETIVOS......................................................................................................5
3 METODOLOGIA................................................................................................6
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES.......................................................................7
5 CONCLUSÃO....................................................................................................8
REFERÊNCIAS
ANEXO
RESUMO: O seguinte experimento trata-se sobre compreender instrumentos de medições que dão suporte na verificação de grandezas Físicas importantes da eletricidade, tal como executar medições dessas grandezas especificamente Voltagem (V) e Corrente (i) e Resistência (Ω). Ademais, o experimento proporciona a utilização dos conhecimentos associados a resistores em série e paralelo.
1 INTRODUÇÃO
O multímetro é um instrumento que mede a diferença de potencial elétrico, intensidade de corrente e resistência elétrica. Tanto o modelo analógico como o digital possuem os mesmos princípios básicos, já que ambos possuem várias escalas divisoras de tensão, corrente, resistência e outras. Nos dois modelos, um sistema de chave mecânica ou eletrônica divide o sinal de entrada de maneira a adequar a escala e o tipo de medição.
Em sua maioria os corpos apresentam resistência elétrica, isto significa que estes oferecem oposição à passagem da corrente elétrica. A resistência de um corpo é determinada pelo material que se constitui e suas dimensões podendo também variar de acordo com a temperatura. A resistência elétrica é medida em Ohms (Ω).
Dois corpos entre os quais pode-se estabelecer um fluxo de elétrons apresentam uma diferença de potencial, esta grandeza é conhecida também como tensão ou voltagem e é medida em Volts (V)
A intensidade de uma corrente elétrica é a quantidade de eletricidade (ou carga elétrica) que passa num determinado ponto em uma unidade de tempo, e sua unidade SI é o Ampére (A). Existem duas categorias de correntes: Alternada e contínua. 
2 OBJETIVOS
Este trabalho possui como objetivo compreender o funcionamento adequado do multímetro, além de realizar as medidas do ohmímetro, voltímetro e amperímetro. 
3 METODOLOGIA
Para a realização do experimento no qual medimos diferentes grandezas utilizando multímetro, utilizamos os seguintes equipamentos:
Multímetro MD-300 INSTRUTHERM (+/- 1% +);
Fonte INSTRUTHERM DC POWER SUPLY FA-3005 (+/- 0,1V); 
Três resistores (+/- 5%);
Lâmpada; 
Em primeiro momento medimos a resistência elétrica. Para isso utilizamos um multímetro, três resistores e uma lâmpada. Foi necessário ajustar a chave seletora do multímetro para a opção ohmímetro, logo em seguida conectamos uma das extremidades das pontas de prova no multímetro, e a outra extremidade no componente que queríamos fazer a medida. Conferindo assim a resistência elétrica.
Em segundo momento, medimos a tensão (DC). Para isso foi necessário utilizar uma fonte que forneceu uma tensão contínua para a realização da medição. Ajustamos a tensão da fonte até que no display da fonte, na coluna (v), indicasse um valor de 1,0V. Conectamos os terminais positivos e negativos no multímetro, observando bem a polaridade. Lembrando que para a medida de tensão é necessário conectar o multímetro em paralelo. Fizemos a leitura da tensão e observamos com o valor indicado pela fonte. Repetimos esse procedimento para mais três valores de tensão contínua, em sequência. Sempre anotando e comparando os valores mostrados na fonte e no multímetro.
E por fim, foi feita uma medição de uma corrente contínua. Para a medida da corrente foi necessário a montagem de um circuito elétrico com uma lâmpada, lembrando que para a montagem, deve obedecer um circuito em série para que não haja interferência nos resultados da medição. A montagem foi feita sem antes ligar a fonte e o amperímetro. O botão da tensão foi totalmente girado em sentido anti-horário, de tal forma que a tensão mostrada fosse 0V. Em seguida ligamos a fonte, e fomos variando sua tensão até chegar em 10V, a cada 1,0V. Anotando os valores obtidos e observando a variação na intensidade da luz da lâmpada. 
Também medimos a corrente que passa pelo circuito. Primeiro desligamos a fonte, desconectamos um dos fios que vai para a lâmpada, e ligamos esse fio no multímetro, já ajustado na posição de medida amperímetro. Com o auxílio de outro fio ligamos o outro terminal do multímetro ao borne que havia sido desconectado da lâmpada. Ligamos novamente a alimentação, variamos sua tensão até chegar em 10V a cada 1,0V, e anotamos os valores de corrente oferecidos pelo multímetro. 
4 RESULTADO E DISCUSSÕES
O multímetro é um aparelho que é capaz de medir a tensão (U), resistência e corrente elétrica (A), sendo essas medições apresentadas em uma escala e de acordo com a Lei de Ohm. Para medir a corrente elétrica em um sistema fechado, o multímetro precisa ser posto em série, assim feito nos dois casos apresentados.
Na medição de corrente utilizando um Resistor de 4,7k Ohm obteve-se uma variação crescente dos resultados conforme a variação da tensão no sistema, como pode ser mostrada na tabela seguinte e no Gráfico1. 
	Tensão (U)
	Corrente elétrica (i) x 200 mA
	1V
	0,02
	2V
	0,04
	3V
	0,06
	4V
	0,08
	5V
	1,00
	6V
	1,20
	7V
	1,50
	8V
	1,70
	9V
	1,90
Após essa medida, foi analisado a corrente que passa por uma pequena Lâmpada de resistência 10 Ohm, quando se varia a tensão. A tabela a seguir e o Gráfico2 mostram os resultados obtidos.
	Tensão (U)
	Corrente Elétrica (i) x 200 mA
	1V
	21,0
	2V
	31,2
	3V
	40,6
	4V
	48,5
	5V
	55,7
	6V
	62,1
	7V
	68,4
	8V
	74,5
	9V
	80,2
Através das duas tabelas de podemos analisar qual dos dois circuitos obedecem a Lei de Ohm levando em conta a proporcionalidade de quanto maior a tensão, maior é a corrente elétrica, e com isso descobrir: “Qual dos dois circuitos seria Ôhmico?” 
O primeiro resistor estudado apresenta um circuito Ôhmico obedecendo a proporcionalidade da corrente junto a tensão, já o segundo resistor torna o circuito não ôhmico pois a resistência está variando conforme muda também a tensão e isso não condiz com um circuito Ôhmico. 
5 CONCLUSÃO 
O experimento constou na utilização do multímetro para as funções de ohmímetro nas medidas de resistência, de voltímetro nas medidas de diferença de potencial e ampère nas medidas de corrente. Obtendo o melhor valor para cada resistor.
REFÊRENCIAS 
HALLIDAY, RESNICK, WALKER. Fundamentos de Física. Vol. 3. 8 ed. Editora LTC, 2009.
Disponível em<http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/resistencia.php>. Acesso em 24 de Março de 2018.
Disponível em<http://www.nanoengenharia.fee.unicamp.br/site/Resumos/Circuitos%20eletricos2.html>. Acesso em 24 de Março de 2018.
Disponível em<https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=qBouFbUOiMMC&oi=fnd&pg=PP5&dq=corrente+continua&ots=QW0mAqD2Fl&sig=714mYLpmGVW00CQejkvr2dQYIlg#v=onepage&q=corrente%20continua&f=false>. Acesso em 24 de Março de 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando