Buscar

Sistema respiratorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A função do sistema respiratório a troca de gases entre o sangue e a superfície respiratória, absorvendo oxigênio e eliminando o gás carbônico. (SILVA et al.,2017)
O epitélio nasal é coberto por um muco de baixa viscosidade, onde se instalarão partículas provenientes do exterior, que em condições de normal função, é transportado pelo movimento ciliar até à faringe posterior. (Fisher et al.,2005)
A mucosa úmida e vascularizada da cavidade nasal tem função de aquecimento do ar inspirado além de capacidade absortiva, podendo, desta forma, a via nasal ser utilizada como via de administração de alguns medicamentos. (IFCE-PARANÁ)
A faringe é um tubo muscular que serve tanto ao sistema respiratório quanto ao sistema digestório, ou seja, por ela passam o ar e o alimento, os quais posteriormente à faringe seguem trajetos diferentes. (IFCE-PARANÁ)
A laringe é um órgão tubular que, além da função de condução do ar, participa também da fonação, pois contém as pregas vocais. (IFCE-PARANÁ)
A traqueia é um tubo constituído de anéis cartilaginosos em forma de C (em torno de 16 a 20 anéis) que une a laringe aos brônquios. (IFCE-PARANÁ)
Os brônquios direito e esquerdo são estruturas ramificadas. Assemelham-se a uma “copa de árvore” com os seus galhos, inicialmente, mais grossos na parte central da árvore, tornando-se mais finos na periferia. De forma análoga, os brônquios são mais calibrosos nas suas partes centrais, mais próximas à carina, (nesta localização chamados brônquios principais direito e esquerdo), e progressivamente vão se ramificando em estruturas cada vez menos calibrosas. (IFCE-PARANÁ)
Os pulmões direito e esquerdo são estruturas delicadas, de consistência “esponjosa”, onde ocorre uma função importantíssima para a vitalidade de todo o organismo que é a troca gasosa. (IFCE-PARANÁ)
Referências
Emilene Alvim da Silva, Juliani Bett, Tais Garcia1 Mainara Cascaes, Thais Ceresér Vilela. O SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: uma alternativa de transposição didática .Revista Maiêutica, Indaial, v. 5, n. 01, p. 27-33, 2017
Maria Cristina Silva Montenegro Corrêa. Anatomia e Fisiologia. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - PARANÁ - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Fisher LH, Davies MJ, Craig TJ. Nasal obstruction, the airway, and the athlete. Clin Rev Allergy Immunol. 2005;29(2):151-158.

Outros materiais