Buscar

Atividade 1 - Resp e Digest

Prévia do material em texto

Bom dia,
As atividades são individuais. Vocês podem fazer juntos, mas cada um deve ter o seu.
Cuidado com cópia do colega. Todo trabalho em sala reforça e complementa o trabalho do laboratório e vice-versa. Então, faça o seu e se prepare para o que vem para a aula seguinte.
Vocês deverão responder as questões utilizando a literatura e se quiserem a internet.
As respostas deverão estar no caderno de vocês. O conteúdo pesquisado é de vocês, portanto, respondam com a maior clareza para que fique de fácil entendimento.
Façam as atividades propostas com dedicação que estarão dando um passo importante na formação de vocês.
O sistema respiratório é formado por um conjunto de órgãos com diversas funções além das trocas gasosas. Dentro dessas funções podemos citar a UMIDIFICACÃO, TERMORREGULAÇÃO E FILTRAÇÃO.
Didaticamente dividimos o sistema respiratório em 3 porções: (1) a Porção Condutora (preparatória) do ar. Como o nome diz tem a função de conduzir e preparar o ar até a porção seguinte; (2) a Porção Respiratória, tem a função de efetivamente realizar as trocas gasosas e, (3) o Mecanismo de Bombeamento, que tem a função de fazer com que o ar entre e sai do sistema.
Com essa breve introdução, IDENTIFIQUE AS ESTRUTURAS QUE FAZEM PARTE DA PORÇÃO CONDUTORA (PREPARATÓRIA) DO AR DO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Coloque-os na sequencia correta.
Relacionadas ao Sistema Digestório e Respiratório, encontramos na região do crânio 2 grandes cavidades, a Cavidade Nasal, que termina caudalmante nas coanas e na Nasofaringe, e a Cavidade Oral, que termina caudalmente na Orofaringe.
Pergunta-se:
	A) Que estruturas separam a CAVIDADE NASAL da CAVIDADE ORAL?
	B) Dizemos que a Cavidade Nasal é uma cavidade virtual, pois existem estruturas que a preenche quase completamente. Qual o nome das estruturas que preenchem quase completamente a cavidade nasal? Se elas preenchem quase completamente a cavidade nasal, qual o nome dos espaços por onde o ar passa?
	C) É possível acessar a região da faringe pelas narinas? No caso da passagem uma sonda nasogástrica, que estruturas ela passaria até chegar ao estômago?
Analise e responda a questão:
Você fará uma anestesia inalatória e precisará colocar um tubo na traquéia do animal. Introduzindo o tubo pela cavidade oral, quais estruturas o tubo passará até chegar à traquéia? 
Cranial à traquéia podemos identificar um órgão formado por diversas cartilagens. Que órgão é esse e cite o nome de todas as cartilagens que o forma
Durante seu trajeto, esôfago e traquéia mantêm uma íntima relação. Identifique as divisões do esôfago e as posições que ele assume em seu trajeto relacionando-o com a traquéia.
O esôfago sofre algumas constrições normais em alguns pontos. Esses pontos são geralmente os locais de prevalência na parada de corpos estranhos esofágicos. Identifique quais são esses pontos de estrangulamento normal do esôfago e que órgãos estão envolvidos.
Objetivo: Complementar o estudo.
Procurar na internet ou na literatura as respostas das seguintes questões.
Quanto ao estômago dos animais assinale a alternativa correta:
· a) quanto ao tipo de mucosa pode ser simples ou composto
· b) o estomago composto tem varias cavidades
· c) o cão tem estômago simples, ou seja, aglandular 
· d) o eqüino tem estomago simples, ou seja, aglandular 
· e) o cão tem estômago pluricavitário
Em algumas situações pode haver produção de gás excessiva pelo rúmen. O acumulo deste gás pode provocar alterações importantes levando inclusive a morte. Pergunta-se:
	a) É possível drenar este gás?
	b) Caso sua resposta seja sim, em que região do rúmen deve fazer esta punção? Por quê?

Continue navegando