Buscar

unha de gato e garra do diabo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Harpagophytum procumbens (“GARRA-DO-DIABO”) 
Droga Vegetal: raízes secundárias secas e cortadas
Uso terapêutico: analgésico, anti-inflamatório, tratamento de artrite e reumatismo. 
DESCRIÇÃO MACROSCÓPICA: As raízes primárias apresentam profundidade no solo de até 2 metros, juntamente com as raízes secundárias, espalhando-se até 1,5 metros sobre todos os lados, o que favorece a conservação de água (15). As raízes tuberosas secundárias são grossas, de 6 até 20 cm de comprimento, com diâmetro de 6 cm e pesam até 500 g. A droga vegetal consiste em fatias em formato de discos ou leques (Figura 4) com 2-4 cm e, por vezes, até 6 cm de diâmetro, com 2-5 mm de espessura, de coloração marrom acinzentado a marrom escuro. As superfícies externas são mais escuras e apresentam rugas longitudinais tortuosas. A superfície cortada, de coloração mais pálida, apresenta uma região escura e feixes de xilema visivelmente alinhados radialmente.
DESCRIÇÃO MICROSCÓPICA: várias linhas de células de cortiça grandes, com paredes finas frequentemente com conteúdos marrom-amarelados. O córtex parenquimático apresenta esclereídos muito ocasionais, com conteúdo marrom-avermelhado e o xilema é disposto em anéis concêntricos. Os vasos são reticularmente espessados, alguns com perfurações arredondadas nas paredes terminais (traqueídeos). É descrita a abundante presença de células parenquimáticas lignificadas associada com os vasos e na pequena medula central.
DESCRIÇÃO DO PÓ: o pó da droga vegetal apresenta coloração marrom clara.Parênquima lignificado, associado com vasos reticularmente espessos, com algumas perfurações arredondadas nas paredes finais. Parênquima de paredes finas e abundantes; células de cortiça gigantes; fibras e esclereídos sem coloração; oxalato de cálcio ausente; pouco ou nenhum amido.
Uncaria tomentosa (unha-de-gato)
Droga Vegetal: Córtex e raiz;
Uso terapêutico: anti-inflamatória e reativadora da imunidade e pode ser usada no tratamento de amigdalite e artrite. Analgésica, antioxidante, anti-inflamatória, imunoestimulante,anti-reumática, antiviral, afrodisíaco, regeneradora celular, reguladora menstrual, contraceptiva, antipirética e diurética.
Aspectos botânicos: Planta trepadeira de grandes dimensões, pertencente a família das Rubiáceas, com altura de até 30 metros. Apresenta espículas em forma de gancho, folhas opostas e ovaladas com uma fina película, de coloração pardacenta. Flores sésseis, pequenas e numerosas, com cálice tubular infundibuliforme. Frutos biloculares, pardos e com numerosas sementes aladas em seu interior. É original da América do Sul, principalmente na região amazônica, crescendo entre 600 e 800 metros de altitude (encontrados exemplares em até 2.500 metros de altitude);

Outros materiais