Buscar

AULA 11 PARTE 1 Cont Neoplasias int

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA PATOLOGICA
AULA 11 PARTE 1
CARCINOGENESE COLÔNICA:
O intestino é um grande problema pra carcinogênese, pois ele tem a predisposição das doenças inflamatórias como colite e crohn, outro problema no intestino são as bactérias da flora intestinal. As bactérias fazem o diabo a 4, começam a fermentar carboidratos e produzem no bolo fecal substancias cancerígenas. O tumor pode ser:
Esporádicos grande maioria, sem suscetibilidade genética.
Hereditários pode ter o tumor solitário e pode ser devido a polipose familial (altamente maligna). Para ter essa poliplose tem q ter no mínimo 100 pólipos. E além disso pode ter tumor sem passar pela poliplose.
Classificamos a CARCINOGENESE COLÔNICA em duas vias:
Duas vias: Supressora e mutadora
1º coisa: como envolve vários genes, tem a via mutadora e supressora é uma sequência de alterações genicas então são eventos moleculares acumulativos com a correspondência morfológica. Os adenomas são lesões pré-malignas, ou seja, são tumores benignos que são pólipos. Os adenomas precedem os tumores malignos.
Os pacientes com pólipos tem que que fazer biopsia para ver se é adenoma ou ñ. Se tiverem adenomas os pacientes devem ser rastreados. O rastreamento reduz a taxa de malignização. O câncer colônico leva um série de mutações, ou seja, uma cascata de reações leva ao carcinoma intestinal. Temos a fase precoce de mutações e dps temos a fase tardia, na fase precoce temos a mutação do principal GEN que controla o ciclo celular que é o APC ( degrada a beta-caterina), a beta-caderina tem que ser degrada pois ela é uma importante substância mitogênica. Ou seja, O GEN APC degrada a beta-caderia e com isso ela não fica disponível, uma vez que o GEN APC sofre mutação ele não volta ao normal e com isso a beta-caderina atua, cenário esse que ativa gens mitogênicos o que dispara o ciclo celular. La na frente, na fase tardia vai ter mutação do gens supressor de tumor, principalmente o gen de reparo a P53, a alteração desse fator está altamente associado a incidência de câncer colônico. Ou seja cada fase tem a mutação de um GENE.
O que é a via supressora ? Sequência de mutação nos genes supressores de tumor, que são o APC e a P53.
O que é a via mutadora ? No que diz respeito a mutações nos GENS de reparo do DNA que são comandados pela P53. Essa via está mais relacionada com câncer de colon direito.
Essas vias estão relacionadas.
Ou seja, Inicio: mucosa normal, a 1º mutação é do gene APC (degrada a beta-caderina) perde a propriedade de ligar a beta-caderia e com isso ela fica disponível a fazer o estrago e ativa os gens mitogênicos com isso você tem o aparecimento dos adenomas ( benigmos ) continua as mutações até o aparecimento dos carcinomas.
EXEMPLO DE MUTAÇÕES NOS ADENOMAS: mutações nos protooncogenico (KRAS). KRAS mutantes dispara o ciclo celular. Protooncogênico é um gen normal.
Além disso se você tem mutação na P53 você também pode ter a evolução para o carcinoma.
A carcinogênese é um processo longo e evolutivo, logo vão aparecer por volta dos 60 a 80 anos. Quando ele aparece mais cedo, ele está ligado com a doença inflamatória intestinal. O câncer de colo retal possui alta incidência em homens e mulheres. A falta de rastreamento dos adenomas leva a formação de carcinomas. O rastreamento desse câncer é muito caro, mas devido ao SUS deu uma melhorada.
Como evitar o câncer intestinal???
Adenocarcinoma é um tumor maligno de origem glandular, ele perfaz 90% de todos os câncer intestinais. O grande problema são os fatores ambientais (dieta preventiva). A dieta rica em gordura, como: carne vermelha faz parte de uma dieta indutora de câncer. A carne vermelha tem alto teor de colesterol e o colesterol exige a presença de bile para emulsificação, o excesso de bile leva ao excesso de bilirrubina e sais biliares, os sais biliares levam ao problema no intestino devido a presença da flora bacteriana intestina, como?? As bactérias convertem esses sais biliares em substancias mitogênicas. Já a dieta preventiva é uma dieta com alto teor de fibras. O que as fibras fazem? absorvem água incham aumentam o volume do bolo fecal aumenta o transito intestinal reduz o contato do bolo alimentar com as bactérias evita o câncer de colo retal. OU seja carboidrato parado no intestino é um veneno, pois as bactérias começam a fermentar e produz substâncias cancerígenas. Outra coisa que predispõe o câncer de colo retal: a doença inflamatória intestinal (colite ulcerativa e doença de crohn) porque são doenças inflamatórias crônicas com grande produção de radicais livre os radicais são potentes cancerígenos.
Além disso temos a dieta pobre em fatores protetores que vão levar ao câncer. Os fatores protetores são: antioxidantes que são as vitaminas A, C e E. Logo, comer vegetais secos, frutas e sucos. 
Lembrar que o esvaziamento rápido no estômago é prejudicial pois secreta uma maior quantidade de HCL.
Macroscopia do carcinoma intestinal: 70% é no reto intestinal ( sigmoide) , 30% acomete o seco e colón ascendente, o seco é mais difícil devido ele ser um porção mais dilatada e impede o contato do alimento com a parede intestinal. A medida que o bolo fecal vai transitando o bolo fecal vai estar mais pastoso o que permite o contato maior. Além disso temos 3 tipos: 
Vegetante cresce para a superfície e é mais comum no colón direito.
Ulcero infiltrativo resulta em estenose intestinal.
Anular mais comum no reto sigmoide, se é anular ele é infiltrativo, além de ser infiltrativo ele compromete toda circunferência do intestino e é o pior que tem.
Difuso quase ñ existe.
Coloquei essa imagem para ter noção mas isso é de esôfago.
O câncer intestinal da metástase tanto por via linfática ou hematogênico ( essas duas são à distancia) e também por vizinhança ( também chamada de contiguidade). A sepse intestinal ela ocorre geralmente quando tem perda da continuidade da mucosa (perfuração), devido a ulceração do tumor maligno.
Microscopia do carcinoma intestinal: perda do epitélio intestinal, antes era cheio de células caliciformes, cheia de criptas, cheio de imaginações. Agora ele ficou todo infiltrado por glândulas, ou seja, perda de células caliciformes nas criptas devido ao alto grau de indiferenciação, as células glandulares altamente indiferenciadas e não produz mais muco. Pseuestratificação do epitélio, e acompanho de hipercromasia nuclear. Além da atipias celulares (hipercromasia e pleomorfismo celular) tem a alteração da arquitetura também. Infiltração glandular ao logo de toda a mucosa e muita mitose. Glândulas pequenas com grande número de ductos isso é chamado de aspecto cripiforme, ou seja, aspecto de peneira todo furado, ou seja, baixo grau de diferenciação.
Vou falar agra dnv da carcinogênese:
A carcinogênese é na maioria das vezes assintomática. Além disso Alterações de hábitos intestinais, emagrecimento, sangue oculto nas fezes e a presença de hemorragias (tumores malignos são altamente ulcerativos). O diagnóstico por sinais clínicos fica difícil, logo é necessário os exames complementares. As complicações principais são: obstrução intestinal e sangramento crônico. Se o tumor é ulcerante ele pode levar a perfuração intestinal, perfuração essa que vai culminar com peritonite fecal choque séptico.
A extensão local ou disseminação linfática e linfonodos correspondes, a Metástase do câncer intestinal sanguínea ela vai pro fígado.
Prognóstico: depende do grau de invasão da parede.

Outros materiais