Buscar

01 PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE Conteúdo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Planejamento Urbano E Meio Ambiente
No decorrer de sua História, o Brasil passou por mudanças significativas em sua estrutura econômica e urbana. Sua população cresceu de forma vertiginosa, e hoje, no século XXI, ostenta índices de urbanização de mais de 80%, segundo dados do último Censo Demográfico realizado em 2000, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 O planejamento urbano é um método de aplicação contínuo e permanente, que procura soluções viáveis para resolver os problemas que afetam uma comunidade situada em determinado espaço e época, através de um estudo multidisciplinar capaz de antecipar as consequências dos problemas detectados.
 A importância do aprendizado do planejamento urbano consiste em possibilitar a proposição de soluções adequadas aos problemas enfrentados pelas cidades, permitindo construir cenários, simulando os desdobramentos decorrentes do processo, com o objetivo de melhor se adequar contra a ocorrência futura de problemas, tendo como foco de análise a compreensão de forma integrada da problemática urbano-ambiental.
O que é Planejamento Urbano?
Todo conjunto de processos de criação dos mais variados projetos urbanos dá origem ao que conhecemos como planejamento urbano. Este conjunto visa melhorar ou revitalizar aspectos de uma área ou região urbana específica, objetivando melhorar a qualidade de vida dos habitantes do ambiente em questão.
 O planejamento urbano atua nos processos de produção e estruturação do espaço urbano e a interpretação e as necessárias alterações irão variar de acordo com os interesses dos envolvidos no projeto.
Planejamento Urbano x Meio Ambiente
Um aspecto importante e que deve ser levado em conta é a influência que um determinado projeto pode causar ao meio ambiente, uma vez que com o devido planejamento é possível prevenir impactos ambientais negativos.
Abordar as questões ambientais que envolvam qualquer planejamento permite levar adiante um processo de intervenção em uma dada região de forma a interferir o mínimo necessário no espaço físico.
Abordar as questões ambientais no planejamento urbano auxilia, também, na preservação dos recursos naturais disponíveis na região e na capacidade de recuperação do ambiente pelos danos ocorridos ao longo do processo de urbanização, proporcionando maior bem-estar aos seus moradores.
Observa-se certa falta de sintonia entre a Constituição Brasileira e os instrumentos públicos legais de intervenção e preservação no espaço físico, como Planos Diretores municipais, por exemplo, o que representa obstáculos importantes na realização de um projeto.
Evolução Histórica do Planejamento Urbano
A civilização humana apresenta evidências de ter trabalhado com planejamento urbano desde os antigos romanos que, por exemplo, utilizavam um padrão consolidado de planejamento urbano voltado para a defesa militar e a circulação dos habitantes.
A estrutura básica partia de uma praça central cercada por uma grade de ruas, cercada por um muro para garantir a segurança interior.
Para reduzir o tempo necessário para locomoção, foram traçadas duas ruas principais que passam pela praça quadrada.
Procurava-se preservar um rio que corresse por dentro das cidades, para a obtenção de água potável, transporte e despejo de esgoto mesmo durante cercos. 
Muitas cidades italianas ainda conservam a essência destes planos, como Turim.
Diversas civilizações da América Latina também utilizaram medidas de planejamento urbano em suas cidades, demonstrando preocupação com a distribuição de construções no espaço físico e com o traçado de sistemas de esgoto e com a forma de captação da água potável.
Renascimento
Somente no Renascimento é que o trabalho dos planejadores urbanos vai ser valorizado na medida em que criam projetos de grandes áreas planejadas para solucionar a ocupação desordenada até então observada e a circulação tumultuada dos tempos antigos. 
Temos como exemplos a Basílica de São Marcos, em Veneza, e a Basílica de São Pedro, no Vaticano, que passam a levar em conta o acesso de peregrinos e crentes, ou o Palácio de Versailles, na França, projetado para demonstrar grandiosidade.
Artistas renascentistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo tornaram-se conhecidos por desenharem cidades italianas nos séculos XV e XVI, enquanto Georges Eugene Haussmann planejou grandes obras em Paris, no século XIX, como L’Opéra de Paris.
A Revolução Industrial
Com a Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX, e a instalação de fábricas, a oferta de novas oportunidades ocasionou o aumento desordenado da população de muitas cidades. Reformistas sociais pediam ao governo que melhorassem tais condições de vida, sugerindo planos de zoneamento, com casas, jardins e áreas verdes.
Planejadores urbanos tentaram mostrar a imagem de uma cidade ideal, na Feira Mundial de Chicago, em 1893. Seus planos mostravam avenidas com grandes estruturas públicas, sugerindo o que poderia ser entendido como uma cidade ideal. A exposição marcou o início do movimento City Beautiful (“bela cidade”), nos Estados Unidos.
Urbanismo no Brasil
A partir do fim do século XIX, o conceito de Urbanização passou a ser encarado com maior seriedade pelos municípios brasileiros...
Goiânia, construída como capital do Estado de Goiás, foi fundada em 1933, obedecendo ao plano do arquiteto Attilio Corrêa Lima, primeiro urbanista formado do Brasil, e alterado pelos irmãos Coimbra Bueno, a partir de 1935.
Brasília foi a terceira grande obra de Planejamento Urbano no Brasil. O projeto da atual capital do país foi escolhido por meio de um concurso nacional, e é de autoria do arquiteto Lúcio Costa, cuja obra urbanística foi influenciada pelas ideias do arquiteto suíço Le Corbusier, pseudônimo de Charles-Edouard Jeanneret.
A cidade de Belo Horizonte foi a primeira do Brasil a ser fundada já  seguindo o conceito de urbanização, tendo seu Plano Diretor elaborado em 1894 pelo engenheiro Aarão Reis, substituído depois por Francisco Bicalho.
Atividade Proposta
A partir das informações desta aula, pesquise e opine: como o Planejamento Urbano pode ordenar as cidades e resolver seus problemas de habitação e qualidade de vida?

Outros materiais