A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APOL 4   GESTÃO AMBIENTAL

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 4 GESTÃO AMBIENTAL
 1- A preocupação com o meio ambiente e o reforço de algumas leis ampliaram o mercado de consultorias especializadas. Existe uma ampla área de atuação para as consultorias ambientais. Dentre eles se encontram a construção dos Relatórios de Impacto Ambiental. Ao prestar este tipo de serviço as consultorias estão realizando:
R: Uma síntese mais simplificada, com linguagem acessível e objetivos nas explicações contendo as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da empresa.
 2- A Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), seus princípios, objetivos e instrumentos. Um dos instrumentos mais importantes da PNMA é a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). A AIA é:
R: Um processo de identificação de alterações que podem ser causadas por uma determinada atividade antrópica, resultante da ação humana, sobre o meio ambiente.
 3- Apenas 30% dos municípios brasileiros realizam licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades que têm impacto na natureza, e 22% estão em processo de elaboração da Agenda 21 local, ou seja, se dedicam ao planejamento do setor. Os números são do Perfil dos Municípios Brasileiros 2015 (Munic), levantamento do IBGE com dados sobre os 5.570 municípios do País. Este dado é preocupante, pois os Estudos de Impacto Ambiental. Pelo Estatuto da Cidade, o plano é obrigatório a todos os municípios com mais de 20.000 habitantes, que fazem parte de regiões metropolitanas, estão em áreas turísticas ou têm atividades com grande impacto ambiental. Adaptado de http://exame.abril.com.br/brasil/70-dos-municipios-nao-fazem-licenciamento-ambiental/ para fins acadêmicos. Este tipo de estudo é realizado:
I. Por especialistas de áreas distintas.
II. Com dados técnicos detalhados sobre análises do impacto da atividade sobre os meios ambientais (natureza, patrimônio cultural e histórico).
III. Fornecendo às autoridades públicas uma base confiável de informação sobre a área modificada.
R: As afirmações I, II e III são corretas
 4- A Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), seus princípios, objetivos e instrumentos. Um dos instrumentos mais importantes da PNMA é o licenciamento ambiental. Sobre o licenciamento ambiental:
1. É um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
2. Para obter uma licença ambiental o empreendimento depende de um prévio estudo de impacto ambiental e do respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA).
3. Empresas certificadas ISO 14001 tem licenças ambientais renovadas com maior facilidade por serem consideradas ambientalmente idôneas.
É correto o que se afirma:
R: Em 1, 2 e 3.
 5- Ao longo de um período de quase dois anos funcionários da fabricante de cosméticos Natura mapearam e esmiuçaram 962 processos da extração de matérias-primas até a produção e distribuição dos mais de 2?500 produtos da empresa. Nessa fase, o objetivo era reunir um volume significativo de informações que permitissem calcular, com o máximo de precisão, o impacto ambiental de cada uma dessas atividades. Para mensurar os efeitos no meio ambiente dos 2,5 milhões de catálogos que chegam a cada 20 dias às mãos dos milhares de vendedoras da empresa no Brasil, foi preciso obter dados como o consumo de água da gráfica em que são impressos e o volume de gases de efeito estufa e de outros poluentes atmosféricos e hídricos liberados nesse processo, entre outros indicadores. O levantamento serviu para que a Natura, pela primeira vez, aferisse o valor — em dinheiro — do impacto provocado pela sua operação durante o ano de 2013. Resultado: um dano ambiental de 132 milhões de reais. Adaptado de http://exame.abril.com.br/revista-exame/o-dano-ambiental-agora-tem-preco-definido/ para fins acadêmicos
Com base neste conhecimento, a Natura tem um instrumento de decisão em relação a:
R: Seleção de alternativas de desenvolvimento da ação proposta, permitindo, entre outros, a redução dos danos e custos de medidas de controle ambienta