Buscar

atividade contextualizada economia e mercado global

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE GUARULHOS
MARKETING EAD
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PROFESSORA RODRIGO JÓFILI
LUCIENE CAVALCANTI- TUTORA
CAROLINE FARIA VIANA
Uma empresa lhe convidou para uma seleção e ela exige que você possua, além dos elementos traçados acima, de conhecimento a cerca das questões econômicas.
Diante disto, você deve (sucintamente) tratar pelo menos dois temas atuais da economia brasileira (consumo, PIB, desemprego, inflação, etc.) e fundamentar sua análise crítica destes dois temas escolhidos baseado no que aprendemos ao longo da disciplina.
Sua análise crítica será fator decisivo para contratação.
Existe uma ligação muito forte entre consumo e economia. Consumir é, na prática o adquirir bens e serviços, depender do capital para obter algo (O consumo também está relacionado às despesas básicas de uma família na aquisição de bens e serviços, como por exemplo, alimentação, automóveis ou até mesmo serviços médicos), tendo o objetivo de satisfazer as necessidades de uma família ou até mesmo potencializar suas utilidades , é isso que mantém nossa economia em constante movimentação. Quanto maior a renda, maior a quantidade de consumo, maior a circulação de valores, e isso geram mais empregos e ainda mais renda. Essa aquisição de bens e serviços simboliza mais da metade de tudo o que é produzido no país, que consequentemente é refletido no PIB. Caso ocorra um aumento no consumo, acontecerá o mesmo com o PIB, e se houver uma queda de consumo, o mesmo ocorrerá com o PIB (que é o que aconteceu no Brasil em 2015). Também existe uma importância muito grande em torno do mercado macroeconômico, já que ele corresponde a fortemente a despesa nacional de uma economia.
. Independente da via de comunicação, quando uma propaganda é feita sobre um determinado produto, é criado no momento um estímulo para que as pessoas comecem a consumir este produto, o que pode aumentar dívidas e inadimplência em um país. Mesmo em um país em com problemas econômicos, as pessas consomem bens e serviços que estão além de suas necessidades ou utilidades, são essas compras sem necessidades que aumentam a quantidade de dívidas/inadimplência.
Dívidas com cartões de crédito incluem taxas de juros, comprometimento de renda com o pagamento de dívidas, inflação e desemprego. E com uma quantidade tão grande de pessoas desempregadas em conjunto com a dificuldade de conseguir um emprego, as pessoas vem diminuindo o consumo de bens e serviços, assim podemos ver que o desemprego reprime desejos e necessidades por tempo indeterminado.
O consumo é a base da economia, e essa base influencia outros fatores como uma subdivisão. Devemos ter em mente também que consumo é uma coisa e consumismo é outra.
O consumo é responsável por mais da metade o que é produzido no nosso país, e influenciador de aproximadamente 80% do PIB no país. Nosso país é influenciado de várias maneiras pelo consumo, no desemprego,, inadimplência, inflação e no PIB, assim como a produção base da economia.
O conceito de consumo está umbilicalmente ligado à economia. Consumir é, antes de tudo, 
comprar, despender parcela econômica de capital para adquirir uma coisa. O consumo 
corresponde à despesa suportada pelas famílias na aquisição de bens e serviços de vários tipos 
(alimentares, vestuário, calçado, automóveis, eletrodomésticos, serviços médicos, etc.) por 
forma a satisfazer necessidades e maximizar a sua utilidade, e isso faz girar a economia. 
Quanto mais se consome mais renda há, mais o dinheiro circula, criando empregos e renda. Ao 
mesmo tempo, a importância do consumo a nível macroeconômico é também altamente 
elevada, correspondendo normalmente à forte parcela da despesa nacional de uma economia
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
 htt ps://g1.globo. com/econo mia/concursos -e-e mpr ego /not ic ia/desemprego -fica-em-122-em-
janeiro -de- 2018.ghtml 
https://www.dicionariofinanceiro.com/busca/?s=macroeconomia
https://g1.globo.com/economia/noticia/bc-mantem-em-26-estimativa-de-alta-do-pib-em-2018-e-ve-inflacao-em-38.ghtml
https://economia.uol.com.br/listas/dolar-pib-desemprego-inflacao-veja-lista-dos-recordes-negativos-de-2015.htm

Continue navegando