Buscar

Resumo das APOL Análise Econômica

Prévia do material em texto

OBJETIVAS APOL´S
Questão 1/3 - Análise Econômica
A análise da quantidade demandada pelo consumidor leva em consideração o preço do bem. Por exemplo, uma redução no preço do arroz leva a um aumento na demanda por arroz, ceteris paribus. Porém, nem sempre só o preço é considerado nesta decisão do consumidor.
 
Leia as afirmativas a seguir:
 I. O consumidor aumenta a quantidade demandada de arroz quando o preço diminui.
Porque
II. O consumidor consome mais arroz em relação aos outros bens que não sofreram alterações de preços (efeito substituição) e pelo aumento do poder aquisitivo ocasionado pela redução do preço do arroz (efeito renda).
 
A respeito destas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	a) As assertivas I e II são falsas
	
	B
	b) A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	c) As duas assertivas são falsas e a primeira explica a segunda.
	
	D
	d) A assertiva II é falsa e a I é verdadeira.
	
	E
	e) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda explica e complementa a primeira.
Questão 2/3 - Análise Econômica
A Economia estuda como a sociedade administra os recursos escassos. Assim, o problema econômico fundamental se refere à escassez de recursos, mas existem outros aspectos econômicos estudados pela economia e definidos como princípios econômicos.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
São considerados princípios econômicos, apenas as seguintes pressuposições:
	
	A
	a) os trade-offs enfrentados pelas pessoas, a existência de custos ocultos, os incentivos a que as pessoas são influenciadas, a pressuposição de que os mercados são eficientes e a possibilidade de o governo melhorar o mercado em certas circunstâncias.
	
	B
	b) as pessoas possuem rendas ilimitadas, as pessoas são influenciadas apenas pelos governos, há a necessidade de um governo para produzir alimentos, os custos de oportunidade que é a definição de custo financeiro de produção de bens e as externalidades numéricas.
	
	C
	c) a existência de preços iguais em todos os mercados em quaisquer situações, a necessidade de concentração de renda para haver produção, os custos de produção são sempre finitos, o governo deve sempre definir os custos de oportunidade das pessoas e a oferta por máquinas das famílias.
	
	D
	d) a renda das famílias é sempre igualitária em todos os países em economias capitalistas, a produção deve ter custos infinitos, o mercado é sempre capaz de lidar com as externalidades negativas sem interferência do governo, a ilusão da existência de preços no mercado e a elasticidade do trade-off.
	
	E
	e) as inovações tecnológicas que diminuem a produtividade das empresas, os modelos econômicos que só analisam economias com recursos abundantes, as famílias que não participam das economias de mercado, o governo que sempre deve concentrar renda e os custos de produção são finitos e inexistentes.
Questão 3/3 - Análise Econômica
A demanda é a quantidade de um bem ou um serviço que os consumidores desejam adquirir em um período determinado de tempo.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
A partir do conceito de demanda, assinale as alternativas a seguir e, identifique os fatores que influenciam a demanda por parte dos consumidores e deslocam a curva de demanda:
 I. Fatores sazonais, como Dia das crianças e Dia das Mães.
II.Aumento dos salários reais.
III. Os lucros das empresas.
IV. As preferências dos consumidores.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) Afirmativas, I, II e III, apenas.
	
	B
	b) Afirmativas, II e III, apenas.
	
	C
	c) Afirmativas, I, II, III e IV, apenas.
	
	D
	d) Afirmativas, I, II e IV, apenas.
	
	E
	e) Todas as afirmativas.
APOL 2
Questão 1/3 - Análise Econômica
Com relação às Estruturas de Mercado, analise as afirmativas das frases a seguir e assinale (V) para questões verdadeiras e (F) para questões falsas:
( v    )  O mercado de um bem x que possui produtos de baixa elasticidade e dificuldade para o ingresso é o oligopólio.
( v     )  Monopólio natural significa que as firmas são monopolistas devido a baixas economias de escala.
(  f    )  A existência de muitos vendedores e um só comprador é uma situação de monopólio. 
(  v    )  A estrutura de mercado onde as empresas são monopolistas é caracterizado com altos lucros, produtos inelásticos e domínio de mercado.
(  f    )  Fusão é uma prática ilícita que caracteriza o conluio entre vendedores.
	
	A
	V, V, F, V, F
	
	B
	F, F, V, F, V.
	
	C
	F, V, V, V, F.
	
	D
	F, F, F, F, V.
	
	E
	V, V, V, V, V.
Questão 2/3 - Análise Econômica
Em muitos setores, os produtos são diferenciados entre si. Os consumidores enxergam a marca de cada empresa como algo distinto, diferenciando-se das outras marcas. A marca x de creme dental é considerada melhor que as marcas y, z e t para um grupo de consumidor, devido às características como aroma, consistência e reputação. Esta imagem da marca x melhor que a marca y para este grupo de consumidores se deve a relativa eficácia do creme dental x na prevenção de cáries e, portanto, alguns consumidores estariam dispostos a pagar mais por este produto.
Fonte: PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo, Editora Prentice Hall, 5ª ed., 2002, 711 p. (adaptado, pg. 422)
 
O texto acima caracteriza um tipo específico de estrutura de mercado. De acordo com as características das estruturas dos diferentes mercados, o tipo citado no texto se refere a:
	
	A
	Monopólio – porque a marca x é a única marca consumida pelos consumidores.
	
	B
	Concorrência perfeita – porque há poucas empresas de pasta de dente como a x, y, z e t, além de todas ofertarem produtos diferenciados.
	
	C
	Oligopólio – porque há diferenciação de produtos e há apenas uma única empresa no mercado de pasta de dente.
	
	D
	Concorrência monopolística – porque há várias empresas que vendem produtos diferenciados
	
	E
	Monopsônio – porque há vários compradores de pasta de dente e, portanto, as empresas y, z e t apenas compram da empresa x.
Questão 3/3 - Análise Econômica
Dadas estruturas de concorrência, assinale a alternativa correta que caracteriza uma empresa oligopolista:
	
	A
	Possuem baixos recursos disponíveis para pesquisa e desenvolvimento.
	
	B
	Embora possuam muitos vendedores, apenas poucos compradores participam do mercado.
	
	C
	São identificadas na nossa economia, por possuírem algum tipo de órgão independente regulador ou fiscalizador do mercado.
	
	D
	Dominam o mercado em que atuam, controlando produção e preços.
	
	E
	Não possuem recursos para pesquisa e desenvolvimento.
APOL 3
Questão 1/3 - Análise Econômica
A macroeconomia estuda o comportamento da economia como um todo: as expansões ou recessões econômicas, o produto total da economia em bens e serviços, as taxas de inflação, o nível de desemprego e as taxas de câmbio. A macroeconomia considera tanto o crescimento econômico no longo prazo quanto as flutuações econômicas que ocorrem no curto prazo.
Fonte: DORNBUSCH, R.; FISCHER, S. STARTZ, R. Macroeconomia. Amadora, Portugal: Editora McGraw-Hill de Portugal, 7ª ed., 550 p., 1999.
Observação: (Pg. 3)
 
São objetivos da política macroeconômica:
	
	A
	alto nível de emprego, estabilidade dos preços, crescimento da produção e distribuição equitativa da renda.
	
	B
	alto nível de emprego, maximização do lucro das empresas, crescimento da produção e preferências do consumidor.
	
	C
	estabilidade dos preços, distribuição equitativa da renda, preferências do consumidor e minimização de custo das empresas.
	
	D
	crescimento da produção, distribuição equitativa da renda, maximização do lucro das empresas e preferências do consumidor.
	
	E
	alto nível de emprego, estabilidade dos preços, maximização do lucro das empresas e minimização de custo das empresas.
Questão2/3 - Análise Econômica
Leia a definição a seguir:
O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indústria de bebidas. (Marco Antonio S. Vasconcelos e Manuel E. Garcia,  2007, página 79).
Com base na definição acima e considerando que o setor produtivo brasileiro possui alto grau de oligopolização, analise as sentenças a seguir:
 
I. No Brasil a indústria farmacêutica, de papel e de cosméticos, são exemplos de uma estrutura de mercado oligopolizada.
II. A exploração de petróleo no Brasil deixou de ser monopolista com as privatizações ocorridas se encaixando, agora, no conceito de oligopólio.
III. As empresas Copel, Cemig, Cesp, Cepisa, Light , Coelce e Celpe pertencem ao setor de energia do Brasil, assim fica evidente que a energia elétrica no país está inserida em uma estrutura oligopolizada.
IV .O mercado de hortifrutigranjeiros no Brasil é um exemplo clássico de oligopólio, haja vista a existência de um número reduzido de grandes produtores que dominam o mercado nacional.
 
Agora assinale a alternativa correta:
	
	A
	As sentenças I e II são falsas e as III e IV verdadeiras.
	
	B
	As sentenças I, II e III são falsas e a IV verdadeira.
	
	C
	As sentenças I e II são verdadeiras e a III e IV falsas.
	
	D
	As sentenças I e IV são falsas e as II e III verdadeiras.
	
	E
	As sentenças II, III e IV são falsas e a I verdadeira.
Questão 3/3 - Análise Econômica
Para atingir os objetivos da política macroeconômica, são utilizadas diversas políticas voltadas para diferentes finalidades a partir da participação do governo.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
 Com base nos conhecimentos destas políticas, julgue as afirmativas a seguir.
I. ( ) A política fiscal envolve o orçamento público;
II.( ) A política monetária visa controlar os gastos em moeda do governo.
III. (   ) A política cambial diz respeito à taxa de câmbio e a entrada e a saída de moeda estrangeira.
IV. ( ) A política comercial define o relacionamento comercial com os demais países.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e IV, apenas
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas
	
	C
	Afirmativas I, II e IV, apenas
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas
	
	E
	Afirmativas III e IV, apenas
	
	
	
Questão 5/5 - Análise Econômica
A Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização responsável pela distribuição e revenda de combustíveis no Distrito Federal e cidades do entorno, que pode ter causado prejuízos de cerca de R$ 1 bilhão por ano. De acordo com as investigações, as principais redes de postos combinavam preços, determinando os valores a serem cobrados do consumidor e as redes menores eram comunicadas pelos coordenadores regionais da organização. Uma das principais estratégias das redes de postos envolvidas no esquema, era tornar o etanol um combustível economicamente inviável para o consumidor, mantendo o valor do combustível vegetal sempre superior a 70% do preço da gasolina, mesmo durante a safra de cana-de-açúcar. Com isso, os consumidores eram forçados a adquirir gasolina, o que facilitava o controle de preços e evitava a entrada de etanol a preços competitivos no mercado.
Fonte:<http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/pf-desarticula-cartel-de-postos-de-combustiveis-no-df> Acesso em 12 abr. 2016 (adaptada)
 
A partir do texto acima, identifique o nome desta prática de mercado, o tipo de acordo formado entre eles e a denominação deste grupo:
	
	A
	concorrência perfeita, monopólio e oligopólio.
	
	B
	conluio, definição conjunta de preços e cartel
	
	C
	poder de mercado, definição conjunta de preços e concorrência perfeita.
	
	D
	definição conjunta de preços, monopólio e conluio.
	
	E
	poder de mercado, definição conjunta de preços e monopólio.
Questão 4/5 - Análise Econômica
O sistema econômico é formado pelos fatores de produção, como capital e trabalho, e pelos agentes econômicos formado pelas famílias, pelas empresas e pelas instituições políticas, jurídicas e socioeconômicas.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
Considerando estes elementos básicos que compõem o sistema econômico, analise as alternativas a seguir:
 I. Mão de obra de um trabalhador e máquinas são, respectivamente, fatores de produção trabalho e capital;
II. O objetivo do governo em uma economia de mercado é unicamente o de maximizar o próprio lucro;
III. As famílias buscam maximizam o seu bem-estar a partir do consumo de bens e serviços adquiridos a partir das rendas das famílias;
IV. As empresas não têm o objetivo de gerar lucro, apenas de redistribuir renda e receber ordens das famílias.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) Afirmativas I e II, apenas.
	
	B
	b) Afirmativas II e IV, apenas.
	
	C
	c) Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	d) Afirmativas I e IV, apenas
	
	E
	e) Afirmativas II e III, apenas.
Questão 4/5 - Análise Econômica
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro terá uma forte retração de 3,88% neste ano, segundo a previsão dos economistas do mercado financeiro. Se a expectativa dos analistas se confirmar, a situação da economia brasileira terá piora frente à retração registrada no ano passado, que foi de 3,8%, e o PIB terá o maior "tombo" desde 1990 - quando recuou 4,35% - ou seja, em 26 anos. Para o comportamento da inflação, houve nova melhora na expectativa do mercado financeiro. Para este ano, a estimativa dos economistas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou de 7,08% para 6,98%. Apesar da queda, a previsão de inflação do mercado para este ano ainda permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas e bem distante do objetivo central de 4,5% fixado para este ano.
Fonte:<http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2016/04/mercado-ja-preve-que-pib-tera-tombo-maior-do-que-no-ano-passado.html> Acesso em 25 abr. 2016
 
Com base nas informações do texto sobre a expectativa do PIB e do índice de preços para 2016, pode-se dizer que:
	
	A
	O PIB em 2016 será menor que o PIB de 2015 devido à melhora da situação 
econômica do país.
	
	B
	O PIB e a taxa de inflação de 2016 serão iguais ao PIB do ano anterior e, 
portanto, o
 PIB real também será o mesmo.
	
	C
	A taxa de inflação não influencia a economia e, portanto, o decréscimo dela 
é apenas 
simbólico, o que pode ser definido como PIB real e nominal sendo iguais.
	
	D
	O PIB real de 2016 será calculado a partir do PIB nominal, descontada a 
inflação deste 
ano.
	
	E
	O PIB terá, em 2016, o maior crescimento registrado nos últimos anos, desde
 1990 
uma vez que para o cálculo do PIB real não é descontada a inflação.
APOL 4
Questão 1/3 - Análise Econômica
Existem falhas de mercado que necessitam de atuação do governo, já que o mercado por si só não consegue eliminar as externalidades negativas ou em função da existência de poder de mercado. Com base nessas falhas de mercado, o governo pode atuar para melhorar as condições do mercado.
Dentre as funções do governo, julgue as afirmativas a seguir:
I. Função alocativa – transportar bens e serviços de um estado para outro que não produz determinado bem.
II. Função distributiva – promover a distribuição de renda.
III. Função estabilizadora – aumentar o nível de emprego e manter a estabilidade dos preços.
IV. Função de cargos públicos – gerar emprego para reduzir o desemprego no país.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	AfirmativaIV, apenas.
Questão 2/3 - Análise Econômica
Moeda é o conjunto de ativos de uma economia utilizados pelas pessoas para comprar bens e serviços das demais pessoas, como roupas ou pagar as refeições.
Fonte: MANKIW, N. G. Introdução à Economia: princípios de Micro e Macroeconomia. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1999, 805 pg.
Desta definição, a moeda possui três funções. Com base nessas funções julgue as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. (v ) Meio de troca - É o dinheiro dado para o vendedor quando o consumidor compra uma camisa.
II. (v ) Unidade de conta – É a mensuração do valor econômico para todos os bens e serviços representado pela moeda em vigor, seja este um hambúrguer ou uma camisa, a unidade de conta é o Real.
III. (v   ) Reserva de valor – É aquilo que as pessoas podem usar para transferir poder aquisitivo do presente para o futuro, por exemplo, o dinheiro recebido pelo dono da padaria poderá ser utilizado amanhã para comprar outro bem.
IV. (f ) Meio de poupar – É capacidade de guardar riqueza em moeda sem interferência da inflação, mesmo em períodos de inflação elevada, como o hábito de guardar moedas em cofres.
 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V
	
	B
	V, F, V, F
	
	C
	V, V, V, F
	
	D
	F, V, V, F
	
	E
	V, F, F, V
Questão 3/3 - Análise Econômica
As flutuações de emprego e produto que ocorrem na economia são explicadas por duas teorias que podem ser consideradas como a base da macroeconomia. Uma voltada para as flutuações de longo prazo e determinantes da oferta agregada e outra para as flutuações de curto prazo que determinam a demanda agregada.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
Com base no texto acima, sabe-se que há duas linhas de pensamento sobre as flutuações macroeconômicas. A linha de pensamento que é baseada na Lei de Say, na qual a oferta cria sua própria demanda e, portanto, havendo equilíbrio de mercado é:
 
	
	A
	demanda de fatores;
	
	B
	oferta de bens e serviços;
	
	C
	macroeconomia keynesiana;
	
	D
	economia clássica do pleno emprego;
	
	E
	microeconomia da demanda;
Apol 5
Questão 1/3 - Análise Econômica
Leia a notícia a seguir, publicada pela Veja em 17/02/2014:
Brasil é o nº 1 em medidas protecionistas, diz OMC
O Brasil foi o país que mais adotou políticas contra produtos importados em todo o mundo no ano passado, com um total de 39 processos antidumping, de acordo com relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC). O segundo lugar ficou para a Índia, com 35 casos. Os americanos vêm na terceira posição, com 34. O quarto lugar é da Argentina, com 19. Ainda segundo o relatório da organização, o volume de pedidos do tipo subiu 30% entre 2012 e 2013. Os dados serão debatidos nesta segunda-feira em Genebra, em uma reunião convocada para tratar do protecionismo no mundo. A OMC não acredita que exista um "surto" de protecionismo na economia mundial. Mas vai apelar aos governos para que coloquem o combate às barreiras como uma prioridade.
No total, 407 barreiras foram implementadas no mundo, 100 a mais do que em 2012. A OMC não entra numa avaliação se as medidas são ilegais ou não, mas insiste que governos precisam continuar alertas diante das pressões protecionistas. No total, um fluxo de comércio equivalente a 240 bilhões de dólares foi afetado pelas barreiras.
 
Considerando o texto acima e os ensinamentos desta rota, leia as asserções a seguir:
I. Protecionismoé uma ação governamental que resulta em um conjunto de medidas que favorecem as indústrias internas em detrimento das externas.
Porque
II.A Organização Mundial do Comércio (OMC) é o órgão responsável pela fiscalização das ações protecionistas dos países membros. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	D
	As assertivas I e II são verdadeiras.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/3 - Análise Econômica
Para medir a atividade econômica de um país se analisa as variações que o Produto Interno Bruto teve no período de análise. Em economias inflacionárias e preciso considerar que as variações dos preços correntes podem distorcer a realidade da economia e gerar conclusões erradas. Assim, o Produto Interno Bruto é calculado nas formas Nominal e Real.
Considerando o exposto acima e os assuntos apresentados anteriormente nesta rota, analise as afirmativas abaixo:
 
I. O PIB nominal é o valor calculado levando-se em conta os valores dos produtos e serviços brutos, ou seja, sem as deduções dos tributos incidentes. Já o PIB real é calculado levando-se em conta os valores dos produtos e serviços líquidos, ou seja, após as deduções dos tributos incidentes.
II. O PIB nominal é o valor calculado levando-se em conta os valores dos produtos e serviços líquidos, ou seja, após as deduções dos tributos incidentes. Já o PIB real é calculado levando-se em conta os valores dos produtos e serviços brutos, ou seja, sem as deduções dos tributos incidentes.
III. O PIB nominal é o valor calculado levando-se em conta os preços do ano corrente, ou seja, incluindo a inflação no período. Já o PIB real é medido com o preço fixado no ano anterior, ou seja, expurgando-se desse cálculo o efeito da inflação. 
IV. O PIB nominal é o valor calculado com o preço fixado no ano anterior, ou seja, expurgando-se desse cálculo o efeito da inflação. Já o PIB real é medido levando-se em conta os preços do ano corrente, ou seja, incluindo a inflação no período.
V. O PIB nominal é o valor calculado levando-se em conta os valores dos produtos e serviços brutos expressões em dólares. Já o PIB real é calculado levando-se em conta os valores dos produtos e serviços brutos expressos na moeda interna, ou seja, em Real.
Agora, assinale a resposta correta:
	
	A
	A afirmativa I é verdadeira e as demais falsas.
	
	B
	A afirmativa II é verdadeira e as demais falsas.
	
	C
	A afirmativa III é verdadeira e as demais falsas.
	
	D
	A afirmativa IV é verdadeira e as demais falsas.
	
	E
	A afirmativa V é verdadeira e as demais falsas.
Questão 3/3 - Análise Econômica
São Paulo - Quando ouvem que a inflação está em alta, mas sob controle, muitos consumidores reclamam que não concordam com os números divulgados pelos diversos institutos econômicos. Afinal, sua percepção de preço é distinta, e muitas vezes os gastos do seu orçamento sobem em uma proporção bem maior do que a inflação divulgada. (InfoMoney)
Considerando o texto acima e os ensinamentos desta rota, leia as asserções a seguir:
 I) Os índices de inflação podem não representar a realidade de todos os brasileiros, no que se refere às suas variações nos gastos.
 Porque 
II) Um índice de inflação utiliza como referência as variações ocorridas em uma “cesta de compra” referente ao estrato da população pesquisado.  
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I

Continue navegando