Buscar

O nascimento da filosofia perguntas 2018 gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: VALTER BARROS DOS SANTOS FILHO
ALUNO:____________________________________________________________________________________________________________________________________
DATA: ______________________
ROTEIRO DE PERGUNTAS: Capítulo O nascimento da filosofia
Que perguntas fizeram os primeiros filósofos gregos?
As perguntas se situavam em torno das causas das mudanças, da permanência, da repetição, da desaparição e do ressurgimento de todos os seres.
O que diziam os defensores da “tese orientalista” sobre a origem da filosofia?
Que a filosofia nascera por transformações que os gregos operaram na sabedoria oriental (egípcia-agrimensura (aritmética e geometria), persa-genealogias (história), caldeia-astrologia (astronomia e meteorologia), fenícia-mistérios religiosos e rituais de purificação da alma (psicologia e teorias filosóficas sobre a natureza e o destino da alma humana) e babilônica-astrologia). Filósofos como Platão e Aristóteles afirmavam a origem oriental da filosofia. A filosofia teria nascido pelas transformações que os gregos impuseram a esses conhecimentos. Todos esses conhecimentos, propriamente gregos,, teria propiciado o aparecimento da filosofia, de sorte que esta só teria podido nascer graças ao saber oriental.
O que diziam os defensores da tese do “milagre grego” sobre a origem da filosofia?
Que a filosofia surgiu inesperada e espantosamente na Grécia; que a filosofia grega foi um acontecimento espontâneo, que os gregos foram um povo excepcional.
O que há de verdadeiro nas teses orientalista e do milagre grego?
A filosofia tem dívida com a sabedoria oriental, pois muitas situações e fatos gregos foram resultado de contato profundos com as culturas mais avançadas do Oriente e com a herança deixada pelas culturas que antecederam a grega onde ela se implantou. De fato, os gregos imprimiram mudanças de qualidade tão profundas no que receberam do Oriente e das culturas precedentes, que até parecia terem criado sua própria cultura a partir de si mesmos.
Que significa dizer que os gregos inventaram a ciência, a política e a ideia de razão?
Eles inventaram a ciência quando transformaram aquilo que era elementos de uma sabedoria prática para o uso direto da vida, num conhecimento racional, abstrato e universal; inventaram a política quando separaram o poder público e o poder privado, assim instituíram práticas pelas quais as decisões eram tomadas com base em discussões e debates públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembleias públicas; porque estabeleceram instituições públicas e criaram a ideia de lei e da justiça como expressões da vontade coletiva. Inventaram a ideia ocidental da razão como um pensamento sistemático que segue necessariamente regras, normas e leis universais.
O que é o mito? Por que merecia confiança e era inquestionável?
É uma narrativa sobre a origem de alguma coisa; é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem a narrativa como verdadeira porque confiam naquele que narra. É uma narrativa baseada na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. Essa autoridade vem do fato de que o narrador ou testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu a narrativa de que testemunhou os acontecimentos narrados. O poeta-rapsodo é aquele que narra, é um poeta escolhido pelos deuses. Sua palavra vem de uma revelação divina.
Quais as maneiras pelas quais o mito narra a origem das coisas?
Encontrando o pai e a mãe das coisas e dos seres, tudo o que existe decorre de relações sexuais entre forças divinas pessoais. A narração da origem é uma genealogia, uma narrativa da geração dos seres, das coisas, das qualidades, por outros seres, que são seus pais ou antepassados;
Encontrando uma rivalidade ou uma aliança entre os deuses que fazem surgir alguma coisa no mundo. O mito narra ou uma guerra entre as forças divinas ou uma aliança entre elas para provocar alguma coisa no mundo dos homens.
Encontrando as recompensas ou castigos que os deuses dão a quem lhe desobedece ou a quem lhes obedece.
Que explicações foram dadas sobre a continuação ou ruptura da filosofia com relação à cosmogonia e a teogonia? Qual a explicação hoje aceita?
A primeira diz que a filosofia teria nascido por uma ruptura radical com os mitos, sendo a primeira explicação científica da realidade produzida pelo Ocidente. A segunda diz que a filosofia nasceu, vagorosa e gradualmente, dos próprios mitos, como uma racionalização deles. Considera-se as duas respostas exageradas e afirma-se que a filosofia, percebendo as contradições e limitações dos mitos, foi reformulando e racionalizado as narrativas míticas, transformando-as numa outra coisa, numa explicação inteiramente nova e diferente.
Quais as principais diferenças entre filosofia e mito?
O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, a filosofia, ao contrário, se preocupa em explicar como e por que as coisas são como são;
O mito narra a origem por meio das genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a filosofia explica a produção natural das coisas por elementos naturais primordiais, por meio de causas naturais e impessoais.
O mito não se importava com contradições, com o fabuloso e o incompreensível; a filosofia não admite contradições, fabulações e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional. A autoridade da explicação vem da razão, que é a mesma em todos os seres humanos.
Quais as condições históricas que propiciaram o surgimento da filosofia na Grécia?
As viagens marítimas que produziram o desencantamento ou a desmitificação do mundo, que passou a exigir uma explicação sobre sua origem;
A invenção do calendário revelando uma capacidade de abstração nova ou uma percepção do tempo como algo natural e não como uma força divina incompreensível;
A invenção da moeda que permitiu uma troca abstrata, uma troca feita pelo cálculo do valor semelhantes das coisas diferentes, revelando uma capacidade de abstração e de generalização.
O surgimento da vida urbana, com o predomínio do comércio e do artesanato, dando desenvolvimento a técnicas de fabricação e de troca, e diminuindo o prestígio das famílias da aristocracia proprietárias de terras. O surgimento de uma classe de comerciantes ricos.
A invenção da escrita alfabética que revela a capacidade de abstração e generalização. A escrita enquanto signo ou sinal da coisa representada e não sua imagem.
A invenção da política.
Por que a invenção da política foi decisiva para o nascimento da filosofia?
Porque introduz três aspectos novos e decisivos: 
A ideia de lei como expressão da vontade de uma coletividade humana que decide por si mesma. O aspecto legislado e regulado da cidade – da pólis – servirá de modelo para propor um ordenamento do mundo.
O surgimento de um espaço público, que faz aparecer um novo tipo de palavra ou de discurso, diferente daquele proferido pelo mito. Surge a palavra como direito de cada cidadão. Surge o discurso político como palavra humana compartilhada, como diálogo, discussão e deliberação humana.
A política estimula um pensamento e um discurso que procuram ser públicos, ensinados transmitidos, comunicados e discutidos.

Outros materiais