Buscar

Carboidratos-celula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Célula Animal
Paulo Preté 
*
*
*
Célula Vegetal
*
*
*
Membrana Plasmática 
A dupla camada de lipídios com 5nm de espessura contendo blocos protéicos mergulhados parcial ou totalmente e com mobilidade ao longo do plano da membrana, essa é a idéia da arquitetura da membrana ligada ao modelo do MOSAICO FLUIDO.
Esse modelo que foi desenhado por observações indiretas, explica de modo satisfatório o comportamento elétrico e os transportes ativos e passivos das substâncias que atravessam as células. È aplicável ao movimento de gases, sólidos e líquidos hidro e lipossolúveis
*
*
*
Membrana Plasmática 
*
*
*
Núcleo Celular 
Paramécio - organismo unicelular ciliado. Célula binucleada. 
Parte de uma célula muscular estriada. Célula multinucleada. 
Hemácia humana - célula anucleada. 
Leucócito - célula mononucleada com núcleo lobulado. 
*
*
*
Retículo endoplasmático
Rede de túbulos e cisternas achatadas, ramificados e ligados entre si. Pode ser liso (agranular) ou rugoso (granular ou ergastoplasma), neste caso apresenta preso as suas paredes ribossomos. Suas funções são: 
	1. Aumenta a superfície interna da célula, amplia o campo de atividade enzimática, facilitando a ocorrência de reações químicas necessárias ao metabolismo celular 
	2. Transporte de substâncias - também entre o meio interno e o meio extracelular e vice-versa, aumentando a superfície de contato entre a célula e o meio 
	3. Síntese de lipídios (colesterol, lecitina, e os hormônios sexuais) 
	4. Pode armazenar substâncias, retiradas do hialoplasma 
	5. Regula a pressão osmótica
O retículo endoplasmático rugoso ou ergastoplasma, além das funções abaixo, é responsável pela síntese de proteínas, graças a presença dos ribossomos - grânulos constituídos de ribonucleoproteínas. 
*
*
*
Complexo de Golgi 
É formado por uma pilha de sacos e vesículas achatadas, dispostos paralelamente. Nas células de vegetais e invertebrados aparece geralmente fragmentado e disperso pelo hialoplasma, sendo denominados golgiossomos ou dictiossomos. Funções: 
	1. Armazenamento de proteínas - origem aos lisossomos 
	2. Organização do acrossomo 
	3. Síntese de carboidratos e lipídios ( polissacarídeos + proteínas = glicoproteínas gelatinosas - muco) - secreção celular. 
*
*
*
Lisossomos 
Vesículas cheias de enzimas digestivas. Funções: 
	1. Digestão celular: fagossomo + lisossomos = vacúolo digestivo. Após a digestão ocorre a absorção das partículas úteis e formação do vacúolo residual - clasmocitose   
	2. Autofagia: digestão de organelas inativas ou em caso de subnutrição - vacúolo autofágico 
	3. Autólise ou citólise: processo de autodestruição celular, para renovação de células "velhas". É o processo responsável pela regressão da cauda do girino. Pode ser um processo patológico, como quando ocorre intoxicação por excesso de vitamina A ou na silicose. 
*
*
*
Vacúolos 
Estruturas saculiformes, delimitadas por uma membrana lipoprotéica, o tonoplasto. Funções: 
	1. Nos vegetais fazem regulação osmótica e armazenam substâncias como proteínas (na forma de grãos de aleurona), lipídios (na forma de gotas), carboidratos (na forma de amido) e pigmentos (antocianinas) que dão coloração às flores.
Os vacúolos pulsáteis ocorrem principalmente em protistas de água doce. Eles se contraem ritmicamente, eliminando a água que entra em excesso por osmose, pois a concentração de suas células é mais alta do que a concentração do ambiente. Paramecium -um ciliado de água doce 
*
*
*
Ribossomos 
São grãos formados por RNA e proteínas e únicos organóides presentes em todas as células. Possuem duas sub-unidades. Podem estar soltos no citoplasma ou aderidos às paredes do retículo endoplasmático rugoso. Os ribossomos podem estar unidos numa fita de RNA-mensageiro formando os polissomos. Função: 
	1. São indispensáveis à síntese de proteínas.
*
*
*
Mitocôndrias 
Mitocôndrias - as membranas dobradas ( cristas), onde baterias de enzimas decompõem a matéria orgânica do alimento, produzindo todas a energia de que necessitamos. A energia acumulada é liberada nas mitocôndrias sob forma de ATP. 
São orgânulos esféricos ou em forma de bastonetes. Não são encontradas em procariontes. Apresentam duas membranas lipoprotéicas. A membrana externa é lisa e a interna apresenta inúmeras cristas mitocondriais, ricas em enzimas respiratórias. O espaço interno forma a matriz mitocondrial. Aí encontram-se ribossomos, aminoácidos, nucleotídeos e enzimas. Ao conjunto de mitocôndrias de uma célula chamamos condrioma. Função: 
	1. Respiração celular - fenômeno bioquímico pelo qual as células retiram a energia acumulada nas substâncias orgânicas. 
As mitocôndrias e os cloroplastos são capazes de autoduplicação, o que se justifica pela presença de ácidos nucléicos (DNA e RNA). Ambas as organelas movimentam-se de forma passiva (ciclose) ou ativa (por movimentos próprios). 
*
*
*
Peroxissomos 
São vesículas esféricas, envolvidas por uma membrana lipoprotéica e que apresentam enzimas como a catalase, que atua na decomposição da água oxigenada. Funções: 
	1. Promover a desintoxicação do organismo através da oxidação de substâncias tóxicas - nas células do fígado são responsáveis pela conversão do álcool etílico em aldeído acético. 
	2. Nos vegetais (golgiossomos ou dictiossomos) possuem enzimas capazes de converter lipídios em carboidratos. 
*
*
*
Centríolos 
São organelas fibrilares, constituídas por 27 túbulos de natureza protéica, organizados em nove grupos de três. Geralmente a célula apresenta um par de centríolos dispostos perpendicularmente um em relação ao outro - diplossomo. Não aparecem em células de vegetais superiores. Funções: 
	1. Formam o fuso acromático durante a divisão celular. 
	2. Responsáveis pela formação de cílios e flagelos. Na base destas estruturas sempre se encontra o centríolo que as originou, que também é denominado de corpúsculo basal ou cinestossoma.
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando