Buscar

Direção de fotografia

Prévia do material em texto

O diretor de fotografia  capta, por meio de sua visão estética, de sua originalidade e da sua interação com a produção em curso, as tonalidades, luminosidades, como serão filmadas ou fotografadas as imagens oferecidas ao potencial da objetiva e a energia inerente a cada cenário.
Este profissional, também conhecido como fotógrafo, é o técnico encarregado de traduzir o roteiro em forma de imagens, tanto para as telas do cinema quanto para a linguagem do vídeo. É ele quem cria uma face para a esfera visual de um espetáculo ou de uma projeção ao vivo. Assim, é possível imaginar quão determinante é sua contribuição na elaboração de uma produção, pois o diretor de fotografia retrata os instantes, seleciona as luzes mais apropriadas a cada cena, evidencia o caráter artístico de todos os planos da produção.
O produtor segue, geralmente, as diretrizes técnicas traçadas pelo diretor de fotografia, o qual irá estabelecer o paradigma tecnológico e estético da imagem conforme as intenções do diretor da obra em questão. Sua tarefa engloba também a escolha criteriosa, a ratificação e o uso do material mais apropriado, tais como a melhor câmera, o negativo mais adequado, quando se trata de uma película cinematográfica, a câmera de vídeo mais acertada, na eventualidade de um filme produzido em bitola digital, as lentes e filtros que deverão ser usados, a equipagem de iluminação a ser experimentada, entre outras providências.
Em alguns momentos este especialista deverá igualmente observar e sancionar as paisagens previamente escolhidas para uma determinada filmagem. Para tanto ele necessita atuar junto ao diretor artístico, que providencia os cenários, os figurinos e os acessórios; com o continuísta, a quem cabe preservar a coerência e a simetria da trama, dos diálogos, providenciando aspectos referentes à sonoplastia e às imagens; e ao lado dos técnicos que cuidam da maquiagem; sempre percebendo tudo sob o ângulo fotográfico.
O diretor de fotografia cria para cada representação a ser projetada uma luz específica, com características técnicas e estéticas próprias. Na televisão este profissional encontra um campo amplo, para o qual foi elaborada, inclusive, uma semiótica da luz elaborada neste meio. Os padrões televisivos podem parecer mais convencionais, pois o público espera sempre encontrar nesta mídia a mesma produção, o que leva o profissional a investir mais na linguagem tradicional. Isto não significa, porém, que não se possa inovar e correr riscos neste veículo.
A tarefa do diretor de fotografia na televisão será sempre estabelecida pelo diretor, que atribuirá a este especialista a fotografia das cenas ou simplesmente a sua iluminação. Este especialista terá em suas mãos a varinha de condão mais apropriada para conferir à produção a intensidade e a carga dramática necessárias.
O profissional deverá igualmente estar atualizado quanto às novas tecnologias, para não se tornar um especialista obsoleto. Atualmente há inúmeras inovações neste campo, principalmente com a digitalização das imagens. Este processo foi acelerado, por sua vez, pelo aparecimento do sistema HDTV, o qual, segundo os diretores de fotografia antenados com a novidade, altera significativamente a forma de se perceber a luz.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O curso
Visa capacitar os alunos nas mais diversas estruturas de imagens utilizadas em película, vídeo, e vídeo digital. Através da compreensão de conceitos de iluminação, composição, cor e movimento de câmera, o aluno terá conhecimento da multiplicidade de métodos e estratégias que o Diretor de Fotografia dispõe, através de aulas teóricas e práticas serão desenvolvidos os temas: aperfeiçoamento das possibilidades fotográficas em Cinema e Vídeo; tonalidades de luz e a combinação luz-cor correspondente à idéia dramática; utilizar artisticamente os principais tipos de iluminação; utilização racional dos equipamentos de iluminação; desenvolver a capacidade interpretativa de um roteiro com relação aos aspectos fotográficos.
O diretor de fotografia é o técnico de cinema responsável pela forma como o guião (Portugal) ou roteiro (Brasil) cinematográfico é transposto para a película ou vídeo, na forma de fotografia.
A produção é feita segundo as suas orientações técnicas. Consoante aquilo que é pretendido pelo realizador, o diretor de fotografia tenta manter um padrão técnico e artístico da imagem.
Para isso, o seu trabalho inclui a seleção, aprovação e direção de utilização do equipamento, como a câmara de filmar(ou câmera, no Brasil), o negativo (nos casos de um filme captado em película), a câmera de vídeo (nos casos de um filme captado em bitola digital), as lentes e filtros a usar e o equipamento de iluminação (que também pode ser por ele testado).
Em alguns casos, tem também a responsabilidade de examinar e aprovar os locais onde serão feitas as filmagens, trabalhando em conjunto com o diretor artístico (cenários, vestuário, adereços), o continuísta e os técnicos de maquiagem (maquilhagem, em Portugal), do ponto de vista da fotografia.

Continue navegando