Buscar

trabalho de quimica

Prévia do material em texto

01. Defina métodos de cocção?
São técnicas de preparo de algum tipo de alimento cru através do calor, podendo ser atreveis do calor seco (cocção rápida) ou úmida (cocção lenta). A cocção através do calor seco, ela é aplicada em alimentos que contem fibras moles e mais fáceis na penetração do calor; Exemplos: Assar (forno, chapa ou grelha), Gratinar, Saltear e Fritar. A cocção pelo calor úmido, é feito através do valor de água que penetra nas fibras e quebra sua consistência, pro essa cocção os alimentos perdem parte do valor sabor e valor nutritivo; Exemplos: Cozinhar em água ou vapor, Estufar, Brasear e Guisar. Existe dois tipos métodos que estão sendo usados atualmente, onde as suas preparações são ultra-rápidas, que são elas pro meio da cocção por micro-ondas e fritura a pressão.
http://www.gourmet56.com.br/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=136&Itemid=143
02. Aponte e explique as vantagens e as desvantagens dos métodos de cocção. 
Vantagens (calor úmido)
Fervura: Maior volume do alimento, deixar os alimentos mais macios, e intensifica o sabor e aroma (na água pode ser usado para caldos e molhos). Vapor: Menor uso de gordura, menor quantidade de perda de nutrientes em água e mantem as características sensoriais do alimento. Escalfar: Menor perda de nutriente pela rapidez do processo e matem a qualidade sensorial. 
Desvantagem 
Fervura: Não permite cozinhar alimentos de diferentes texturas e a perda de nutrientes em água. Vapor: Não permite cozinhar alimentos de diferentes texturas. Escalfar: Restrito a poucos alimentos.
Vantagens (calor seco)
Refogar: Ressalta o sabor do alimento, menor perda de nutrientes, modo de preparo rápido e prático. Assar: Concentra sabores, matem o alimento seco, pode ou não utilizar gordura. Grelhar: Não utiliza óleo, menor perda de nutrientes, processo rápido e prático. Saltear: Menor perda de nutrientes, utiliza pouco óleo, processo rápido e prático. Fritar: Melhora sabor, textura e aroma, pode ser utilizado em muitos alimentos.
Desvantagem
Refogar: Utiliza gordura no preparo e pode deixar alguns cortes de carnes mais duras. Assar: concentra o valor nutricional, menor valor calórico, pode deixar alguns cortes de carnes mais duros. Grelhar: Pode deixar alguns cortes de carne com a textura mais dura. Saltear: Compromete textura e aparência. Fritar: Esse método aumenta a acroleína, substancia que prejudica a saúde.
Vantagem (calor misto)
Ensopar: Não utiliza óleo, ressalta qualidades sensoriais do alimento. Guisar: Ressalta as qualidades sensoriais, menor perda de nutriente, processo rápido. Estufar: Ressalta as qualidades sensoriais, menor perda de nutriente. Abafar: Não utiliza gordura, menor perda de nutriente, matem as qualidades sensoriais dos alimentos.
Desvantagens
Ensopar: Pode deixar alguns cortes de carne com textura mais dura. Guisar: Utiliza gordura e pode deixar cortes de carnes com textura mais dura. Estufar: Quando em tempo exagerado ocorre menor perda de nutrientes. Abafar: Não pode ser utilizado em alimentos menos tenros. 
http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/mdc.php
03. Quais as mecanismo de transferência de calor?
Condução: É a transferência de calor por contato direto das partículas da matéria, a transferência é feita através do contato das moléculas, o corpo mais quente cede calor pro mais frio. É o meio mais lento de transferência de calor.
Convecção: É feita pela energia térmica através de fluídos líquidos ou gasoso, onde ocorre a circulação de ar ou água e ocorre a agitação da moléculas de uma área mais quente para uma mais fria. Convecção líquida: A transmissão é feita através do deslocamento de moléculas aquecidas que sobem à superfície e substituem as mais frias, que vão para o fundo, formando as correntes de convecção. Convecção gasosa: A transferência também é feita pelo deslocamento da moléculas quentes, que sobem à superfície e substituem as frias para baixo formando as corretes de convecção. 
Radiação: É a transferência de energia através do espaço vazio. Radiação eletromagnética: Ocorre através de ondas eletromagnética as moléculas de água do alimento são agitadas em alta velocidade o que gera calor que cozinha o alimento. Radiação infravermelho: Aquecimento de materiais com alta retenção de calor e temperatura. 
https://monicapanetta.wordpress.com/tag/transmissao-de-calor/
04. Defina calor seco, calor úmido e calor misto.
Calor seco: Pode ser com ou sem gordura, onde indús o escurecimento e a desidratação do alimento. Calor úmido: Designa o tipo de calor usado em métodos de cocção em vapor, em água ou outros líquidos que estão envolvidos. Calor misto: É a cominação do calor seco com o úmido, onde se realiza em duas etapas iniciando pelo calor seco com um pouco de gordura, e em seguida acrescenta algum líquido aromático, em maior ou menor quantidade, dependendo do método.
https://monicapanetta.wordpress.com/tag/transmissao-de-calor/
05. Para os alimentos abaixo, qual o melhor método de cocção, qual o mecanismo de transferência de calor envolvido, que tipo de calor pode ser empregado, apontar as vantagens e as desvantagens.
a) Suspiro:

Continue navegando