Buscar

Discursivas metodologia do trabalho academico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Discursivas Metodologia do Trabalho Academico
1- Metodologia, no dicionário de Antonio Houaiss (edição eletrônica), é definida como “ramo da lógica que se ocupa de métodos das diferentes ciências” o que significa que, nesse caso, ela estuda o jeito das ciências estudarem, avaliando-a. Também pode ser a “parte de uma ciência que estuda os métodos aos quais ela própria recorre”, estando mais próxima de uma autoanalise que uma ciência tem de fazer para ajustar-se constantemente à realidade mutável; aproxima-se desse modo, da epistemologia. Por outro lado, rigoroso, a metodologia requer planejamento e disciplina e é, via de regra, comandada por normas. Assim, explique a importância das normas para a construção do processo cientifico ou para a produção de um trabalho acadêmico. (pag 60 a 62).
R: É importante que se crie uma “linguagem” para a comunicação acadêmica desde o encaminhamento da pesquisa, com a decisão de planejar, até os vários tipos de publicações, escritos e orais. As normas não são feitas visando a memorização, mas sim consulta quando delas necessárias do autor não como uma “camisa de força”.
2- A ciência humana se desenvolve a partir da busca pelo conhecimento da natureza e se materializa ao interpretá-la, entendê-la e, quem sabe, domina-la. Nesse contexto, o homem representa total importância, pois o “homem não vive isolado. Vive no concreto, cercado pelas circunstâncias. O ser irracional, não reage frente a natureza, submete-se. O ser racional coloca-se diante da natureza, assumindo uma atitude de reação. Por sua capacidade intelectual, alia-se ao que o rodeia e cria coisas novas, lapida sua consciência, domina a natureza. Vivendo dentro de uma realidade que condiciona, o humano se constrói. O que aparentemente é negativo, traz riquezas. Por interpreta o que o rodeia, o que lhe possibilita o crescimento, o humano manipula as circunstancias, transformando-as, adaptando-as, modificando-as em vista do seu crescimento. Assim, de produto do meio ele passa a ser recriador da natureza” (Bastos, C...). Com a leitura, percebe-se claramente haver certa interdependência entre o homem e a natureza, ou seja, com a realidade. Sobre isto, explique de que forma o homem desenvolve o conhecimento cientifico, diferenciando-o dos demais tipos de conhecimento existente (pag. 20 a 24).
R: O homem utiliza o conhecimento cientifico, filosófico, teológico, vulgar ou cientifico, dependendo daquilo que quer conhecer. O conhecimento cientifico, resulta de investigação metódica e sistemática da realidade, lida com fatos concretos, proposições ou hipóteses são validadas ou falseadas pela experiência e não somente pela razão, utiliza-se do intelecto para obter respostas para as causas dos fatos, a partir de analises, comparações, classificações, tem a ciência como produto do inacabado, não definido, absoluto ou final.
3– É necessário entender o que é conhecer, o que vem a ser conhecimento e sua importância. Pode-se dizer que conhecer é ter noção de algo, e começa pela informação sobre determinado assunto ou situação. Pode-se dizer também que o conhecimento inicia-se pelo vivenciar, por ter curiosidade. O conhecimento parte de uma curiosidade, de uma dúvida para ir além do que se sabe ou do que se está vendo ou do que se está tomando contato. Trata-se do desvendar, decifrar, decodificar. Para Matallo Jr. “a preocupação com o conhecimento não é nova. Praticamente todos os povos da antiguidade desenvolvem formas diversas do saber. Entre os egípcios a trigonometria, entre os romanos a hidráulica, entre os gregos a geometria, a mecânica, a lógica, a astronomia e a acústica, entre os indianos e muçulmanos a matemática e a astronomia, e entre todos se consolidou um conhecimento ligado a fabricação de artefatos de guerra. As imposições derivadas das necessidades práticas da existência sempre a força propulsora da busca destas formas de saber”. Assim, explique por onde começa o conhecimento (pag. 19). 
R: O conhecimento acontece a todo momento, através do convívio familiar, entre amigos, no trabalho, numa simples conversa no balcão de uma papelaria, na observação, e também através da leitura que é uma das principais fontes de conhecimento, pois permite conhecer diversos assuntos, ter contato com diferentes linguagens.
4- Qual a finalidade da existência do órgão ABNT?
R: É coordenar, orientar e supervisionar o processo de elaboração de Norma Brasileiras, assim como elaborar e editar as referidas normas. 
5 – Quais são as principais características do conhecimento cientifico e suas principais formas de representação? Pag 25
R: O conhecimento cientifico tem como característica lidar como real, ou seja com fatos concretos, as proposições ou hipóteses são validadas ou falseadas pela experiência, e não simplesmente pela razão, é sistemático, trabalha com hipóteses que podem ser conclusas como verdadeiras ou falsa, a Ciência é vista como um produto inacabado, não definitivo e também aproximadamente exato, aceita a reformulações interpretativas e teóricas.
6- O trabalho de conclusão de curso é uma etapa importante no termino do curso de Pedagogia e na grande maioria dos cursos universitários. Esse momento é oportuno, pois o acadêmico já estudou praticamente todas as disciplinas do curso e é capaz de articula-las, estabelecendo uma relação significativa como o tema pesquisado.
Um TCC produz efeitos na vida de um acadêmico. De acordo com os autores estudados, qual seria o impacto de se pensar na educação, na vida de um aluno do ensino superior.
R: Ele pode levar o aluno a comunicar-se de forma correta, inteligível, demostrar um pensamento estruturado, plausível e convincente.
7 – O que é uma resenha e o que difere do resumo?
R: resenha é uma modalidade de produção de textos críticos que exige certo domínio dos elementos textuais. Requer exercício simultâneo de leitura e escrita, exigindo da resenhista habilidade de articulação de ideias e compreensão dos objetivos do autor resenhado, do leitor exige-se que compreenda a situação de ambos (resenhado e resenhista).
Resumo é uma apresentação sintética e seletiva das ideias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas, nele devem aparecer as principais ideias do autor.
8- Método, em sua acepção mais simples, é o modo como cada um de nós faz algo. Podemos, também, defini-lo no âmbito da Filosofia, evocando fazeres cujos parâmetros racionais tem estatuto universal. A metodologia, assim, serve tanto num caso quanto no outro. Seguindo essa linha de raciocínio, para que a criatividade (invenção ou descoberta) torne-se inovação, são necessárias sistematização e padronização metodológica, além da produção como mercadoria. Assim, explique de que forma a construção do saber contribui para a criatividade. Pag 11
R: A criatividade combina inventividade e descoberta, o pesquisador, ao conhecer as leis da natureza, pode encontrar aquilo que já existe nela e criar algo a partir do que conheceu, Invenção e descoberta são complementares.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais