Buscar

Educação Ambiental Av Parcial

Prévia do material em texto

Educação Ambiental Av Parcial 1 
	1a Questão 
	
	Qual alternativa abaixo diz respeito ao conceito: "Idéia de que todos os seres humanos nascem com o mesmo potencial, que deve ser desenvolvido no decorrer da vida."
	
	
	trabalho
	 
	educação
	
	ambiente
	
	saúde
	
	economia
	
	
	
	 2a Questão 
	
	De qual famoso educador brasileiro pertence a frase: "ninguém educa ninguém, ninguém conscientiza ninguém, ninguém se educa sozinho. Isso significa que a educação depende de adesão voluntária, depende de quem a incorpora e não de quem a propõe. "
	
	
	Paulo Brito
	 
	Paulo Freire
	
	Cora Coralina
	
	Vinicius de Moraes
	
	Marina Silva
	
	
	
	3a Questão 
	
	Dentre as frases a seguir, algumas são verdadeiras e outras são falsas no que se refere às questões de consumo e desenvolvimento sustentável.
Identifique a ordem correta:
I. Todos têm o direito de ter tantos filhos quanto desejarem.
II. Cada membro da espécie humana tem o direito de utilizar quantos recursos desejar.
III. Os indivíduos deveriam ter o direito de fazer o que quiserem com as terras que possuem, independente da biodiversidade existente nelas.
IV. Todas as formas de vida têm um valor intrínseco e, portanto, têm o direito de existir.
	
	 
	F, F, F, V.
	
	V, F, V, V.
	
	V, V, F, F.
	
	F, F, F, F.
	
	F, F, V, F.
	
	
	
	4a Questão 
	
	O saber usar para nunca faltar está relacionado a qual item abaixo?
	
	
	Ciclo de vida de um produto
	 
	Consumo sustentável
	
	Consumo consciente
	
	Equilíbrio ecológico
	
	Rotulagem ambiental
	
	
	
	5a Questão 
	
	No que se refere aos principais encontros e eventos importantes para a discussão de meio ambiente e educação ambiental, assinale a opção CORRETA:
	
	
	Após a Conferência de Estocolmo, e seguindo sua recomendação de número 96, não foram realizados grandes nacionais, regionais e internacionais para discutir o Meio Ambiente.
	
	A Conferência de Tbilisi, realizada em 1977, apesar de ter sido a primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, não produziu quaqluer documento significativo que mereça registro.
	 
	A cidade de Estocolmo (Suécia) sediou a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, que foi a primeira conferência temática da ONU e reuniu representantes de 113 países.
	
	O Congresso de Moscou, realizado em 1987, fez uma análise da situação ambiental global e não encontrou sinais de que a crise ambiental houvesse aumentado.
	
	A Conferência do Rio, ou Rio-92, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, minimizou as recomendações de Tbilisi para a Educação Ambiental.
	
	
	
	6a Questão 
	
	Assinale a afirmativa incorreta:
	
	 
	No final da década de 1960, percebemos que a problemática ambiental suscita debates no mundo: A UNESCO (em colaboração com outras entidades) organiza a Conferência Intergovernamental de Especialistas sobre as Bases Científicas para Uso e Conservação Racionais dos Recursos da Biosfera, ou simplesmente, a Conferência da Biosfera.
	
	No Brasil, durante a década de 1960, ocorreu uma nova onda de produção legislativa ¿ o novo Código Florestal, a nova Lei de Proteção aos Animais e a criação de vários parques nacionais e estaduais.
	 
	A cidade do Rio de Janeiro sediou a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972 que foi a primeira conferência temática da ONU.
	
	Importantes desdobramentos de Estocolmo foram as iniciativas voltadas para a recuperação da saúde ambiental do planeta, por meio do incentivo à implantação de políticas públicas, órgãos ambientais estatais e cooperação e acordos internacionais.
	
	A educação ambiental não pode ser reduzida a uma simples visão ecologista.
	
	
	
	7a Questão 
	
	Nesse cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma. Segundo Luzzi (2009), um novo modelo de desenvolvimento. Marque a resposta errada:
	
	 
	Considere o crescimento econômico como um fim e não um meio.
	
	Considere o crescimento econômico como um meio e não um fim.
	
	Coloque o ser humano no centro do desenvolvimento.
	
	Respeite os sistemas naturais do qual dependem todos os seres vivos.
	
	Proteja a vida das futuras gerações e igualmente a das atuais.
	
	
	
	8a Questão 
	
	Em nenhum período conhecido da história humana, precisamos tanto de mudança de paradigmas, de uma EDUCAÇÃO renovadora, libertadora. Mais do que produzir painéis solares mais baratos, reciclar e dotar os carros de células de combustível, em vez de petróleo, precisamos de um processo mais completo, que promova o desenvolvimento de uma compreensão mais realista do mundo. No século XX, o ser humano involuiu, ética e espiritualmente (Dias, 2004). O papel da educação ambiental nesse contexto torna-se mais urgente. Precisamos oferecer mais formação. A educação, infelizmente, ainda ¿treina¿ o estudante para:
	
	
	a economizar recursos naturais praticando a reutilização de materiais
	
	ter mais respeito com os animais
	
	a não degradar o meio ambiente não disperdiçando energia
	 
	ignorar as consequências ecológicas dos seus atos, incentivndo o consumo e o desenvolvimento tecnológico a qualquer preço.
	
	a ter consciência ambiental e praticar atos mais sustentáveis
	
	
	
	9a Questão 
	
	Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como o início de uma política ambiental efetiva (Barbieri, 2010). Conforme Barbieri (2010), uma data de referência é o ano de 1934, quando foram promulgados os seguintes documentos relativos à gestão de recursos naturais. Marque a resposta errada:
	
	
	Código de Minas
	
	Código de Águas
	
	Código Florestal
	 
	Código de Educação ambiental
	
	Código de Caça
	
	
	
	10a Questão 
	
	A Lei Federal 6.938 de 1981 estabeleceu a Política Nacional de Meio Ambiente, onde o conceito de responsabilidade objetiva do poluidor foi apresentado. Este conceito determina que:
	
	
	os resíduos nucleares precisam de tratamento especial e devem ser gerenciados por autoridades federais.
	
	os lixões precisam ser substituídos por aterros sanitário, sob pena de responsabilização das autoridades municipais.
	
	as indústrias precisam criar sistemas de gestão dos resíduos sólidos, sob responsabilidade de profissional habilitado para tal.
	 
	o poluidor fica obrigado, independente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados.
	
	o cidadão que joga lixo no chão deve ser multado e esta multa deve ser proporcional à quantidade do resíduo em questão.
 Av parcial 2
	1a Questão 
	
	Qual alternativa abaixo diz respeito ao conceito: "Idéia de que todos os seres humanos nascem com o mesmo potencial, que deve ser desenvolvido no decorrer da vida."
	
	 
	educação
	
	saúde
	
	economia
	
	trabalho
	
	ambiente
	
	
	
	
2a Questão 
	
	De qual famoso educador brasileiro pertence a frase: "ninguém educa ninguém, ninguém conscientiza ninguém, ninguém se educa sozinho. Isso significa que a educação depende de adesão voluntária, depende de quem a incorpora e não de quem a propõe. "
	
	
	Paulo Brito
	
	Vinicius de Moraes
	
	Cora Coralina
	 
	Paulo Freire
	
	Marina Silva
	
	3a Questão 
	
	Em relação ao conceito de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	 
	Desenvolvimentopode ser definido de maneira ampla, já que além do bem estar econômico também envolve condições não monetárias, como a qualidade do ambiente.
	
	Todos os organismos consomem os recursos naturais, porém, podemos observar no presente, um consumo desenfreado destes recursos pelo ser humano, que está além de sua necessidade biológica
	
	O consumo dos recursos ambientais sem critérios pode gerar consequências severas para a qualidade de vida de uma população, até mesmo em poucas gerações.
	 
	Crescimento e desenvolvimento podem ser entendidos como similares, já que os dois conceitos estão relacionados com um aumento da renda nacional.
	
	O conceito de desenvolvimento sustentável surge em um momento de crise econômica, onde o consumismo desenfreado já está influenciando na qualidade de vida da população.
	
	4a Questão 
	
	Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	5a Questão 
	
	A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO92, trouxe Chefes de Estado de mais de 130 países para o Rio de Janeiro. Dentre os vários documentos produzidos na ECO92, destaca-se a Agenda 21. São características marcantes da Agenda 21: I - a reorientação da educação na direção do desenvolvimento sustentável; II - a ampliação da conscientização pública, compreendendo ações destinadas às comunidades urbanas e rurais; III - documento sem força de lei e sem detalhamento de medidas concretas a serem adotadas. Assinale a alternativa correta:
	
	
	II e III estão corretas
	
	Apenas III está correta
	
	Apenas I está correta
	
	Apenas II está correta
	 
	I e II estão corretas
	
	
	
	6a Questão 
	
	A Conferência do Rio, ou Rio-92, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced ou Earth Summit), veio contrariar os que gostam de tornar as coisas mais complicadas. Através do capítulo 4, Seção IV da Agenda 21, a Rio-92 corroborou as recomendações de Tbilisi para a EA. Ficou patente a necessidade do enfoque interdisciplinar e da prioridade das seguintes áreas de programas:
	
	
	Reorientar a educação, estabelecer critérios e padrões e promover o treinamento.
	
	Conscientizar, transmitir informações e promover o treinamento.
	
	Reorientar a educação, aumentar os esforços para proporcionar informações sobre o meio ambiente e estabelecer critérios.
	 
	Reorientar a educação, aumentar os esforços para proporcionar informações sobre o meio ambiente e promover o treinamento.
	
	Conscientizar, transmitir informações e estabelecer critérios e padrões.
	
	
	
	7a Questão 
	
	No atual modelo de desenvolvimento, a sociedade rica explora ao máximo a natureza para satisfazer às necessidades luxuosas ou supérfluas, enquanto os mais necessitados a deterioram para prover-se com o mínimo requerido para a subsistência. Com isso, o século XXI começa com uma crescente tensão _________ Qual alternativa completa a frase
	
	
	ambiental
	
	social
	
	cultural
	
	econômica
	 
	socioambiental
	
	
	
	8a Questão 
	
	"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (Artigo 225 da Constituição Federal).
Com base no princípio constitucional acima indique a resposta correta:
	
	 
	O meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente definições biológicas.
	
	O ambiente ecologicamente equilibrado é uma definição legal e política.
	
	Cabe somente ao poder público, a defesa do ambiente para as gerações futuras.
	
	Não há relação entre meio ambiente, sociedade e cultura.
	
	Todos devem ter o mesmo padrão de vida social e econômico.
	
	
	
	9a Questão
	
	Em relação à Democracia, assinale a alternativa correta:
	
	
	O papel do povo se restringe a eleição de seus representantes.
	
	O chefe de Estado, mantém-se no poder até sua morte ou abdicação.
	 
	É o governo das pessoas por meio de políticos e representantes eleitos.
	
	A liberdade de expressão deve estar sob forte controle da censura.
	
	A autoridade governamental está acima da constituição.
	
	
	
	 10a Questão 
	
	Segundo Sorrentino et al. (2005), a palavra política origina-se do grego e significa limite. Dava-se o nome de  ao muro que delimitava a cidade do campo. só depois se passou a designar polis o que estava contido no interior dos limites do muro. O resgate desse significado, como limite, talvez nos ajude a entender o verdadeiro significado da política, que é:
	
	
	gerenciar uso e retorno de bens a união
	
	desenvolver o território e adquirir outros mais
	 
	a arte de definir os limites, ou seja, o que é o bem-comum
	
	controlar a vida de todos
	
	manipular a economia
 Av parcial 3
	1a Questão 
	
	Qual alternativa abaixo diz respeito ao conceito: "Idéia de que todos os seres humanos nascem com o mesmo potencial, que deve ser desenvolvido no decorrer da vida."
	
	
	economia
	
	trabalho
	
	saúde
	 
	educação
	
	ambiente
	
	
	
	2a Questão 
	
	De qual famoso educador brasileiro pertence a frase: "ninguém educa ninguém, ninguém conscientiza ninguém, ninguém se educa sozinho. Isso significa que a educação depende de adesão voluntária, depende de quem a incorpora e não de quem a propõe. "
	
	
	Vinicius de Moraes
	
	Marina Silva
	 
	Paulo Freire
	
	Cora Coralina
	
	Paulo Brito
	
	
	
	 3a Questão 
	
	O impacto humano com o crescimento exagerado populacional das últimas décadas sobre o mundo natural continuará e, segundo diversas estimativas, poderíamos alcançar, simultaneamente,  ____________ de quase todas as espécies não domesticadas.
Qual alternativa completa a frase?a proliferação
	
	o acréscimo
	 
	a extinção
	
	a redução
	
	a diminuição
	
	4a Questão 
	
	A concepção de desenvolvimento sustentável teve sua origem na:
	
	
	Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, no Brasil, em 1992;
	
	Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em Joanesburgo, na África do Sul, em 2002;
	
	Cúpula do Clima e Aquecimento Global realizada em Kyoto, Japão, em 1997;
	 
	Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972;
	
	Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em 2012.
	
	
	
	5a Questão 
	
	A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO92, trouxe Chefes de Estado de mais de 130 países para o Rio de Janeiro. Dentre os vários documentos produzidos na ECO92, destaca-se a Agenda 21. São características marcantes da Agenda 21: I - a reorientação da educação na direção do desenvolvimento sustentável; II - a ampliação da conscientização pública, compreendendo ações destinadas às comunidades urbanas e rurais; III - documento sem força de lei e sem detalhamento de medidas concretas a serem adotadas. Assinale a alternativa correta:
	
	
	Apenas I está correta
	 
	I e II estão corretas
	
	Apenas III está correta
	
	II e III estão corretas
	
	Apenas II está correta
	
	
	
	6a Questão 
	
	A Conferência do Rio, ou Rio-92, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced ou Earth Summit), veio contrariar os que gostam de tornar as coisas mais complicadas. Através do capítulo 4, Seção IV da Agenda 21, a Rio-92 corroborou as recomendações de Tbilisi para a EA. Ficou patente a necessidade do enfoque interdisciplinar e da prioridade das seguintes áreas de programas:
	
	
	Reorientar a educação, aumentar os esforços para proporcionar informações sobre o meio ambiente e estabelecer critérios.
	 
	Reorientar a educação, aumentar os esforços para proporcionar informações sobre o meio ambiente e promover o treinamento.
	
	Conscientizar, transmitir informações e promover o treinamento.
	
	Conscientizar, transmitir informações e estabelecer critérios e padrões.
	
	Reorientar a educação, estabelecer critérios e padrões e promover o treinamento.
	
	
	
	7a Questão 
	
	Sobre as consequências da desigualdade social, que produz tantos flagelos, é CORRETO afirmar que:
	
	
	Os frutos do crescimento econômico desordenado beneficiam principalmente os mais pobres, por meio da política de livre mercado.
	
	O processo de globalização cultural unidirecional, liderado pelo livre mercado, não tem relação com as pautas culturais, nem com as raízes dos povos.
	
	Com o crescimento econômino distorcido, crescem as economias e também se fortalecem as democracias, no que se refere à participação das pessoas no progresso das nações.
	
	O processo de globalização liderado pelo livre mercado gera o crescimento ordenado da economia e o aumento das oportunidades de emprego.
	 
	A não ser que os governos adotem oportunamente medidas corretivas, o crescimento econômico pode ficar distorcido, o que decerto contribui para a destruição da diversidade biológica e cultural e para o esgotamento dos recursos naturais não renováveis.
	
	
	
	8a Questão 
	
	As desigualdades sociais são um tema de preocupação entre os articuladores das estratégias de educação ambiental em países em desenvolvimento. Acerca desta questão, assinale a afirmativa FALSA.
	
	 
	O problema das desigualdades não está na distribuição, mas na escassez de riquezas.
	
	A América Latina apresenta elevados índices de desigualdades sociais.
	
	As desigualdades sociais tendem a ser menores em países de economia mais desenvolvida.
	
	Políticas de governo podem contribuir para a redução das desigualdades sociais.
	 
	Frente a um quadro de fortes desigualdades sociais o trabalho de educação ambiental encontra maiores dificuldades.
	
	
	
	9a Questão 
	
	A Lei Federal 6.938 de 1981 estabeleceu a Política Nacional de Meio Ambiente, onde o conceito de responsabilidade objetiva do poluidor foi apresentado. Este conceito determina que:
	
	
	as indústrias precisam criar sistemas de gestão dos resíduos sólidos, sob responsabilidade de profissional habilitado para tal.
	
	o cidadão que joga lixo no chão deve ser multado e esta multa deve ser proporcional à quantidade do resíduo em questão.
	
	os resíduos nucleares precisam de tratamento especial e devem ser gerenciados por autoridades federais.
	 
	o poluidor fica obrigado, independente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados.
	
	os lixões precisam ser substituídos por aterros sanitário, sob pena de responsabilização das autoridades municipais.
	
	10a Questão 
	
	A degradação ambiental causada por ações antrópicas tem aumentado gradativamente no mundo todo. Desde 1972, data da realização da I Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, as práticas humanas predatórias têm sido intensamente discutidas; no entanto, poucos resultados tem sido obtidos para reverter esse processo. Neste contexto, assinale a alternativa correta:
	
	
	Não devemos nos preocupar com as questões ambientais, pois seus recursos são ilimitados.
	
	Os problemas ambientais até hoje não são divulgados pela mídia.
	
	Somente a ecologia deveria se preocupar com as questões ambientais.
	
	Os especialistas em meio ambiente propõem mudanças sérias na economia para que a sociedade possa reconhecer que o meio ambiente é somente uma fonte de consumo.
	 
	Os problemas ambientais tornaram-se muito preocupantes quando começaram a ser divulgados pela mídia, principalmente em relação à quantidade de agravos à saúde por eles ocasionados.

Continue navegando