Buscar

Resinas Compostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resinas Compostas
Composição: Matriz orgânica com alta densidade de ligações cruzadas, partículas de carga e agentes de ligação(União).
São utilizadas para restaurar e repor tecidos dentais perdidos através de processos infecciosos ou trauma e para assentar e cimentar coroas e facetas e outros dispositivos odontológicos pré fabricados.
O padrão de referencia das resinas é o amálgama
As resinas compostas imitam a aparência dos dentes naturais, o que fez com que estas se tornassem o material mais popular para restaurações estéticas, além de serem amplamente utilizadas na odontologia.
Outra vantagem das resinas é a possibilidade de apresentação de varias consistências, desde altamente fluidas até pastas bastante rígidas, o que permite que eles sejam manipulados e moldados no formato desejado e então convergidos, através da reação de polimerização, em um material rígido, resistente, estético e durável.
Aplicações: Restauração de cavidades e coroas, agentes adesivos, selantes de sulcos e fissuras, cimentos endodônticos, adesão de facetas cerâmicas e cimentação de coroas, pontes e outros tipos de prótese fixa.
Classificação: São classificados de acordo com o tamanho da partícula de carga e na distribuição dos tamanhos de partícula. 
Podem ser classificadas em: Macro-particulados(Mais utilizada em dentes posteriores), Microparticulados(Áreas de baixa solicitação mecânica e áreas subgengivais que requerem excelente polimento e brilho),Híbridas, Microhíbridas e nanoparticuladas (Ambas mais indicadas para dentes anteriores, sendo a nanoparticulada capaz de promove maior resistência a abrasão, maior lisura e maior brilho).
As resinas compostas são formadas de 3 componentes principais: Uma matriz resinosa altamente cruzada reforçada pela dispersão das partículas de carga de vidro, sílica, cristalina óxidos metálicos, resinas ou combinações entre estas. Alem disso, as resinas compostas ainda contem outros componentes incluindo sistemas ativador-iniciador, necessários para converter uma resina de pasta maleável a uma restauração rígida e dura. Pigmentos também são adicionados para conferir cor próxima do dente.
A matriz resinosa na maioria dos compósitos odontológicos é composta de uma mistura de monômeros dimetacrilato aromáticos e/ou alifáticos tais como bis-GMA e UDMA, que formam estruturas poliméricas altamente cruzadas, resistentes, rígidas e duráveis.
As partículas de carga são utilizadas para fortalecer e reforçar compósitos, assim como diminuir a contração de polimerização e expansão térmica. Tambem servem para o controle da viscosidade e das características de manipulação, diminuição da absorção de água e radiopacidade. O tipo de carga mais utilizado é o vidro Bário(Ba).
Duas classificações gerais são usadas para categorizar resinas compostas e restauradoras, uma baseada no tamanho e em combinação do tamanho das partículas de carga de reforço(Particulas pequenas, micro particulados, híbridos, microhíbridos, nanoparticulados) e outra baseada nas características de manipulação da pasta(resinas fluidas,resinas quimicamente ativadas, resinas fotoativadas, resinas de ativação dupla)
- Classificação de acordo com o tamanho das partículas de carga:
Particulas Pequenas(Finas): Não são capazes de produzir alto brilho, facilidade de polimento, aparência estética, é possível obter conteúdos altos de carga o que confere maior dureza e resistência mecânic, mas torna o material extremamente friável(fácil de esfarelar). Mais indicada para uso em anteriores.
Microparticulados: Manipulação clinica difícil, pelo fato das partículas serem muito pequenas a incorporação da carga é dificultada, não indicados para uso em áreas de grande solicitação mecânica. São escolhidos para restaurar dentes com lesões cariosas em áreas planas.
Híbridos: É capaz de manter melhor lisura do que as partículas pequenas e ainda manter suas propriedades mecânicas desejáveis. Utilizados para grandes áreas de solicitação mecânica, onde considerações estéticas predominam(Ex: bordas incisais, pequenas cavidades fora do contato oclusal). São largamente utilizados para restaurações em anteriores incluindo classe IV.
Nanoparticulados: Apresentam excelentes propriedades ópticas e de polimento, maior resistência a abrasão.

Continue navegando