Buscar

portfólio de economia aula 04

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC VIRTUAL 
DISCIPLINA: ECONOMIA BRASILEIRA 
PROFESSORA: CLAUDIO AZEVEDO PEIXOTO JUNIOR 
ALUNA: MARIA JULIANA DE ALMEIDA
Aula 04: A Economia Brasileira nas décadas de 1970 e 1980: Crise do Petróleo e da Dívida Externa (1973 - 1985)
ORÓS-CE
2017
Atividade de portfólio
A crise da Dívida Externa no início da década de 1980 modificou as prioridades das políticas econômicas do governo militar, com o setor externo ganhando o foco principal na formulação das políticas econômicas. Como a herança do II PND contribuiu para isso?
A dívida externa brasileira que começa a se acelerar a partir de 1968 era predominantemente privada. Os principais tomadores de empréstimos eram empresas multinacionais e bancos estrangeiros. A partir de 1975, com a implementação do II PND, há uma entonação desse quadro. O II PND foi financiado por recursos nacionais e estrangeiros. A poupança interna foi direcionada ao setor privado nacional. Por outro lado, as empresas estatais, por terem mais condições de levantar recursos no exterior, uma vez que contavam com o aval do governo, foram praticamente forçadas a se endividar no mercado financeiro internacional. Segundo a literatura, que trata desse tema costuma dizer que, a partir do II PND, houve uma estatização da dívida externa brasileira.
A adoção de uma política recessiva, porém, sempre gera muitos opositores. Convém lembrar que os anos mais terríveis da repressão militar já haviam passado e que o país caminhava para a redemocratização. Nesse ambiente de relativa liberdade, a pressão de alguns segmentos da sociedade por uma mudança na política econômica fez com que Simonsen fosse substituído, ainda em 1979, pelo desenvolvimentista Delfim Netto. A missão do ex-ministro era a de reeditar o milagre, porém, agora, com um cenário externo totalmente adverso.
Os economistas costumam se referir aos anos 1980 como “década perdida”. Nesse período, a economia brasileira foi marcada por um misto de estagnação econômica e inflação alta. O governo militar, através do II PND, resolveu aprofundar o processo de industrialização por substituição de importações.
Referências: 
www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12140/tde-30082004-125839/.../vb2004.pdf 
pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/1883/1/AMRinaldi.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais