Buscar

Contabilidade: CPC-08, Ativo Intangível e Provisões

Prévia do material em texto

TÓPICOS AVANÇADOS EM CONTABILIDADE
	
	Simulado: COF0472_SM_201002279569 V.3 
	VOLTAR 
	Aluno(a): LEILA MARCIA DA SILVA MARTINS
	Matrícula: 201002279569 
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 26/06/2014 17:55:04 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201002432986)
	1a sem.: capital próprio
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a alternativa que NÃO representa o mesmo que capital próprio:
		
	
	Recursos não correntes + passivo exigível a longo prazo. 
	
	Capital total à disposição da empresa ¿ capital aplicado.
	
	Bens + direitos + obrigações. 
	
	Patrimônio bruto + capital alheio. 
	
	Capital aplicado + capital de terceiros. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002433015)
	1a sem.: Títulos e Valores Mobiliários
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quanto ao CPC-08 Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários, a entidade deve divulgar as seguintes informações, para cada natureza de captação de recursos (títulos patrimoniais ou de dívida):
		
	
	o montante dos custos de transação incorridos em cada processo de captação; o montante de quaisquer prêmios obtidos no processo de captação de recursos, por intermédio da emissão de títulos de dívida ou de valores mobiliários; a taxa de juros nominal (tir) de cada operação; o montante dos custos de transação e prêmios a serem apropriados ao patrimônio líquido; os valores das emissões e os ganhos. 
	
	os custos de transação; os juros compostos das operações; e o retorno sobre o investimento provável.
	
	o montante de quaisquer prêmios obtidos no processo de captação de recursos por intermédio da emissão de títulos de dívida ou de valores mobiliários; a taxa de juros nominal de cada operação; e o montante dos custos de transação. 
	
	a identificação de cada processo de captação de recursos, agrupando-os conforme sua natureza; o montante dos custos de transação incorridos em cada processo de captação; o montante de quaisquer prêmios obtidos no processo de captação de recursos, por intermédio da emissão de títulos de dívida ou de valores mobiliários; a taxa de juros efetiva (tir) de cada operação; o montante dos custos de transação e prêmios (se for o caso) a serem apropriados ao resultado em cada período subsequente. 
	
	o montante dos custos de transação incorridos em cada processo de captação; a taxa de juros composto de cada operação; o montante dos custos de transação e prêmios (se for o caso) a serem apropriados ao patrimônio líquido. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002432934)
	1a sem.: Ativo Intangível
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale a opção que apresenta apenas contas pertencentes ao grupo do Ativo Intangível. 
		
	
	Marcas, P&D, Diferido.
	
	Softwares, Ações de Outras Empresas e Capital Intelectual.
	
	Direitos Autorais Adquiridos, Estoques e Patentes. 
	
	Direitos Autorais Adquiridos, Marcas e Patentes. 
	
	Patentes, Marcas e Imóveis. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002433042)
	1a sem.: demonstrações financeiras
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	De acordo com as novas normas contábeis brasileiras de contabilidade aplicáveis às demonstrações financeiras:
		
	
	o Ativo Permanente permanece na estrutura do Balanço Patrimonial, mas como subgrupo do Ativo Não Circulante. 
	
	o recebimento de prêmio na emissão de debêntures, bem como de doações e subvenções para investimento, devem ser contabilizados como reservas de capital. 
	
	o Ativo Diferido foi extinto e, em consequência, todos os valores nele classificados foram baixados tendo como contrapartida uma conta de resultado. 
	
	com a proibição da constituição de Reservas de Reavaliação pela Lei nº 11.638/2007, as entidades que tivessem saldo dessas reservas puderam optar entre mantê-las até sua total realização ou estorná-las até o final do exercício de 2008.
	
	o grupo de Resultado de Exercícios Futuros foi extinto e o saldo de suas contas foi transferido para o grupo do Patrimônio Líquido. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002433018)
	1a sem.: PROVISÃO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A empresa Correção S.A. tem a prática de dar garantia de um ano de seus produtos a seus clientes. A média de reclamações é de 2%, mas a empresa constitui provisão de 5% para atender ao princípio da prudência. O procedimento realizado pela empresa é:
		
	
	permitido, desde que apresente uma posição econômico-financeira mais conservadora, com valores que conduzam a uma visão de valor inferior ao que efetivamente a empresa tenha. 
	
	inadequado, visto que reconhece uma provisão excessiva superavaliando o passivo e apresentando demonstrações contábeis não confiáveis, devido à falta de neutralidade. 
	
	proibido, em decorrência de estar fundamentado na essência e não na forma, gerando uma subavaliação dos passivos.
	
	adequado, pois apresenta a posição mais conservadora que a empresa pode adotar, resultando na menor situação econômico financeira que a empresa pode obter. 
	
	correto, visto que as estimativas e provisões são de responsabilidade do contabilista, que deve adotar o procedimento que melhor lhe resguarde, quando for questionado. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002432938)
	1a sem.: Intangível
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A respeito do Intangível, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA. I. Serão classificados no Intangível os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido. II. Um Intangível deve ser reconhecido, inicialmente, pelos benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo, os quais serão gerados em favor da entidade. III. Os benefícios econômicos futuros gerados por Intangível podem incluir a receita da venda de produtos ou serviços, redução de custos ou outros benefícios resultantes do uso do ativo pela entidade. Estão CERTOS os itens: 
		
	
	I, II e III. 
	
	II e III, apenas. 
	
	I.
	
	I e II, apenas.
	
	I e III, apenas. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002433020)
	1a sem.: desconto de duplicatas
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A empresa Mussolini & Irmãos Ltda. realizou um desconto de duplicatas no Banco Itramericano S.A. no montante de R$ 120.000,00, pagando, no ato, juros de R$ 3.600,00. Desconsiderando-se a data e o histórico, o registro contábil único deve ser feito pelo seguinte lançamento:
		
	
	Diversos a Bancos Conta Movimento 123.600,00 Duplicatas Descontadas 120.000,00 Despesas de Juros 3.600,00 
	
	Diversos a Duplicatas Descontadas 120.000,00 Banco Conta Movimento 116.400,00 Despesas de Juros a Vencer 3.600,00 
	
	Banco conta Movimento 120.000,00 a Diversos a Duplicatas Descontadas 116.400,00 a Despesas de Juros 3.600,00 
	
	Diversos a Caixa 120.000,00 Duplicatas Descontadas 116.400,00 Despesas de Juros a Vencer 3.600,00 
	
	Diversos a Bancos Conta Movimento 120.000,00 Duplicatas Descontadas 116.400,00 Despesas de Juros a Vencer 3.600,00 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002433087)
	1a sem.: TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Todas as definições abaixo estão corretas, exceto:
		
	
	A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que as sucederá em todos os direitos e obrigações.
	
	A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que a sucede em todos os direitos e obrigações, enquanto a fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que as sucederá em todos os direitos e obrigações. 
	
	A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que a sucede em todos os direitos e obrigações, enquanto a cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim, oujá existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, e dividindo-se o seu capital, se parcial a versão. 
	
	A incorporação é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações, enquanto a fusão é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que a sucede em todos os direitos e obrigações. 
	
	A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades constituídas para esse fim, ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, e dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.

Continue navegando