Buscar

Prova de Principio Tecnologia Ciencia dos Materiais - Estacio

Prévia do material em texto

1a Questão (Cód.: 160007)
	Pontos: 0,8 / 1,5
Um material cristalino possui diversas possibilidade de arranjo atômico, como o cúbico de corpo centrado e cúbico de face centrada. Baseado na geometria destes dois arranjos atômicos, determine o equivalente de número de átomos no interior de cada uma.
Gabarito:
CCC: 2 átomos; CFC: 4 átomos.
2a Questão (Cód.: 61998)	Pontos: 1,0 / 1,0
A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
	Polímeros
	Metais
	Materiais avançados
	Cerâmicas
	Compósitos
3a Questão (Cód.: 157352)	Pontos: 0,5 / 0,5
Um engenheiro precisa especificar dois aços entre aqueles que possui de tal forma a ter um aço de menor dureza e outro de maior dureza possíveis. Sabendo-se que a dureza é uma função do teor de Carbono, escolha a opção CORRETA, considerando-se respectivamente os aços de menor e maior dureza.
	Aço SAE1080 e aço SAE1070
	Aço SAE1070 e aço SAE1080
	Aço SAE1006 e aço SAE1008
	Aço SAE1006 e aço SAE1080
	Aço SAE1080 e aço SAE1006
4a Questão (Cód.: 157389)	Pontos: 0,0 / 0,5
O aço carbono é largamente utilizado na construção civil devido ao baixo custo comparativo aos demais aços. Isto ocorre em decorrência da ausência ou quase completa ausência de elementos de liga nesta liga Fe-C.
Com relação aos aços de baixo carbono, assinale a opção INCORRETA.
	Apresentam facilidade de conformação e soldagem.
	A microestrutura geralmente é composta de perlita e ferrita.
	Geralmente apresentam teor de carbono superior a 1,5%.
	As propriedade mecânicas dos aços carbono deterioram-se a baixas temperaturas.
	Apresentam baixa dureza e alta ductilidade.
5a Questão (Cód.: 59722)	Pontos: 0,5 / 0,5
Em relação aos materiais cristalinos e os não-cristalinos (amorfos) podemos afirmar que:
	Os materiais amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais cristalinos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos não apresentam ordem que se repete por grande parte do material.
	Os materiais cristalinos são aqueles que formam as pedras preciosas e semi-preciosas, enquanto os materiais amorfos podem apresentar estrutura organizada ou desorganizada se repetindo por todo o material.
	Os materiais cristalinos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais amorfos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material.
6a Questão (Cód.: 157450)	Pontos: 0,5 / 0,5
Uma liga de cobre muito utilizada é o cobre prata tenaz, que é uma liga que contém de 0,02 a 0,12% de prata que pode ser adicionada intencionalmente ou estar naturalmente contida na matéria-prima e possui uma estrutura homogênea já que, para esses teores, a prata permanece totalmente solubilizada no cobre.
Com relação as características do cobre prata tenaz, NÂO podemos citar:
	A presença da prata nestes teores afeta a condutividade elétrica e torna a liga de cobre um semicondutor.
	O cobre ligado desta forma pode ser usado na construção mecânica, especificamente na fabricação de aletas de radiadores de automóveis e outros trocadores de calor.
	O cobre ligado a prata nos teores de 0,02 a 0,12% de prata mantém, em altas temperaturas, a resistência mecânica obtida pelo encruamento.
	Esta liga de cobre possui resistência à fluência - em temperaturas relativamente elevadas - mais altas do que a maioria dos cobres de alta condutividade (90 a 100% IACS).
	O cobre prata tenaz apresenta alta resistência ao amolecimento pelo aquecimento.
7a Questão (Cód.: 26919)	Pontos: 1,0 / 1,0
O recozimento pleno tem como objetivo principal:
	aumentar a resistência a abrasão diminuindo a dureza
	diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
	aumentar a resistência à tração
	diminuir a usinabilidade
	aumentar a dureza e diminuir a tenacidade
8a Questão (Cód.: 60484)	Pontos: 0,0 / 0,5
Se o raio atômico do alumínio é 0,143 nm, os volumes de sua célula unitária nas estruturas CCC e CFC são respectivamente:
	0,404 nm e 0,330 nm.
	0,330 nm e 0,404 nm.
	0,109 nm e 0,163 nm.
	0,036 nm e 0,066 nm.
	0,066 nm e 0,036 nm.
9a Questão (Cód.: 157416)	Pontos: 0,5 / 0,5
Um dos materiais mais utilizados quando se deseja uma alta resistência a corrosão é o aço inox. Este tipo de aço apresenta alta durabilidade; alta resistência à corrosão; resistência mecânica adequada; é fácil de limpar; não contamina os alimentos; possui visual esteticamente marcante e moderno; apresenta facilidade de conformação e união; além de possibilitar acabamentos superficiais variados como lixados, polidos, decorados. Entre as principais famílias de aços inoxidáveis e suas aplicações, só NÂO podemos citar:
	Aços inox do tipo martensítico: são aços que possuem em sua composição Fe, C e Cr, porém com teores de carbono superiores aos utilizados nos inox tipo ferrítico; são geralmente utilizados na fabricação de lâminas ou objetos cirúrgicos. Como exemplo típico, podemos citar o aço SAE 420.
	Aços inox do tipo austenítico:
	Aços inox utilizados em anôdos de sacrifício.
	Aços inox do tipo austenítico: são aços que possuem em sua composição Fe, C, Cr e Ni, não apresentam comportamento magnético e são geralmente utilizados na fabricação de equipamentos industriais. Como exemplo típico, podemos citar o aço SAE 304.
	Aços inox do tipo ferrítico: são aços que possuem em sua composição Fe, C e Cr, apresentam comportamento magnético e são geralmente utilizados na fabricação de moedas, fogões, sistemas de exaustão etc. Como exemplo típico, podemos citar o aço SAE 430.
10a Questão (Cód.: 160017)	Pontos: 0,5 / 1,5
Tratamento térmico em aços é um conjunto de operações que consistem em aquecer o material e resfriá-lo. Identifique o tipo de tratamento que consiste no aquecimento da peça a altas temperaturas e rápido resfriamento. Qual o objetivo deste tratamento.
Gabarito:
Têmpera. Aumentar a dureza e a resistência mecânica do aço.

Continue navegando