Buscar

dissertiva 1 banco de horas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Banco de Horas é um total de horas trabalhadas pelo empregado além do seu horário estabelecido com o empregador. Essas horas trabalhadas há mais que o normal, necessitam de um controle, então são armazenadas em um documento chamado “Banco de Horas”.
	Conforme o site Guia Trabalhista cita, “Trata-se de um sistema de compensação de horas extras mais flexível, mas que exige autorização por convenção ou acordo coletivo, possibilitando à empresa adequar a jornada de trabalho dos empregados às suas necessidades de produção e demanda de serviços.” 
	As horas trabalhadas podem ser compensadas mediante acordo (empregado/empregador), sendo elas remuneradas ou convertidas em folgas. Antes da nova lei, o acordo devia ser viabilizado com os seus sindicatos, eles que passavam as regras para a empresa apresentar ao empregador.
	Na reportagem do canal de economia do G1, afirmam que “O empregador que deixar de dar as folgas nos prazos previstos em lei continua sujeito ao pagamento de horas extras, com o acréscimo de 50% sobre o tempo trabalhado e não compensado. ” Sendo assim, nota-se que as empresas irão utilizar cada vez mais o banco de horas, para evitar gastos com horas extras. 
Fontes:
http://g1.globo.com/economia/noticia/nova-lei-trabalhista-banco-de-horas-podera-ser-negociado-diretamente-com-o-patrao-entenda.ghtml
http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/banco_horas.htm
Livro da disciplina, 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais