Buscar

4 metodos de memorizaçao

Prévia do material em texto

Fonte: https://pt.wikihow.com/Memorizar ( 4 formas de memorizar ) 
Cansado de fazer provas e não conseguir lembrar do que leu na noite passada? Você sabe que sabe, só que sempre dá aquele branco no calor do momento? Eis como memorizar tudo o que precisa, com instruções customizadas baseadas no tipo de aprendiz que você é. Esses passos são úteis para qualquer um; seja seu objetivo memorizar 32 casas decimais do Pi ou alguns Artigos da Constituição.
1º MÉTODO APRENDIZES AUDITIVOS 
1 - Escute isso. Você é um aprendiz auditivo caso goste de ouvir coisas e possa reter informações através do meio oral. Aqui estão algumas características que ajudarão a determinar se você representa esse tipo:
Você lembra, detalhadamente, informações escutadas em conversas ou aulas.
Você possui um vocabulário bem desenvolvido, um amor pelas palavras, e fortes habilidades linguísticas, aprendendo novas línguas de maneira relativamente fácil.
Você é um bom orador, e pode participar de conversas interessantes, articulando ideias claramente.
Você possui talentos musicais, e a habilidade de escutar tons, ritmos e notas individuais em um acorde ou numa composição.
2 - Respire fundo. Passe o olho em seu material de leitura para saber o que irá ler. Divida o material em seções caso ele seja muito longo.
Foque na primeira parte. Leia a passagem que precisa ser memorizada até que ela se prenda em sua cabeça. Tome nota das seguintes observações:
Não force padrões. A procura de padrões exige um esforço substancial por parte do aprendiz. Familiaridade forçada é aprendizagem compulsória, e não é o estilo que combina com seu jeito de memorização. Veja as dicas abaixo.
Investigue e note relações intuitivas entre os elementos e sua experiência pessoal. Isso é chamado de memorização por associação. A relação não precisa ser racional, apenas memorável (interessante, engraçada, aprazível) e inspiradora. Por exemplo, ao estudar o Artigo 1° da constituição brasileira e quiser memorizar o Parágrafo Único (“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.), você poderia pensar numa multidão jogando um cara de terno em direção à Brasília. É meio bobo, mas deve funcionar.
Pegue as primeiras letras do que está tentando lembrar e crie outro acrônimo. Por exemplo, a primeira fileira da tabela periódica é composta por (tirando o hidrogênio, numa ordem de cima para baixo) Li (Lítio), Na (Sódio), K (Potássio), Rb (Rubídio), Cs (Césio), Fr (Frâncio). É um pouco difícil de memorizar, mas você pode tentar criar um acrônimo com cada termo: LI NAs (K)artas RouBadas CoiSas FRancas. Assim, fica mais fácil de lembrar.
Crie uma história vívida com as entidades envolvidas no que você está tentando lembrar. Faça uma história com Generoso Getúlio, Chafurdoso Cabral e Maroto Machado (de Assis) para se lembrar do nome de algumas entidades históricas. A história não precisa fazer sentido; novamente, o objetivo é recuperar a memória relativa aos nomes.
Crie um desenho pequeno ou médio que explique aquilo que você está tentando memorizar! Por exemplo, se quiser memorizar a definição de investigação científica (que é: Os muitos jeitos pelos quais cientistas estudam o mundo natural e propõem explicações através de evidências coletadas), você poderia desenhar um cientista, alguém propondo-se para alguém, e uma pequena pasta com o dizer: “evidência”. As outras pequenas palavras como advérbios e verbos podem ser adicionadas ao lado do desenho! Não faça uma bagunça, sempre desenhe e escreva ordenadamente.
3 - Repetição é o segredo! Use repetição verbal e auditiva para lembrar-se da ordem das coisas:
Leia o primeiro objeto.
Repita a informação sem ler.
Leia o primeiro e o segundo objetos.
Repita-os em voz alta até poder se lembrar deles.
Repita este processo até poder dizer todos os objetos sem a ajuda do material.
Assim que estiver no fim da lista, repita-a sem a leitura da mesma. Diga-a em voz alta por três vezes.
Se não puder repetir todas as três vezes, recomece.
4 - Dê uma pausa. É importante manter o frescor mental, então antes de pensar que algo foi profundamente memorizado, faça uma pausa de 20 ou 30 minutos. Faça algo divertido e que seja fácil de terminar (Ex.: Algo que não envolva muito aprendizado) durante esse tempo, como conversar no telefone ou caminhar pelo parque. Você está relaxando o cérebro e tirando um tempo para codificar, na memória de longo prazo, aquilo que foi aprendido. O estímulo excessivo de novos conceitos e a aprendizagem de diferentes assuntos podem interferir nesse processo de codificação.
5 - Verifique sua memorização. Após a pausa, teste-se novamente para descobrir se memorizou tudo. Se conseguir acertar tudo, você provavelmente memorizou. Caso contrário, estude as seções problemáticas. Faça outra pausa e retorne.
6 - Escute a si mesmo. Grave sua voz dizendo o que precisa ser memorizado, então coloque a informação para tocar na hora de dormir. Apesar disso não funcionar bem para informações novas e pouco familiares, a repetição durante o sono podem ajudar a melhorar ou reforçar conceitos que foram conscientemente adquiridos.
Você pode comprar ou criar uma bandana especial que prenda os fones do MP3 em seus ouvidos durante o sono – isso é comumente utilizado por pessoas que utilizam músicas relaxantes para dormir.
7 - Escute os outros. Se puder, e se for permitido, tente gravar aulas para ajudar a preencher as falhas nas anotações, e para escutar novamente a informação apresentada. Escutar tudo isso pela segunda ou terceira vez pode ser o suficiente para memorizar a informação sem muitos esforços.
8 - Mova-se. Caminhe pela sala durante os estudos e repita a informação para si. Ao caminhar, você usa os dois lados do cérebro e poderá memorizar muito mais facilmente o material.
2º MÉTODO APRENDIZES VISUAIS 
1 - Dê uma boa olhada. Se as coisas saltarem aos seus olhos e prenderem-se na sua mente, então você é provavelmente o tipo de pessoas que coleta informações visualmente. Vendo, você entende. Jeitos para descobrir se você vê melhor as informações incluem:
Informações em fotos, cartazes ou diagramas são muito mais fáceis de lembrar do que as mesmas informações apresentadas verbalmente.
Você visualiza as coisas ao aprendê-las, normalmente observando à distância, como se “visse” a informação.
Você cria imagens vívidas de informação em sua mente. Ao aprender sobre a Constituição, você se visualiza em uma sala no congresso nacional em 1988.
Suas habilidades espaciais são fortes: tamanhos, formas, texturas, ângulos, perspectivas – tudo isso, para você, é fácil de notar.
Você consegue “ler” a linguagem corporal das pessoas, sabendo o que elas estão pensando mesmo que digam o contrário.
Você está muito atento ao ambiente, e aprecia fortemente a estética, a arte e outras mídias visuais.
2 - Sente-se em um ambiente pacífico. Vá para um lugar sem distrações, nada que visualmente conquistaria sua atenção. Evitar “objetos brilhantes” permitirá que você foque naquilo que é preciso ser memorizado. Isso significa que você deve se afastar de televisões, janelas abertas ou aqueles relógios cheios de detalhes chamativos.
3 - Marque as informações através de cores. Por exemplo, ao memorizar história, dê cores às datas ou a pessoas específicas. Pedro Álvares Cabral é azul, o Marechal Deodoro é verde, Getúlio Vargas é laranja, qualquer coisa sobre a independência do Brasil é vermelha, etc.
4 - Passe por cada seção colorida, escrevendo e reescrevendo cada item até memorizar todos. Escrever cada tópico numa página de cor específica (escrever sobre a Independência na página indicada pela cor vermelha, por exemplo) não apenas ajudará a cimentar a associação em sua mente como também ajudará no próximo passo.
5 - Coloque um adesivo ou cartão num local frequentemente visitado por você, como um armário ou porta de quarto. Leia-o sempre que passar. Relacione anotações com cores, verticalmente e horizontalmente.
6 - Escreva e reescreva as anotaçõesfrequentemente. Quando for ao quadro de anotações, procure um tópico, reescreva-o com um cartão novo e substitua o existente. Caso esteja tendo dificuldade particular com uma das notas existentes, retire uma das anotações velhas e coloque-a em um lugar onde possa visualizá-la com mais frequência. Substitua essa ocasionalmente, também.
7 - Encontre um parceiro que colabore com você. Desenhe diagramas/gráficos, escreva explicações e ensine conceitos um ao outro para haver um crescimento mútuo.
8 - Demarque os pontos altos. Procure palavras-chave importantes dependendo do que deve ser memorizado, sublinhe-as, lembre-se delas e tente memorizar o resto. Ao ler PDFs online, use a função de marcação para destacar pontos principais. Isso ajuda sua memória, assim como colabora com a recuperação rápida de informações durante pesquisas.
9 - Mova-se. Ande ao redor do quarto enquanto estuda e repete a informação. Ao caminhar, você usará os dois lados do cérebro e memorizará o material muito mais facilmente.
3º MÉTODO APRENDIZ TÁTIL/CINESTÉSICO
1 - Se você gosta de tocar as coisas para obter informações, você é o tipo que aprende pelo toque. Você gosta de sentir a informação, se possível, e aprender através da prática. Eis algumas características de aprendizes táteis.
Você aprende melhor quando move as mãos, experimenta e toca – isso torna a informação mais real.
Você usa as mãos enquanto fala.
Você se lembra de eventos através do que aconteceu, mas não necessariamente o que foi dito ou visto.
Você é bom em desenhar, nas artes, cozinhar, construir coisas que requerem manipulação manual de objetos.
Você tende a ser aventureiro e distraído, achando difícil ficar parado por longos períodos.
Sentar não é seu forte. Você prefere levantar, mover-se e ter algumas pausas.
Você não gosta de ficar sentado em aulas quando há outras atitudes que poderiam lhe fazer aprender mais.
2 - Encontre seu espaço. Você precisa de um quarto grande para mover-se, então não fique sentado na cama com a porta fechada enquanto estuda. A mesa da cozinha pode ser mais agradável para seu tipo de aprendizagem.
3 - Seja criativo. Aja ou finja ser o objeto, tentando imitar cada detalhe dele. Se estiver tentando memorizar a História do Brasil, pegue um pedaço de papel, ou melhor, procure criar uma espécie de papel envelhecido. Cheiros, cores e sensações serão mais fortes. Após isso, escreva nele uma parte da carta de Pero Vaz de Caminha que queira memorizar. Leia com toda a pompa de um mensageiro português. Você usará todos os sentidos – tato, olfato, visão, e até audição. Será muito mais fácil lembrar.
4 - Memorize abstrações. Ao memorizar abstrações, como o valor de pi, escreva os números individuais ou passos em cartões. Personalize cada cartão com adesivos ou desenhos. Após a personalização, misture os cartões e tente colocá-los em ordem. Certifique-se de escrever a ordem correta em algum lugar ou você jamais se lembrará da verdadeira sequência.
Alternativamente, você poderia conseguir alguns baralhos; procure e “posicione” cada número após o decimal, em sequência; Ás, 4, Ás, 5, 9, 2, 9, 5, etc. Coloque cada um virado para baixo e vire-os novamente. Vá da esquerda para a direita, virando-os para cima e dizendo o número. Repita o processo, e sempre diga qual o número virado para baixo.
5 - As dicas para os aprendizes visuais e auditivos também devem funcionar para você, especialmente no que tange o aprendizado por associação e repetição de conceitos em voz alta enquanto caminha pelo quarto. Adapte as dicas do jeito que desejar e interaja com o material.
4º MÉTODO LEITURA 
1 - Caso seja um leitor, então você memoriza melhor aquilo que lê. Talvez você incorpore elementos da aprendizagem visual, ou talvez suas experiências de aprendizagem iniciais foram centradas na leitura. A informação lida parece-lhe sólida e real.
2 - Leia várias vezes o que precisa ser memorizado.
3 - Repita isso para si mesmo, verbalmente, então reescreva isso num cartão.Escreva uma questão sobre o fato no lado oposto do cartão.
Normalmente, o cérebro ama ver cores e imagens, portanto, ao escrever anotações, escreva-as de maneira colorida ou desenhe imagens.
4 - Teste-se. Leia a questão na frente do cartão e verifique se sua resposta bate com o que está escrito atrás dele.
5 - Repita isso aos outros. Encontre um amigo que possa ajudar, e ensine a ele/ela o que você aprendeu. Peça para que o amigo o teste.
Ao ensinar outros, você ensinará seus conhecimentos e memorizará durante o ensino.
6 - Continue lendo até memorizar o tema.
DICAS: 
Esteja atento, pois muitas pessoas descobrem que o estilo de aprendizagem delas é composto por um pouco de cada um dos mencionados acima. Pode ser que você tenha um pouco de todos os três estilos, ou talvez você só consiga aprender em diferentes contextos. Mantenha-se alerta para descobrir o que funciona melhor para você no que tange a memorização de informações e evite insistir em um estilo que não lhe agrada. Não é só porque alguém disse que você é um aprendiz visual que você vai insistir nisso. Se outro jeito funcionar para você, utilize-o também.
Leia e escreva. Após ler ou memorizar algo, tente escrever isso ao menos uma vez caso não esteja com pressa. Lembre-se, “escrever equivale a ler três vezes o material”.
Tente escrever tudo o que precisa memorizar. Após escrever, leia a informação em voz alta algumas vezes. Isso funciona especialmente bem para a memorização de parágrafos ou para a escrita em outra língua.
Não se preocupe caso tenha dificuldade em memorizar algumas partes de um texto. Continue se lembrando de seu próprio ritmo. Dê uma pausa ao se estressar.
Continue com calma. Dê uma pausa de dez minutos e memorize o que aprendeu.
Faça pausas curtas e frequentes. É melhor se exercitar durante tais pausas do que fazer algo passivo, como assistir a TV por 10 minutos. Você poderia se prender à televisão e pensar que não está estudando. O exercício estimulará o cérebro. Você trabalhará melhor ao retornar. Tome cuidado para não exagerar.
Tente amarrar os sapatos após ler tudo. Enquanto amarra, repita em voz alta o que foi lido. Fazer uma ação física ajuda o cérebro a reter o que acabou de ser decorado.
Comer durante o trabalho/estudo estimula seu cérebro e permite que você prossiga em alta velocidade. Escolha opções saudáveis como frutas e alimentos pouco gordurosos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS : 
Uma lista de coisas para memorizar
Uma caneta e um caderno
Um gravador de voz
Uma mesa e uma cadeira
Um ambiente limpo e quieto
Marcadores de texto
Cartões coloridos
Cartões índex
Fonte: https://pt.wikihow.com/Memorizar ( 4 formas de memorizar )

Continue navegando