Buscar

Gestão do Conhecimento em Organizações

Prévia do material em texto

Introdução
Diversas formas de se obter o conhecimento sejam através de estudos ou de troca de experiências, ou com o aprimoramento de experiências adquiridas ao longo da vida, para que possamos fazer um bom uso deste conhecimento precisamos gerenciá-lo, ou seja, analisar as melhores formas de utilizar e transmitir esse conhecimento, pois o conhecimento só será valido se for transmitido para os demais, em organizações essa troca de informações a disseminação deste conhecimento é uma ferramenta extremamente útil, agora vamos fazer um comparativo entre dois autores do que é a gestão de conhecimento:
 Segundo o autor ALVARENGA NETO, (2005:18).
“Gestão do conhecimento é o conjunto de atividades voltadas para a promoção do conhecimento organizacional, possibilitando que as organizações e seus colaboradores possam sempre se utilizar das melhores informações e dos melhores conhecimentos disponíveis, com vistas ao alcance dos objetivos organizacionais e maximização da competitividade”.
 Segundo o autor TAKAEUCHI e NONAKA, (2008, PLT).
 “A gestão do conhecimento – definida como o processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-o velozmente em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas – perpetua a mudança no interior da organização”. 
Os dois autores têm idéias similares quanto à gestão do conhecimento, ou seja, é uma forma em que há o gerenciamento dos conhecimentos de todas as pessoas presentes no processo de produção em uma organização, utilizando-se do conhecimento que cada um tem para o bem comum de todos, para o bom desenvolvimento de um projeto. 
	Na seqüência vamos ver quais maneiras de utilização da gestão do conhecimento em organizações.
Desenvolvimento
Uma pergunta que podemos fazer é como devemos desenvolver a gestão do conhecimento dentro das empresas? Vemos que em um primeiro momento é necessário reconhecer que o conhecimento é uma ferramenta extremamente importante em uma organização, a ferramenta que representa o diferencial das demais, a gestão do conhecimento pode ser desenvolvida em qualquer tipo de empresa desde as familiares ate a multinacional a importância desta troca de informações deste feedback por parte de todos os colaboradores, toda a informação trocada dentro do processo é valida pra o aperfeiçoamento do produto ou serviço. A valorização do potencial humano é o primeiro passo pra a criação de conhecimento em uma organização.
Criar o comprometimento e a valoração desta troca por parte da empresa e por parte do colaborador, lembrando que estes colaboradores não são somente os funcionários, é também os fornecedores, os clientes, saber aproveitar o melhor de cada ideia proposta, saber como modificar algo que esta falha no processo consultando as pessoas que estão diretamente relacionadas a este fato.
Uma das formas é a troca de informações com toda a equipe, em organizações mais estruturadas existem acervos para o armazenamento de tais informações sejam elas on line ou não.
A organização estimula essa troca de experiência, possibilitando assim uma evolução do conhecimento que a cada dia é maior, as transformações são cada vez mais rápidas e uma organização com visão de futuro deve estar sempre preparada para as mudanças. O diferencial que as organizações bem sucedidas têm é esta troca de conhecimentos é a procura por novos conhecimentos e as desenvolver novas tecnologias pra produção e comercialização de seus produtos e serviços.
Podemos citar como exemplos alguns programas utilizados em organizações onde é feito de maneira virtual essa troca de conhecimentos e onde também ficam disponibilizados esses materiais para uma pesquisa posterior, bibliotecas virtuais, trabalhos em grupo, disseminação de noticias, redes sócia com o fim de troca de conhecimento, uso da tecnologia de informação como aliada nesse processo empresarial.

Continue navegando