Buscar

Anotações - Moluscos e Anelídeos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Zoo1 ( exercício para prova 2 ) 
Cite as sinapomorfia entre as classes Hirudínea e Oligochaeta do grupo denominado clitelata: 
- Tendência a um n° fixo de segmentos
 - Sistema Reprodutor Definido e Permanente
- Clitelo
- Desenvolvimento direto
- Hermafroditismo 
Descreva os três diferentes hábitos alimentares verificados nos poliquetas.
Predadores: São os caçadores carnívoros que normalmente são equipados com mandíbulas e faringe eversíveis. Podem chegar a caçar poliquetas menores e outros invertebrados variados menores.
Herbívoros: mandíbulas usadas para cortas algas e fito plâncton.
Cons. De depósitos não seletivos: consomem diretamente a areia, escavadores, em seu trato digestório, os organismos intestinais são digeridos e o restante da areia é eliminado. 
Cons. De depósitos seletivos: escavam-se e projetam “tentáculos” que parecem fitas, que contém mucos que selecionam entre a areia, o alimento, e são levados a boca através de sulcos ciliares. 
Filtradores: cabeça equipada para selecionar detritos e plâncton diretamente da água. 
Apresente um esquema em corte transversal, do celoma de um annelida.
Compare estrobilização de metameria:
Estrobilização é um tipo de reprodução assexuada, no qual há uma fragmentação do indivíduo em duas ou mais partes. Ou seja, nos platyhelmintes, é a fragmentação do corpo somente para reprodução. 
Metameria é a segmentação do corpo por metâmeros. Ou seja, é a organização do corpo em uma série de segmentos. 
Compare a locomoção dos anelídeos em relação a morfologia. Explique como o líquido celomático ajuda na locomoção.
Poliquetas – Os poliquetas são geralmente adaptados para a escavação peristáltica, facilitada pelo corpo alongado e segmentado, com a presença de um par de parapódios com cerdas por segmento que contraem de descontraem as cerdas facilitando a locomoção. Outros usam a faringe para escavar ou ondulações laterais para nadarem livremente. 
Oligoquetas- Não possuem os parapódios e são totalmente adaptados para a escavação peristáltica por meios dos músculos circulares. Possuem cerdas que se projetam e ancoram partes do corpo, impedindo o deslizamento.
Hirudineas – Não escavam, mas podem rastejar ou nadar. Usam as ventosas para se ancorar e de ondas circulares para se moverem. Quando nadam, as contrações do músculos longitudinais produzem as ondulações.
Por ser preenchido com líquido, o celoma fornece uma sustentação e maleabilidade essencial para as ondulações necessárias, constituindo uma espécie de esqueleto hidroestático. 
Cite as camadas celulares do manto e a função de cada uma.
Lobo secretor (secreta a concha)
Lobo sensorial (recebe estímulos)
Lobo muscular (promove contrações)
Cite as camadas das conchas com a composição e função de cada uma.
A superfície interna da prega secreta o Perióstraco (protéica) - pode ser ausente. Função de evitar a corrosão da concha. A camada de cálcio externa é chamada de prismática, com textura de giz, e a interna lamelar ou nacarada, com brilho perolado.
A superfície externa da prega secreta o Óstraco – Camada calcária que deposita em forma de cristais. É responsável pelo crescimento nas bordas da concha.
O epitélio externo do manto próximo a linha palial secreta o Endóstraco - lâmina que serve de base. A sua presença pode também facilitar a dissolução em algumas condições, como em ambientes ricos em micróbios.
Descreva brevemente cada classe do filo molusca descrevendo cabeça, pé e concha.
Aplacophora - carecem de olhos e tentáculos. Pé reduzido. Nos aplacóforos escavadores, os pés são reduzidos e sua locomoção é por deslizamento, através de movimentos ciliados. Nos outros, uma estrutura homóloga ao pé de outros moluscos é encontrada. Desprovidos de concha, mas com espículas ou escamas de aragonita (calcárias) secretadas pela epiderme.
Monoplacophora – A sua cabeça é reduzida e não possui olhos nem tentáculos. Movimentam-se através de um pé circular. Possuem um única concha arredondada, em forma de capuz, de simetria bilateral.
Polyplacophora - São característicos de possuir cabeça minúscula, altamente revestida por uma concha com oito partes (ou valvas) sobrepostas, desprovidos de tentáculos e são desprovidos de olhos. Pé oval, achatado.
Gastrópoda – Cabeça com estatocisto e olhos, 2 pares de tentáculos. A maioria dos gastrópodes apresenta uma concha univalve, achatada ou espiralada. O pé ventral é largo e em forma de palmilha, coberto por numerosas glândulas mucosas.
Bivalvia – Não possuem cabeça. Pé tipicamente comprimido literalmente. Conchas constituídas de duas valvas articuladas dorsalmente por um ligamento elástico e dentes de charneira. 
Scaphopoda - A concha destes organismos é ligeiramente recurvada, lembrando as presas de um elefante, apresenta duas aberturas, uma basal mais larga e a outra terminal bem mais estreita. Pé alongado cilíndrico. Em relação à cabeça, não possuem olhos.
Cephalopoda - A cabeça destes animais é distinta e apresenta olhos muito eficientes. Muitos, como o polvo, não apresentam concha, enquanto outros apresentam concha interna, pouco desenvolvida e achatada (chocos e lulas). Os únicos cefalópodes atuais que apresentam concha externa pertencem ao género Nautilus. Apresentam o pé transformado em tentáculos, oito ou dez. 
Descreva trocófora e os filos que apresentam: 
São pequenas, translúcidas, e sua principal característica é a presença de um cinturão ciliar proeminente. São encontrados em moluscos e anelídeos com desenvolvimento embrionário primitivo e reflete algumas características filogenéticas.
Descreva o processo de formação de uma pérola:
Quando ocorre uma deposição de algum corpo estranho ao espaço extrapalial, Camadas de nácar produzidas pelo manto começam a envolver o corpo estranho (vermes, areia..) como forma de defesa, formando uma bola rígida ( a pérola) depois de algum tempo (pode chegar a 3 anos), deixando de ser um perigo para a pérola.
Descreva a função da Torção da massa visceral dos moluscos. 
Somente os gastrópodes sofrem torção. Antes da torção a boca do embrião é anterior e o ânus e a cavidade do manto são posteriores. A mudança acontece por um crescimento desigual dos músculos direito e esquerdo que fixam a concha à região cefalopediosa. Devido ao espaço disponível na cavidade do manto, a extremidade cefálica sensorial agora pode ser recolhida para dentro daquele espaço e mantida sob a proteção da concha, com o robusto pé formando uma barreira para o exterior
 Descreva a morfologia dos platyhelminthes e seus hábitos, habitat e locomoção e ciclo biológico.
Turbellaria: podem ser ovoides ou achatados/alargados, e possuir aurículas e tentáculos na região cefálica junto com os ocelos. São animais de vida livre sendo a maioria de ambiente aquático, apenas alguns terrestres. São hermafroditas e fazem fecundação cruzada, a autofecundação é rara. Locomovem-se através de movimentos ciliares, e o muco fornece lubrificação enquanto o animal se locomove. Sulcos transversais e estrias se movem como ondas no corpo do animal, impulsionando-o para frente.
Trematoda: classicamente achatados e possuem a boca circundada pela ventosa oral (que contém ganchos que auxiliam na adesão) e ventosa ventral. São endoparasitas. Para se locomoverem, dependem de seus músculos da parede do corpo ou dos fluídos corpóreos do hospedeiro. 
Cestoda: Seu corpo é dividido em proglódites e seus sistemas são difusos por elas. Não se movem muito. Permanecem fixas à parede intestinal do hospedeiro pelo escólex. São solitárias. 
Descreva a circulação e trocas gasosa dos anelídeos:
O sistema circulatório, através do fluido sangüíneo, realiza a função de distribuição de nutrientes e difusão dos gases respiratórios para os demais tecidos corporais. Por meio da respiração cutânea, recebe o gás oxigênio e libera o gás carbônico.

Outros materiais