Buscar

OFICIAL GRUPO 06 PESQUISA DE MERCADO (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRABALHO DE PESQUISA DE MERCADO I
 
Orientador: Prof. Rosário Rogério Pennisi
Alunas: Jéssica Ávila - REIM
 Josiane Corrêa - CCM
 Thaynara Fernanda – REIM
UBERLÂNDIA
2017
Jéssica Ávila - REIM
Josiane Corrêa - CCM
Thaynara Fernanda – REIM
TRABALHO DE PESQUISA DE MERCADO I
“Jack West”
 Trabalho final da matéria de Pesquisa de Mercado I, ministrada pelo professor Rogério Pennisi, do curso de Relações Internacionais e Ciências Contábeis, do 4º Período matutino. 
UBERLÂNDIA
 2017
Introdução 
 A finalidade do estudo escolhido é conhecer mais sobre o comportamento dos frequentadores da casa do noturna de estilo sertanejo Jack West, situada em uma área central da cidade de Uberlândia, no triângulo mineiro. As casas noturnas são uma atividade empresarial, genericamente definida pela legislação brasileira, de acordo com o Sebrae (2012) como “ ―todos os estabelecimentos de diversão, entretenimento e lazer que possuam ambientes fechados (este não faz referência a espaço ‘coberto’, devendo considerar o sentido do acesso que cobra taxa pela entrada) para dança e venda de bebidas alcoólicas, incluindo estabelecimentos como: bares, boates, discotecas, danceterias, dentre outro”. Logo, as casas noturnas são consideradas negócios do ramo do entretenimento para os frequentadores, gerando lucro aos empresários. 
 Segundo a Folha (2016) o setor de entretenimento deve crescer no Brasil 6,4% ao ano até 2020. Ele deve atingir um faturamento anual de US$ 48,7 bilhões (cerca de R$ 169 bilhões) daqui a quatro anos. Quando envolve gênero musical e o estilo que ela propaga como produto, como é o caso da casa em questão, o SEBRAE, (2011) considera que este segmento está entre os três - “polos mais dinâmicos da Economia da Cultura no Brasil”. Quando se trata de Economia de Cultura, pelo aspecto econômico, se trabalha os setores econômicos que envolvem a cultura, já pelo ponto de vista cultural, seria o conjunto de atividades que geram impacto econômico. 
 A cidade de Uberlândia está na cena sertaneja por estar englobada no circuito Minas Gerais – São Paulo – Goiás, e sua população em sua grande maioria é adepta ao gênero, por raízes culturais e também geográficas. Dentre dos maiores eventos sertanejos do Brasil, destacam-se a Festa de Peão de Barretos e Caldas Country, são muito populares no conhecimento da população, que também viaja para participar destes eventos. 
 A importância de entender como se comporta o consumidor, passa pelas necessidades dos empresários de se adequarem ao público, visto que os mercados seguem cada vez mais a tendência de personalizar os produtos e serviços a serem servidos. Além disso, também serve para sanar necessidades econômicas, evoluir na tomada de decisões e encontrar pontos a serem melhorados para obter o sucesso do empreendimento. 
 Os dados que serão explanados mais a frente, tratam-se de uma segmentação geográfica limitada a cidade de Uberlândia, que segundo o IBGE teve a população estimada 2016 em 669.672. 
O estudo contará com a metodologia da pesquisa de mercado, baseado nas premissas e métodos de obtenção de informações, com a finalidade de coletar as informações e tabular os dados para a apuração de resultados sobre o comportamento do consumidor do projeto escolhido. 
Objetivos
O objetivo deste projeto é conhecer os consumidores do estabelecimento em questão, além de saber do seu grau de satisfação com a casa. A consequência da ação deste projeto passa por detectar problemas através desta pesquisa, a serem solucionados perante a administração e estratégias de marketing junto a casa. Para a nossa pesquisa até aqui, nos interessa saber o perfil do frequentador e suas preferências.
Objetivos Específicos
Qual é a variável?
Sexo
Por que essa variável é importante?
De acordo com dados da Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE, aliás, houve uma mudança de hábitos de consumo: as casas que são sustentadas por mulheres tendem a ter despesas menores que as chefiadas por homens, que gastam mais em alimentação, vestuário, combustível, assistência à saúde, educação, entre outros, até pelo fato de, geralmente, contarem com ‘maiores salários.
Desta forma, torna-se cada vez mais importante conhecer as perspectivas e tendências de cada gênero, oferecendo, assim, produtos e serviços condizentes com suas necessidades. 
Para que esta variável pode servir para empreendimento?
Se a grande maioria for composta por mulheres, a pesquisa deve indicar ao empreendimento novas táticas para que essas consumidoras se sintam bem no local, como deixar o banheiro mais prático para elas, promoção para entradas e bebidas específicas. Entretanto, se a grande maioria for homem, o local deve ser orientado a conhecer mais a fundo o gosto dos seus clientes e fazer atividades que estes gostariam, como noite dos homens e promoções para entrada.
Qual é a variável? 
Estilo de sertanejo preferido
Por que essa variável é importante?
A maioria das pessoas usam a música principalmente como uma forma de regular/estimular as emoções, e é comum as pessoas também se definirem com base no que elas gostam de ouvir. Então é intuitivo que as escolhas musicais e as emoções que inspiram tem conexões diretas com personalidade. Mas os cientistas descobriram que o gosto musical revela muito mais sobre uma pessoa do que você teria pensado. Peter Rentfrow e Samuel Gosling da Universidade do Texas em Austin criaram quatro categorias musicais distintos em que podem caber as diversas vertentes de cada gênero macro. Eles descobriram que pessoas que compartilhavam esses gostos e desgostos categóricos tinha traços de personalidade surpreendentemente semelhantes. Em suma, eles descobriram o melhor guia sobre o que o gosto pela música revela sobre sua personalidade: sertanejo, trilhas sonoras e pop: os conservadores políticos tendem a se bandear para a música com mais batidas e/ou convencionais. Essas pessoas também tendem a ser mais extrovertidas, agradáveis e conscientes e pouco abertas às novidades. Elas se percebem como fisicamente atraentes, se espelham nas estrelas pop que idolatram. Também tendem a ter níveis mais baixos de estabilidade emocional e habilidades verbais menos desenvolvidas.
Para que esta variável pode servir para o empreendimento?
Se a maioria prefere sertanejo de raiz: fazer todo mês uma noite da semana de “modão”, com as músicas que enquadram o sertanejo raiz.
Se a maioria prefere sertanejo country: fazer uma noite temática com decorações, dançarinas e músicas estilo country. Entrada somente a caráter. 
Se a maioria prefere sertanejo universitário: na hora de pagar a comanda, os clientes terão uma chance de adivinhar qual a letra da música sertaneja universitária, dando uma parte da música e tendo que adivinhar o restante em 10 segundos. Quem conseguir adivinhar, ganha 20% de desconto na comanda.
Qual é a variável? 
O que as pessoas procuram ao sair para baladas noturnas?
Por que essa variável é importante?
Pode-se, ainda, fazer referência desses dados com as elucidações da Tabela 1 sobre as influencias sociais e situacionais, onde as características do ambiente bem como as pessoas que nele estão envolvidas, por similaridade, adotam ações e sentimentos que influenciam os indivíduos
Existem influências sociais e situacionais que as características do ambiente e o público que frequenta motivam ações e sentimentos que levam o consumidor a frequentar uma balada. Embora as pessoas mudem seus objetivos de procurar uma casa noturna, a temporada pode esclarecer o que as pessoas procuram e o estabelecimento pode procurar se adequar as necessidades do cliente.
Para que esta variável é importante para o estabelecimento? 
Se a maioria das pessoas afirmar que vai a baladas noturnas para encontrar os amigos, a casa pode oferecer entradas revertidas para quem for em grupo de amigos. Se as pessoas vão à
procura de paquerar, a casa poderá oferecer shows mais românticos para criar um clima de romance. Se as pessoas forem para dançar, a boate pode promover shows mais dançantes com bandas mais animadas. Mas se as pessoas forem conhecer pessoas novas, a Jack pode incentivar interação das pessoas que vão ao evento nas suas redes sociais. 
Qual é a variável?
Qual meio de divulgação as pessoas mais utilizam para saber das baladas
Por que essa variável é importante?
Para ter destaque e obter vantagens frente aos concorrentes no aquecido mercado de Casas de Shows, principalmente nos finais de semana e feriados, é preciso possuir e estar em constante atualização de informações, seja essas acerca de como está se comportando e também quais preferências demandam seus consumidores potenciais. A publicidade precisa estar bem relacionada com público a ser atingindo, sendo necessário pesquisar se a divulgações estão surtindo efeito diante o público-alvo. Solucionar esta questão ajudará a corroborar para o campo da publicidade e outras áreas onde o comportamento do consumidor jovem, dentro do segmento de entretenimento, é pouco pesquisado. (O Comportamento do Consumidor de Casas de Shows: uma Análise com o Jovem Universitário da Região Metropolitana de Salvador-ba 2014 UNIFACS)
Para que essa variável pode servir ao estabelecimento? 
Se a maioria acessa o facebook: ter o privilégio de enviar os nomes na lista pelo facebook para que não precisam pagar entrada. Se mandar o nome na lista e não comparecer 2 vezes consecutivas, o nome não poderá ser colocado novamente. Máximo de 25 pessoas na lista por noite.
Se a maioria acessa o instagram: quem seguir a boate no instragram ganha até 20% de desconto em combos de bebidas selecionadas.
Se a maioria não tem acesso: pegar o whatsapp dos clientes com a permissão dos mesmos, e mandar para eles a agenda semanal da casa noturna.
Qual é a variável?
Meio de transporte utilizado
Por que essa variável é importante?
A partir de levantamento de dados relacionados a essa variável, podemos identificar como se comporta o consumidor quando o assunto é o meio de locomoção utilizado para sair com amigos para se divertir. Estudos feitos pelo site Notícias do dia apontam que maioria dos frequentadores de casas noturnas e boates estão dando preferência a meios de transporte onde eles não sejam os condutores, visando sua segurança e de outras pessoas também.
Para que essa variável pode servir ao estabelecimento? 
Se a maioria dos entrevistados utilizarem carros ou motos próprias como meio de transporte, a casa de eventos pode realizar parcerias com estacionamentos próximos a fim de oferecer descontos para seus clientes além da tranquilidade de poder aproveitar melhor o evento uma vez que seus veículos estarão em um local seguro.
Para os frequentadores da casa que vão de carona, pode-se criar uma página em redes sociais, para que as pessoas possam identificar grupos de pessoas que comparecerão no mesmo evento, se possível que morem próximos, e que tenham interesse em oferecer carona. Pode se até ser adepto entre os grupos formados o “motorista da vez”, onde em cada evento uma pessoa é nomeada a ser o motorista da noite, portanto não deverá fazer uso de bebidas alcoólicas garantindo assim uma direção segura e responsável a seu grupo.
Se a maioria utilizar o transporte público como meio de locomoção, a casa poderá disponibilizar uma van que buscará os frequentadores em pontos específicos da cidade. Funcionará da seguinte forma, através das redes sociais será identificada qual região da cidade possui o maior número de pessoas que tem interesse em participar do evento do dia e que queira ir na van, com base nisso será definido um horário para a van buscar o pessoal e levar de volta, o valor será um pouco mais alto que o consumidor pagaria pelo transporte público, entretanto oferecerá segurança e comodidade para os usuários.
Caso maioria utilize como meio de locomoção os táxis (ubertáxi, táxi e moto táxi), pode se também realizar parcerias com os motoristas. Parcerias por exemplo em que a casa oferece um drink grátis aos frequentadores que forem pra balada com os motoristas parceiros, e os motoristas parceiros por sua vez, podem oferecer cartões fidelidades a seus clientes, fazer promoções como ao realizar cinco viagens a sexta é grátis ou então desconto
Qual é a variável?
Hábito de Fumar
Por que essa variável é importante?
O hábito de fumar configura uma necessidade de haver um local ideal e também uma venda de cigarros. Nisto, os consumidores fumantes vão preferir locais com espaço aberto que sejam práticos e acessíveis sem necessidade de ter que sair do estabelecimento para fumar, e também locais que vendam cigarros, ao passo que os não fumantes podem desejar locais mais frescos e sem necessidade de se expor a fumaça causada pelo cigarro
Para que essa variável pode servir ao estabelecimento?
Se a maioria fumar, a pesquisa indicará ao empreendimento que se adeque a condições de fumo, como melhoria de espaços abertos, que sigam a legislação e promova comodidade aos clientes, além de trazer a opção de comercialização de cigarros pela boate.
Se a maioria não fumar, o local pode tirar custos altos com áreas para fumo, e fazer apenas o que é necessário para acomodar os fumantes. Além de investir menos em compra de cigarros e cigarros de palha. 
Qual é a variável?
Com quem costuma sair para a balada?
Por que essa variável é importante?
O grupo social define e influência a escolha de lugares, do que comprar, onde comer, o que fazer e como se portar. Pensando nisso, elementos como famílias, amigos, namorado(a) passam a ser elemento de pesquisa quando se trata de qual companhia você escolhe para sair a noite.
Para que essa variável pode servir ao estabelecimento?
Se a maioria for para o local com amigos ou familiares, a boate deve estabelecer mesas grandes que podem acomodar várias pessoas, além de aumentar os espaços e oferecer combos para amigos.
Se a maioria for com o parceiro (ou parceira), a casa oferecerá dias de open food, que seria comida grátis em troca do ingresso. 
Se a grande maioria prefere ir sozinho, a casa poderá fazer festas temáticas para quem deseja fazer novos amigos ou encontrar um novo par. 
Qual é a variável?
Hábito de consumir bebidas alcóolicas 
Por que essa variável é importante?
Variável que interfere no valor médio de gastos com entretenimento dos consumidores. Estudos apontam que pessoas que ingerem bebidas alcoólicas gastam mais com entretenimento e lazer. Outros estudos realizados pelo IBGE apontam que os homens ingerem três vezes mais bebidas alcoólicas que as mulheres
Para que essa variável pode servir ao estabelecimento?
 Se a maioria bebe bebidas alcoólicas: fazer um horário em que os que bebem bebidas alcoólicas pagam somente metade o valor. Exemplo: das 23h às 01h todas as bebidas alcoólicas serão vendidas pela metade do preço, após esse horário será vendida com preço normal. No caso da maioria não beber, a empresa pode fazer um dia da semana em que a bebida não alcoólica será servida a noite inteira grátis após efetuar a compra de 1 bebida não alcoólica. Exemplo: pessoa compra 1 suco e paga seu valor normal, se quiser mais suco os outros serão grátis (refil).
Qual é a variável?
Hábito de se alimentar na balada
Por que essa variável é importante?
Com base nas informações obtidas com essa pergunta a empresa poderá analisar o hábito de consumo alimentar doa frequentadores da casa, e se necessário ampliar o mix dos produtos oferecidos para melhor atender seus clientes e potencializar seus lucros.
Para que essa variável pode servir ao estabelecimento?
Se grande parte dos frequentadores não se alimentarem na balada, nem antes, durante ou depois, a empresa não tem nenhuma ação a ser feita.
Se a maioria dos entrevistados se alimentar antes da balada, a casa pode liberar a entrada mais cedo, e oferecer um buffet com comidas mais leves para aqueles que desejarem.
Caso os frequentadores queiram se alimentar
depois da balada, a casa pode oferecer lanches rápidos, e em recipientes para a viagem, uma vez que geralmente no fim da balada as pessoas querem retornar rápido para suas casas e na maioria das vezes para evitar transtornos e aborrecimentos optam pelo drive thru.
Na hipótese da maioria dos frequentadores se alimentarem durante a balada, a casa pode oferecer uma área com o serviço open food, onde serão oferecidas bebidas e comidas durante todo o evento, e os frequentadores pagarão um valor fixo pra ter acesso a esse serviço.
Qual é a variável?
Idade
Por que essa variável é importante?
A idade e o estágio do ciclo de vida são fatores pessoais que influenciam no comportamento do consumidor devido ao fato de as necessidades e os desejos das pessoas modificarem-se ao longo da vida. 
À medida que envelhece, o consumidor vai aos poucos mudando seu modo de agir e tomar decisões. Partindo desse princípio está claro que um tipo de lazer entretenimento que irá agradar um jovem, na maioria das vezes não é o mesmo que irá agradar um consumidor digamos assim mais experiente. Isso se dá devido ao fato de que a diferença de interesses, exigências e prioridades aumentam junto com a diferença de idade entre as gerações. Portanto podemos concluir que se torna essencial o conhecimento da idade média do público alvo para poder melhor direcionar o produto ou serviço de forma a estar dentro do gosto e preferência dos consumidores ou frequentadores.
Para que essa variável pode servir ao estabelecimento?
No caso da maioria for entre 18 a 30 anos, podemos supor que eles acompanham e são adeptos da geração do sertanejo universitário, sendo assim podemos direcionar mais atrações especificas a esse público. Se estiver entre 31 e 40, podemos mesclar a programação entre o sertanejo universitário, e o sertanejo raiz, tendo em vista que essa faixa etária acompanha esses dois seguimentos de gênero musical. Se a maioria for acima de 40 anos, podemos focar mais em atrações do sertanejo de raiz, tendo em vista que essa faixa etária de frequentadores é mais adepta a esse estilo, e em sua grande maioria aprecia bebidas mais refinadas.
Qual é a variável?
Renda
Por que essa variável é importante?
De acordo com Kotler (2000), “O padrão de consumo dos indivíduos, é influenciado pela ocupação que exercem. Tendo em vista que, quanto mais alto for o cargo ocupado pelo consumidor em uma organização, maior será sua renda, a mesma é um importante item de análise quando se trata do estudo de comportamento de consumidores, pois interfere diretamente no poder de aquisição. Estudos feitos pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) comprovam que os consumidores gastam a maior parte de sua renda mensal com o lazer e entretenimento. Segundo a economista do SPC Marcela Kawauti, “Os consumidores valorizam muito as atividades de lazer, independentemente do perfil socioeconômico ao qual pertencem. A diferença é que as pessoas das classes mais abonadas têm mais sobras no orçamento para arcar com estes gastos. Mas de modo geral, todos gastam com lazer dentro do limite disponível de cada um. ”
Para que essa variável pode servir ao estabelecimento?
Se a maioria gasta até R$50,00: fazer noites promocionais com happy hour, drinks pela metade do preço, até um certo horário.
Se a maioria gasta até R$200,00: ter promoções acumulativas, por exemplo: na compra de 10 drinks, ganhe 2 de brinde.
Se a maioria gasta mais de R$300,00: ter opção de pagar R$20,00 a mais na entrada para não pegar fila na porta.
Qual é a variável?
Qual tipo de bebida costuma consumir na balada?
Porque ela é importante?
Com base nas respostas dos consumidores, empresa poderá adequar melhor seu cardápio de bebidas oferecidas de modo que agrade melhor seus consumidores. Pesquisas pelo site Correio Lageano mostraram que bares e casas noturnas tiveram que adaptar suas bebidas de modo a atender aqueles consumidores que iriam dirigir e não iam consumir bebida alcoólica tão somente por esse motivo ou porque não tinham o hábito de consumir mesmo. Atitudes como essas, fazem com que os empresários não percam seus clientes e ainda aumentem sua rentabilidade.
Para que essa variável pode servir ao estabelecimento?
Se a maioria dos consumidores for adepta das bebidas fermentadas (vinhos, cerveja, saquê e sidra), a casa poderá fazer eventos com o consumo dessas bebidas onde serão oferecidos aperitivos que servirão de acompanhamento (por exemplo, para acompanhar o vinho, opções de queijo).
Se a maioria dos consumidores preferir as destiladas (cachaça, uísque, rum, vodca, gim), pode se criar a note dos drinks, tendo em vista que grande parte dos consumidores preferem ingerir essas bebidas combinadas a sucos, frutas entre outros.
Pensando nos consumidores que não ingerem bebidas alcoólicas (águas, sucos, refrigerantes, energéticos, água de coco) e que sim, podem ser a maioria dos frequentadores da mesma, podemos criar um evento chamado “Lei Seca”, onde o foco será combinações de bebidas não alcoólicas para atender o público alvo, mas que também serão oferecidas bebidas alcoólicas já existentes na casa.
Metodologia
4.1 Tipos de Pesquisa
 A pesquisa Programática Exploratória de Dados Secundários é um tipo de pesquisa que foi utilizado para identificar o universo da nossa pesquisa. São características dessa pesquisa a busca em meios de informação como internet, livros, embasamentos acadêmicos, pesquisas já realizadas por outrem e outros tipos semelhantes
 Também foi utilizada a Pesquisa Programática Descritiva Quantitativa de Dados Primários com a finalidade de descobrir o perfil do nosso trabalho. Este tipo de pesquisa tem as seguintes características formula sobre características de grupos, e. identifica relações entre variáveis sem interferir no fenômeno observado. Pode ser uma pesquisa evolutiva, como por exemplo, os painéis, e pode ser ocasional. A pesquisa descritiva utiliza ferramentas como os questionários, que serão utilizados para esta. 
Universo
	Quinta
	220
	Sexta
	330
	Sábado
	350
	Total por semana
	900
O universo dos frequentadores da Jack West se divide, nos dias de funcionamento, da seguinte maneira:
Total mensal: 3600 pessoas por mês 
Amostra
Para calcular a amostra seguiremos a seguinte fórmula:
n= Número de Questionários 
N= Total aproximado de pessoas que frequentam a Jack West por mês
Z= Nível de confiança da amostra 
p= Probabilidade dos favoráveis ao evento 
q= Probabilidade dos desfavoráveis ao evento
 E= Erro padrão da amostra
A Pesquisa programática exploratória descritiva quantitativa de dados primários será realizada com uma amostra de 75 questionários, pois foi assim determinado pelo professor. Quanto ao nível de confiança da amostra, que possui uma distribuição normal, foi identificado que a amostra será igual à 88 pessoas. Tal valor foi obtido isolando a variável na fórmula já descrita, uma vez que todas as outras já haviam sido previamente definidas pelo professor. Segue a linha de raciocínio:
Z = 30,785 x 2
Z= 61,57% 
	 
	Público Semanal
	Público Mensal
	Questionários
	 
	 
	Total Semanal
	%
	Total Mensal
	%
	1ª Semana
	2º Semana
	TOTAL
	Quinta
	220
	24%
	880
	24%
	9
	9
	18
	Sexta
	330
	36%
	1320
	37%
	14
	13
	27
	Sábado
	350
	40%
	1400
	40%
	15
	15
	30
	TOTAL
	900
	100%
	3600
	100%
	38
	37
	75
Segmentação 
Sobre as entrevistadoras
As entrevistadoras são alunas do quarto período dos cursos de Ciências Contábeis e Relações Internacionais, solteiras, maiores de 18 anos. 
Abordagem 
A entrevista será pessoal, conato direto entre entrevistado e entrevistador, obtendo uma quantidade considerável de dados. Será realizado no local do estabelecimento, Jack West, situada na Avenida Rondon Pacheco 2421, bairro Lídice, na cidade de Uberlândia.
Script
As abordagens serão da seguinte maneira
Em caso da afirmativa de responder o questionário ser negativa
- Olá boa
noite, tudo bem? - Sim
- Eu sou aluna da faculdade Esamc e estou desenvolvendo um trabalho de pesquisa, você se importa de responder algumas perguntas? 
- Não. 
- Tudo bem, obrigada. 
Segundo tipo de abordagem, em caso de a afirmativa ser positiva. 
- Olá boa noite, tudo bem?
- Sim
- Eu sou aluna da faculdade Esamc e estou desenvolvendo um trabalho de pesquisa, você se importa de responder o nosso questionário?
- Sim, tudo bem. 
- Ótimo, então vamos lá 
(Realize o questionário)
- Agradeço a colaboração, tenha uma ótima noite 
	
Olá boa noite, tudo bem? Somos alunas da faculdade ESAMC, e estou desenvolvendo um trabalho de pesquisa, você se importa de responder nosso questionário?
	 
	Você tem o habito de fumar?
(1) SIM (2 ) NÃO
	
	?
(1) Quinta (2) Sexta (3) Sábado
	
	Sexo?
(1) Masculino (2) Feminino 
	
	Idade?
R:__________________________________________
	
	Com quem você costuma vir para a boate?
(1) Amigos (2) Familiares (3) Parceiro(a) (4) Sozinho(a)
	
	Você utiliza algum meio de divulgação para conhecer as atrações da casa? 
(1) SIM (2) NÃO
	
	Se sim na pergunta anterior, qual?
( 1) Instagram (2) Facebook (3) Promoters
	
	O que você procura quando vem à casa?
 (1) Paquerar (2) Encontrar Amigos (3) Conhecer pessoas novas
 (4) Dançar 
( ) Outros ____________________________________________
	
	Qual seu estilo de sertanejo favorito?
(1) Sertanejo Raiz (2) Sertanejo Country (3) Sertanejo Universitário
(5) Qualquer um (6) Outros ________________________________
	
	Você tem o hábito de consumir bebidas alcóolicas?
(1) SIM (2) NÃO
	
	O que você consome quando vem a casa?
R:___________________________________________________
	
	Quando você sai para a balada, você tem costume de se alimentar?
(1) SIM (2) NÃO
	
	Se sim na pergunta anterior, em que momento?
(1) Antes de sair (2) Durante a balada (3) Depois da balada
	
	Você tem o hábito de fumar?
(1) SIM (2) NÃO
	
	Quanto você costuma gastar em média na boate? 
	
	Qual seu meio de transporte para chegar até a boate?
(1) Carro (2) Ônibus (3) A pé ( ) Outros ______________________
	
	Se carro na resposta anterior, qual modalidade do veículo?
(1) Próprio (2) Alugado (3) Veículo de App ou Taxi (4) Carona
	
	De 0 a 10, como você avalia o tempo a fila da Jack?
(0) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10)
	
	De 0 a 10, como você avalia o atendimento do caixa?
(0) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10)
	
	De 0 a 10, como você avalia o atendimento do bar?
(0) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10)
	
	E para finalizar, qual a sua nota para a Jack West, no geral?
(0) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) 
	
Nome:___________________________________
Número de Telefone: ( )
Frequências
	Você já veio a Jack West antes?
	 
	 
	 
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Sim
	100%
	75
	2
	Não
	 
	 
	 
	TOTAL:
	 
	75
	 
	 
	 
	 
	Dia da Semana
	 
	 
	 
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Quinta
	24%
	18
	2
	Sexta
	36%
	27
	3
	Sábado
	40%
	30
	 
	TOTAL
	100%
	75
	Idade
	 
	 
	 
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	22 Anos
	13,3%
	10
	2
	28 Anos
	10,7%
	8
	3
	20 Anos
	8,0%
	6
	4
	19 Anos 
	6,7%
	5
	5
	26 Anos 
	16,0%
	12
	6
	23 Anos 
	5,3%
	4
	7
	33 Anos 
	5,3%
	4
	8
	30 Anos
	5,3%
	4
	9
	38 Anos 
	4,0%
	3
	10
	27 Anos 
	4,0%
	3
	11
	21 Anos 
	4,0%
	3
	12
	34 Anos
	4,0%
	3
	13
	35 Anos 
	2,7%
	2
	14
	32 Anos 
	1,3%
	1
	15
	31 Anos 
	1,3%
	1
	16
	24 Anos 
	1,3%
	1
	17
	25 Anos
	1,3%
	1
	18
	43 Anos
	1,3%
	1
	19
	49 Anos 
	1,3%
	1
	20
	29 Anos
	1,3%
	1
	21
	18 Anos 
	1,3%
	1
	 
	TOTAL:
	100,0%
	75
	 
	Com quem costuma vir à boate?
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Amigos
	75%
	56
	2
	Familiares
	1%
	1
	3
	Parceiro
	21%
	16
	4
	Sozinho
	3%
	2
	 
	TOTAL
	100%
	75
	 
	 
	Utiliza algum meio de divulgação
	 
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Sim
	65%
	49
	2
	Não
	35%
	26
	 
	TOTAL:
	100%
	75
	 
	 
	Se,sim, qual meio?
	 
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Instagram
	42%
	21
	2
	Facebook
	38%
	19
	3
	Promoters
	20%
	10
	 
	TOTAL:
	100%
	50
	 
	 
	 O que você procura?
	 
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Paquerar
	17%
	13
	2
	Encontrar Amigos
	33%
	25
	3
	Conhecer Novas
	12%
	9
	4
	Dançar
	27%
	20
	5
	Beber
	7%
	5
	6
	Trabalhar
	1%
	1
	7
	Ouvir Sertanejo
	1%
	1
	8
	Diversão
	1%
	1
	 
	TOTAL:
	100%
	75
	 
	 
	Qual seu estilo de sertanejo
	 
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Raiz
	10,7%
	8
	2
	Country
	0,0%
	0
	3
	Universitário
	60,0%
	45
	4
	Qualquer Um
	25,3%
	19
	5
	Não Gosta
	4,0%
	3
	 
	TOTAL
	100%
	75
	Você tem hábito de consumir bebidas alcólicas
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Sim
	87%
	65
	2
	Não
	13%
	10
	 
	TOTAL:
	100%
	75
	 
	O que você mais costuma consumir?
	 
	 
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Cerveja
	61%
	46
	2
	Suco
	1,3%
	1
	3
	Refrigerante
	4,0%
	3
	4
	Destilado
	24,0%
	18
	5
	Agua
	8,0%
	6
	6
	Drinks
	1,3%
	1
	 
	TOTAL:
	100%
	75
	Quando você sai, você tem costume de se alimentar?
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Sim
	64%
	48
	2
	Não
	36%
	27
	 
	TOTAL:
	100%
	75
	N
	Se, sim, e que momento?
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Antes
	52%
	25
	2
	Durante
	0%
	0
	3
	Depois
	48%
	23
	 
	TOTAL
	100%
	48
	O
	Você tem o hábito de fumar?
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Sim
	29%
	22
	2
	Não
	71%
	53
	 
	TOTAL:
	100%
	75
	P
	 
	 
	 
	Quanto você costuma gastar?
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	 R$ 60,00 
	13%
	10
	2
	 R$ 80,00 
	4%
	3
	3
	 R$ 30,00 
	8%
	6
	4
	 R$ 150,00 
	16%
	12
	5
	 R$ 50,00 
	15%
	11
	6
	 R$ 100,00 
	27%
	20
	7
	 R$ 70,00 
	5%
	4
	8
	 R$ - 
	1%
	1
	9
	 R$ 300,00 
	3%
	2
	10
	 R$ 200,00 
	3%
	2
	11
	 R$ 800,00 
	1%
	1
	12
	 R$ 700,00 
	1%
	1
	13
	 R$ 400,00 
	1%
	1
	14
	 R$ 85,00 
	1%
	1
	 
	TOTAL
	100%
	75
	Q
	Qual seu meio de transporte até á boate?
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Carro
	97%
	73
	2
	Ônibus
	 
	0
	3
	A pé
	 
	1
	4
	Moto
	 
	1
	 
	TOTAL:
	97%
	75
	R
	Se carro na resposta anterior, qual modalidade?
	 
	 
	%
	Frequencia
	1
	Próprio
	45%
	33
	2
	Alugado
	1%
	1
	3
	App ou Taxi
	27%
	20
	4
	Carona
	26%
	19
	 
	TOTAL
	100%
	73
	De 0 a 10 tempo de fila 
	 
	 
	%
	Frequencia
	0
	Nota 0
	5%
	4
	1
	Nota 1 
	1%
	1
	2
	Nota 2
	4%
	3
	3
	Nota 3 
	4%
	3
	4
	Nota 4 
	5%
	4
	5
	Nota 5 
	15%
	11
	6
	Nota 6
	3%
	2
	7
	Nota 7
	20%
	15
	8
	Nota 8 
	15%
	11
	9
	Nota 9
	5%
	4
	10
	Nota 10
23%
	17
	 
	TOTAL:
	100%
	75
	De 0 a 10 tempo de caixa
	 
	 
	%
	Frequencia
	0
	Nota 0
	0%
	0
	1
	Nota 1 
	1%
	1
	2
	Nota 2
	0%
	0
	3
	Nota 3 
	0%
	0
	4
	Nota 4 
	1%
	1
	5
	Nota 5 
	11%
	8
	6
	Nota 6
	5%
	4
	7
	Nota 7
	19%
	14
	8
	Nota 8 
	25%
	19
	9
	Nota 9
	12%
	9
	10
	Nota 10 
	25%
	19
	 
	TOTAL:
	100%
	75
	De 0 a 10 para o atendimento do bar
	 
	 
	%
	Frequencia
	0
	Nota 0
	0%
	0
	1
	Nota 1 
	1%
	1
	2
	Nota 2
	0%
	0
	3
	Nota 3 
	1%
	1
	4
	Nota 4 
	1%
	1
	5
	Nota 5 
	4%
	3
	6
	Nota 6
	3%
	2
	7
	Nota 7
	15%
	11
	8
	Nota 8 
	21%
	16
	9
	Nota 9
	15%
	11
	10
	Nota 10 
	39%
	29
	 
	TOTAL:
	100%
	75
	De 0 a 10 para a Jack em geral 
	 
	 
	%
	Frequencia
	0
	Nota 0
	0%
	0
	1
	Nota 1 
	0%
	0
	2
	Nota 2
	0%
	0
	3
	Nota 3 
	0%
	0
	4
	Nota 4 
	0%
	0
	5
	Nota 5 
	3%
	2
	6
	Nota 6
	3%
	2
	7
	Nota 7
	7%
	5
	8
	Nota 8 
	29%
	22
	9
	Nota 9
	17%
	13
	10
	Nota 10 
	41%
	31
	 
	TOTAL:
	100%
	75
Gráficos
Conclusão 
A partir das pesquisas então realizadas, podemos traçar o perfil do consumidor dos frequentadores da Jack West, em sua maioria como: Homens, entre 22 e 27 anos, que costumam ir à boate com os amigos, utilizam a rede social de fotos Instagram para acompanhar a programação semanal da casa. Em geral, costumam ir principalmente para encontrar os amigos, mas também para dançar e paquerar. São adeptos ao estilo sertanejo universitário, consomem bebidas alcóolicas, sendo cerveja a bebida mais consumida. Sobre alimentação, a mesma parcela de quem não tem costume de se alimentar compreende dentro da nossa amostra, a mesma parcela de quem se alimenta antes, ou depois respectivamente. A grande maioria não fuma, e costuma gastar na boate entre R$50 a R$100. Vão de carro até a boate, sendo ou próprio ou de aplicativo. Para a fila, a nota mais atribuída pelos frequentadores foi a nota 10, sendo a nota 7 a segunda mais votada, para o caixa, a satisfação do cliente ficou entre 8 e 10, com o mesmo número de votos. Para o bar, a nota mais dada foi a nota 10 e para a Jack em geral, também 10. Acreditamos que a boate deva voltar a sua atenção para buscar melhorias para o seu tempo que os frequentadores esperam de fila, pois esta foi a maior queixa. A resolução deste problema aumentaria a percepção de satisfação dos clientes. 
Anexos
 8.1. Autorização 
 8.2 Carta Proposta
JJ&T Pesquisas
JJ&T Pesquisas
Avenida dos
Vinhedos
Av. Rondon Pacheco, 2421 - Lídice, Uberlândia - MG
Jack West
Uberlândia, 06 de setembro de 2017
À Jack West 
O envio desta carta elenca os propósitos da pesquisa que tem como metas conhecer e saber o grau de satisfação dos clientes e frequentadores da boate Jack West. O objetivo da pesquisa é de conhecer aspectos como idade, sexo, renda, preferências musicais, motivos pelo qual frequenta casas noturnas, hábitos de consumo de bebidas alcoólicas, meios de transporte até a boate e outros aspectos relevantes para levantar o perfil do frequentador. 
Para o levantamento em questão, será utilizado o método de pesquisa quantitativa de dados primários, cujo resultado levará a equiparação do grupo pesquisado à estimação da população e suas preferências. A compilação dos dados determinará o resultado, que ao final, será comparado aos dados levantados pelos órgãos públicos sobre a população da cidade de Uberlândia. 
O prazo determinado para o processo total da pesquisa se iniciará em o7/08/2017, e se concluirá em 27/11/2017, data em que haverá a apresentação dos dados impressos e apresentados ao público. 
O preço desta proposta está estimado em R$ 9, 279.55, embasando-se nos custos fixos e variáveis para a realização desta pesquisa. 
 O presente documento tem valor de 15 (quinze) dias desde a data de seu recebimento.
JJ&T Pesquisas 
8.3 Cronograma
	CRONOGRAMA
	 
	 
	 
	Agosto
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Setembro
	 
	 
	 
	 
	Outubro
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	Nov
	 
	 
	7
	8
	14
	15
	22
	28
	29
	4
	5
	11
	12
	18
	19
	25
	26
	3
	9
	10
	16
	17
	
	23
	24
	30
	31
	6
	27
	Reunião com o Cliente
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Entrega dos objetivos do projeto
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Elaboração do questionário
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Entrega do orçamento 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Entrega do cronograma da pesquisa
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Aprovação da empresa contratante
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Pré-teste de questionário 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Reelaboração do questionário
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Impressão do questionário
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Desenvolver mecanismo de codificação
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Selecionar estrutura da amostra
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Coleta de dados
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Verificação de erro nos dados
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Análise dos dados
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Relatório escrito, tabelas e gráficos
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Análise adicional
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Relatório Final
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Entrega do relatório e apresentação 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Orçamento 
	CUSTOS VARIÁVEIS
	 
	 
	 
	QNTD. (UN)
	ITEM
	VALOR UNITÁRIO
	VALOR TOTAL
	3
	CANETAS
	 R$ 2,00 
	 R$ 6,00 
	3
	CRACHÁS DE IDENTIFICAÇÃO
	 R$ 5,00 
	 R$ 15,00 
	3
	GASOLINA
	 R$ 200,00 
	 R$ 600,00 
	75
	IMPRESSÃO QUESTIONÁRIOS
	 R$ 0,10 
	 R$ 7,50 
	1
	PACOTES FOLHA A4 (ESCRITÓRIO)
	 R$ 20,00 
	 R$ 20,00 
	3
	PRANCHETAS
	 R$ 7,00 
	 R$ 21,00 
	75
	QUESTIONÁRIOS PREENCHIDOS
	 R$ 5,00 
	 R$ 375,00 
	3
	UNIFORMES PESQUISADOR
	 R$ 40,00 
	 R$ 120,00 
	15
	VALE ALIMENTAÇÃO PESQUISADOR
	 R$ 20,00 
	 R$ 300,00
TOTAL
	 
	 
	 R$ 1.464,50 
	ORÇAMENTO FINAL
	 
	1/4 Custos Fixos
	 R$ 3.574,63 
	Custos Variáveis
	 R$ 1.464,50 
	Total
	 R$ 5.039,13 
	Lucro (45%)
	 R$ 2.267,61 
	Total com Lucro
	 R$ 7.306,73 
	Imposto (27%)
	 R$ 1.972,82 
	TOTAL FINAL
	 R$ 9.279,55 
Referências 
http://www.leticiacapelao.com/Webquest_Pesquisa_Mercado/webintro.htm (acesso em 12.08.2017)
http://m.folha.uol.com.br/saopaulo/2012/04/1075601-faturamento-de-casas-noturnas-e-bares-cresceu-15-em-dois-anos.shtml?mobile (acesso em 18.08.2017)
https://revista.zapimoveis.com.br/mercado-de-imoveis-num-zap-pesquisa-mostra-qual-o-meio-de-transporte-mais-utilizado/ (21.08.2017)
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-comportamento-dos-consumidores,4c73ce6326c0a410VgnVCM1000003b74010aRCRD (21.08.2017)
http://www.nielsen.com/br/pt/insights/news/2016/Estilos-de-vida-das-geracoes-globais-quanto-a-idade-influencia-nosso-comportamento.html (acesso 22.08.2017)
http://abit.org.br/habitosdeconsumos/banco_dadosrpt.asp (acesso em 18.08.2017)
KOTLER. Phillip. Administração de Marketing 14º Ed. 2012 Saraiva 
AAKER. David. Pesquisa de Marketing 2004 Atlas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando