Buscar

Instrumentos Musicais de Orquestra Sinfônica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
O que é uma orquestra:
Uma orquestra é um grupo musical típico da música clássica. Uma orquestra de pequena dimensão é chamada de orquestra de câmara. Já uma orquestra de grande dimensão é conhecida como orquestra sinfônica ou orquestra filarmônica.
A origem da palavra orquestra vem do teatro da Grécia Antiga, sendo que este termo indicava a área compreendida ao espaço dedicado ao público (usado pelos dançarinos e instrumentistas) e o palco cênico. 
O que a compõe:
Em uma orquestra sinfônica ou filarmônica é formada normalmente por 50 a 100 instrumentistas. 
Existem muitos instrumentos numa orquestra e estes são organizados por família de acordo com o som que emitem e/ou como são tocados. As quatro famílias são: Cordas, Madeiras, Metais, Percussão.
Cordas: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Harpa
Madeiras: Piccolo, Flauta, Clarinete, Oboé, Corne Inglês, Fagote, Contrafagote
Metais: Trompete, Trombone, Trompa, Tuba
Percussão: os instrumentos de percussão são os mais variados. Tímpano, xilofone, wood block, tample block, caixa clara, pratos, tom-tom, tam-tam.
A estrutura da orquestra compreende todas as suas famílias e as separa.
Distribuídos de acordo com a potência sonora. Os mais potentes são colocados no fundo para não ofuscar o resto. O oboé fica no centro por causa da regularidade de suas notas, é usado para afinar a orquestra toda.
Papel do maestro na orquestra:
Define como os músicos tocarão a obra. Pede que a orquestra altere volume e velocidade de acordo com sua interpretação (como acelerar o andamento se quiser deixar a obra mais dramática). Entra por último no palco, com os instrumentos já afinados.
Origem da orquestra sinfônica:
A origem da palavra é grega: “orkestra” significava “lugar destinado à dança”. No século V a.C., os espetáculos eram encenados em anfiteatros e “orquestra” era o espaço situado logo à frente da área principal do palco, ocupado pelo coro e pelas danças. Ficavam ali também os instrumentistas.
Séculos depois, mais precisamente no século XVII, na Itália, as primeiras óperas começaram a ser executadas. Como eram imitações dos dramas gregos, o espaço entre o palco e o público, onde ficavam os instrumentistas, também era chamado de orquestra. Daí o sentido da palavra evoluiu ao que hoje conhecemos, designando o conjunto de instrumentos musicais reunidos com o intuito de executar uma obra musical.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais